Arquivo do blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011




O enigma dos sete ministros
(baseado no célebre conto de Alu Baba e os 38 ladrões)

Era uma vez um Grande Reino que abrangia desde as selvas de muitos acres, passando pelas areias dos lençóis de água cercados de areias, por savanas cerradas, por planícies, montanhas e vales às pampas. Era um grande Reino, onde tudo era alegria. Antigamente era governado por um Califa- Alilula Bar Ba Abudo com seus ministros, mas nos últimos tempos, foi governado por uma amiga do Califa impossibilitado que ele ficou de governar por causa de uma rouquidão crônica. Esse Califa era muito honesto, tanto que quando lhe vieram contar que seu filho e uns amigos de adolescência se aproveitavam de descuidos nos cofres públicos – que assaltavam – foi logo dizendo que não segurava a barra de ninguém, numa clara demonstração de que não importam os laços familiares quando alguém urina fora do penico. Com a rouquidão, sua melhor amiga assumiu o poder por recomendação do próprio Califa –agora ex-califa- ao povo que o adorava. A missão dela seria seguir em frente, e se algo desse errado, ele seria re-eleito. Mas o governo do Califa tinha sido tão bom, que o povo, por pura fé, e sabendo que sua amiga estava no governo, a apoiaria incondicionalmente. Por isso, tudo o que acontecesse de errado no Reino seria atribuído à conjuntura internacional, a crises, aos inimigos políticos. Os fundamentos que regiam o Reino seriam preservados. Todos a temiam e era mesmo de Têmer, porque ela governava na base do Pêtêléco.

Mas Califas honestos, não obriga a que o bando também seja.

Eram então 38 os ministros do Reino. Sátrapas mais precisamente, porque tinham autonomia para muitas coisas, como se governassem reinos solidários. Para se ter uma idéia, esses ministros tinham à sua disposição um orçamento de cerca de 600 bilhões de Corruptelas (Corruptela é a moeda nacional do reino). Como o faturamento anual do Reino é de cerca de três trilhões, esses ministros tinham muito poder, porque lidavam com cerca de vinte por cento de todas as corruptelas disponíveis. Em seis meses de reinado, a amiga do Califa, deu sete Pêtêlécos. Sete ministros foram pro brejo por denúncias de apropriação e distribuição a rodo de bens públicos, mais precisamente, de corruptelas, a moeda forte do país. Havia indícios, mas ninguém reparava nos indícios. Um deles era a arrecadação de impostos, cada vez mais a cada trimestre, batendo records, mas os serviços públicos – a cargo dos ministérios – ficam cada vez mais deficientes. Para onde ia o dinheiro?  Ninguém se perguntava, ninguém sabia. Aceitavam o fato como chuva que cai no meio de um pic-nic, à providência, não divina, mas das “coisas”, da “conjuntura”, do “momento”, da “oposição”, jamais à generosidade ministerial em relação às verbas públicas. Mas nem havia oposição no governo nem nos ministérios, porque todos andavam á volta do mesmo: a distribuição das verbas públicas.

Nenhum jornal do Reino publicou algo em que se perguntasse se haveria um “chefe” por detrás dos ministros, como no velho conto do Ali Baba Preta e os 38 ladrões. É como se os ministros não fossem organizados e roubassem por conta própria. Era inadmissível para o povo crente e leigo, que houvesse alguém por detrás de tudo isso, arquitetando, fazendo estratégias... Já o povo mais laico e ileigo achava que tudo isso era uma grande armação para se apoderarem dos tesouros nacionais. Um roubava aqui, outro ali, todos aprovavam as contas de todos e quando uns saíssem do poder, e outros entrassem, todas as contas seriam também aprovadas. Também nenhum órgão da mídia média ou da mídia baixa, ou da mídia alta se preocupou com o fato dos órgãos Públicos nunca descobrirem nada: Quem descobria tudo eram jornalistas que nem fizeram curso para detetives, nem cursos de polícia, nem cursos de advocacia, nem eram juízes estaduais ou federais... Estranho, mesmo, era que os ministros fossem tão imbecis de se deixarem apanhar com a mão dentro do pote de açúcar – como criancinhas – ou melhor, dentro do pote do tesouro onde se guardavam as Corruptelas – a moeda nacional do Reino.  

O povo chorava as suas corruptelas perdidas, porque cada ministro que saía não ia preso, não pagava indenizações, não devolvia as corruptelas, supervalorizadas, Sempre que era necessário dar um jeitinho – uma das famas do Reino – emitiam e aprovavam uma Medida Provisória e numa noite de votações, lá se ia esfarrapando a constituição...

Era um grande mistério, o caso dos sete ministros, todos eles com culpa no cartório, saindo muito mal na fotografia. Um deles disse que só saía a tiro, e desprezando o fato da Califa ser já avó, passada da fase de deslumbramentos amorosos, pediu perdão declarando-lhe amor! – Disse que a amava... Mas o que o povo mais se perguntava era sobre a epidemia... Seriam apenas sete dos 38? Ou seriam mais, ou todos?

Houve até quem fosse apanhada recebendo dinheiro á sucapa, sem declarar seu recebimento e foi absolvida por aqueles outros que na mesma função dela a isentaram... Grupo? Quadrilha? Bando? ... Mas quem será o chefe?

Nos velhos tempos do Reino, quando Bancos passavam mal de finanças, deixava-se o banco – ou os bancos – falir, para que aprendessem. Um dos 38, que tomava conta da economia, resolveu doar as Corruptelas aos Bancos para ajudá-los a evitar uma crise... Mas não evitou, e os Bancos estão cada vez mais ricos... Todo dia diz que a crise que grassa e assola Outros Reinos do planeta, será suave, mas o crescimento da economia neste ano, beira o zero... Mente muito esse ministro. Esse não deve ser o chefe do Bando, mas certamente deve ser o “caixa”...

O povo espera o desfecho final, porque vai cair mais um: Ali Pi Menta e Tal. Com oito ministros de 38, em seis meses, nos três anos que restam á Califa, não sobrará nenhum, e como não devolvem nem uma corruptelazinha sequer, os cofres ficarão vazios. Quando ouro Califa for eleito, aprovará assim mesmo as contas do Califado anterior e dirá que a culpa foi da Califa que acabou de sair e dos outros anteriores.

Há algo de podre no Califado das Corruptelas. Esperamos que a mídia resolva o mistério, porque nenhum ministério sabe o que está acontecendo...

Kadu Kastranjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.