Arquivo do blog

domingo, 25 de setembro de 2016

Pinçadas no tempo


Resultado de imagem para cidade agitada



Ouviu homens, mulheres e crianças de todas as idades, em vários continentes e nações. Foi mandado e comandou, dirigiu, inovou, copiou. Um dia nos encontramos por um daqueles acasos da vida, quando já havia perdido as esperanças de encontrar alguém com quem se pudesse conversar coisas muito sérias que deveriam interessar à humanidade, a famílias, a pessoas com ou sem trabalho, estudando ou professorando, doentes ou saudáveis... Parece que o mundo deveria mudar um pouco o foco de sua visão sobre as coisas, porque parece estar confinado numa sala com portas para meia duzia de quartos sem acesso para a rua. O que pode usar e saber se limita a esse ambiente. Mas que coisas deveriam ser vistas de outra forma se cada pessoa tem sua própria lista de interesses?

Foi sobre isso exatamente que conversamos, pinçando "coisas" no tempo, e sob a perspectiva do mundo que me cerca, talvez quem devesse se interessar por outras coisas, fosse eu. Se você, caro leitor e leitora, achar que pode tirar algumas conclusões úteis, isso seria excelente, mas creio que jamais iremos saber, por um motivo muito simples: O tal senhor que ouviu homens, mulheres e crianças de todas as idades em vários continentes e nações, não é apenas um. São alguns embora não sejam muitos. Por outro lado, os fatos não se passaram comigo, alguém mos contou: Um casal que mora longe mas que vejo de vez em quando.

1- Olhando o firmamento.


Resultado de imagem para olhando o firmamento



- Fala-se que em certos lugares da Terra os céus são mais lindos que em outros...
- Sim, para cada um dos seres humanos que os podem apreciar, e mesmo assim depende da atmosfera naquele dia, da estação do ano, do ânimo de cada um. Nunca vi ninguém emigrar porque não gostava dos céus noturnos de onde vivia.
- Imaginas um cego vivendo sem o estimulo da visão?
- Se o viver for um conjunto de sentimentos e ações, a impossibilidade de realizar uma ou outra seria compensada pela maior intensidade em outras. Por exemplo, como seria o mundo se não houvesse maçãs?
- Diferente de não ter uma perna... Se não há maçãs come-se outra coisa...
- E se não há uma perna caminha-se de outro modo...
- Ou seja, há sempre uma solução para tudo.
- Para tudo não... Temos tendência, por exemplo, a pensar que temos uma alma, um espírito, que se incorporaram a nossos corpos como quem lhes veste uma roupa à nascença, e que na morte se separam, voltando mais tarde em outros corpo, evidentemente, uma forma de eternização de algo. Outros que os espíritos vão para o céu, e outros para paraísos. Para a morte do corpo não há solução.
- Nem para sair deste planeta por enquanto...
- E se saíssemos, onde encontraríamos o céu e o paraíso, e o berçário das almas que reencarnam, esses lugares divinos? Em algum planeta deste Universo?
- Evidentemente que não. Vamos encontrar sempre Estrelas, buracos negros, anãs vermelhas e brancas, gigantes vermelhas, planetas, poeira estelar, meteoros. Planetas com ou sem vida. E se por acaso temos almas ou espíritos que após a morte "viajam" para algum lugar muito longe, teria que ser mais rápido que a velocidade da luz.
- E sempre ficaria a pergunta: Quem fabrica as almas e os espíritos? Quais os critérios de seleção e de controle de qualidade?
- Mas não vamos desestimular os crentes. Eles não merecem. Tirar-lhes a fé os deixaria como "ocos", frágeis, perdidos. Precisam da fé para conseguirem viver com esperança.
- Mas nem por isso são melhores ou piores que os outros em comportamento...
- Nem por isso!
- Vamos pra dentro que já está muito escuro, tio?
- Vamos!... Tua mãe já deve ter preparado a sopa de abóbora com batata e cebola. Cheira bem!
- Adoro as sopas dela. São aconchegantes.
- Isso é por causa da família... A família que é aconchegante. A sopa e a religião poderiam ser umas quaisquer. 

2- O corpo.


Resultado de imagem para mulher muito gostosa
A bela Camille Crimson é artista porno canadense, mas não é esta e esta não faz parte do conto. A do conto não mandou foto. Mas corpo é isso ai..

- Cara... Você viu com quem o Carlos se juntou?

- Vi... Linda ela!
- Eu sei... Vão casar?
- Não sei... Porque perguntas?
- Tu és o meu melhor amigo...
- Nossa... Lá vem merda!
- Pois é... Estas coisas que só se dizem a amigos com quem nos podemos aconselhar...
- E o que tens para me dizer?
- Nada... Antes de conversarmos um pouco...
- Está bem !... Fala...
- Quem manda? O corpo ou a alma ou o espirito, que nunca sei qual a diferença entre os três?
- Se entendi bem, nosso cérebro comanda tudo através de ligações neuronais... Por exemplo, nosso cérebro busca compensações. A perspectiva de termos sexo a curto prazo nos deixa eufóricos pela compensação de endorfinas, adrenalina, essas coisas que agem exatamente como drogas. Fazer sexo, é "gozar", injetar endorfinas no corpo...
- Mas fazer sexo apenas pela compensação do prazer das endorfinas?
- A natureza é assim mesmo. As flores por exemplo, chegam a parecer-se com insetos, ou têm muito açúcar.., Ha besouros que fazem a polinização inconsciente pensando que transam com uma "besoura", e morcegos que polinizam encostando-se nelas para sugar o néctar...
- Mas não estou entendendo onde queres chegar...
- Tente ver sob este ponto de vista... Há corpos, que precisam de mais endorfinas que outros. Estes fazem sexo por sexo... Outros, precisam "amar", o que lhes pode até dar mais endorfinas, mas a longo prazo, e isto os faz viver mais... Amar significa querer procriar, ter família, filhos, pegar os pirralhos e brincar com eles e instrui-los, quem sabe para lhe dar netos...
- Estou entendendo... Mas onde quer chegar realmente?
- Um homem ou uma mulher... Gostam de transar... A cada vez que saem, duas, três ou mais gozadas... Já dei seis em três horas. Mulher basta abrir pernas... Homem tem que gozar. Isto todos os dias, marido não aguenta. Quando a mulher for de transar por endorfinas, meu, fedeu!... Ela vai sair para conseguir o prazer que precisa seja onde for. Por prazer, respeito e conveniência nem vai comentar... Vale para homens também e igualmente...
- Pois é... Eu transei com a "ficante" do Carlos... E não fui apenas eu!
- E agora?
- Por isso que estou aqui... Conto pra ele ou não?
- Depende... Se acreditas que a natureza comanda tudo, incluindo corpos, espíritos e almas, não contes! Deixa que a natureza aja. Mas se achas que a "consciência" comanda o corpo, então conta! Ela o estaria traindo se ainda estivesse saindo contigo!
- Ontem! Marcamos para quarta feira. O Carlos vai viajar!
- Puta que pariu! E vens me contar essa merda para eu ficar conivente contigo? A isso que chamas "aliviar" responsabilidades, desabafar?
- Desculpa... Precisava desabafar...
- Anda... Vamos falar com o Carlos e contar a verdade! Eu também transei com ela.
- Vamos comprar umas três garrafas de vinho pra levar pra ele.
- Que marca?
- Que importa? Sendo Cabernet Sauvignon ou Carmenére com mais de 10 graus Gay Lussac, tá ótimo! Anestesia qualquer corpo numa boa...

3- O enterro do Defunto


Resultado de imagem para morto tranquilo no caixao
Esta não é a moça do defunto.

- Morreu de quê?
- Apneia!
- Coitado!... Que doença é essa?
- Não é doença... Mergulhou na piscina porque o marido da amante chegou e ficou um tempão debaixo d`água... Quando não aguentou mais subiu à tona e levou um tiro na testa. Disseram que foi bala perdida...
- Ah, coitado!...
- Dizem que deveriam ter acertado ela em vez dele, porque ele, o amante morto, nem sabia que ela era casada...
- Ah... Coitada!!! E onde ela está agora?
- Ali... Na cabeceira do sarcófago!
- Meu Deus! Se o marido chega mata ela... Coit...
... - Naã, naã !... O marido está preso.
- E agora?
- Ela arranjou outro: Apaixonou-se pelo delegado que prendeu o marido.
- E o que ela faz aqui?
- Ela era o esteio desta família. Roubava do marido para alimentar a família do amante, a mãe, uma irmã, e um irmão drogado.
- Coitado do marido... Não sai mais da prisão.
- E se sair suicida-se.
- Têm filhos?
- Bem capaz... Cada qual os seus, mas do casal nenhum.
- E o amante?
- O defunto...
- Sim, o defunto... Qual era a dele?
- Amante profissional, assim como artista pornô... Sempre pronto!... Tarado sexual, viciado em buceta! Mas em casa não dava duas seguidas na mulher dele. Quando o marido viajava era um festival de cama, bebida e comida por conta dela.
- Marido burro merece mais é estar preso mesmo...
- Ele não tinha como saber. Ela fazia o personagem de boa esposa, recatada e do lar.
- Mas ela não vai ficar só com o delegado...Pelos vistos é carente e tem que ter alternativas. Não lhe parece?
- Parece, sim! Acho que ela "gosta de viver a vida"... Ter prazer, prazer, prazer...Viver a vida intensamente, porque depois acaba...
- O que é a vida? Você sabe?
- Ninguém sabe embora muita gente pense que saiba. Eu tenho minha opinião...
- Qual é ?
- Está vendo o defunto?
- Estou... Está calmo, tranquilo, parece vivo e nem dar a minima para o que se passa á sua volta...
- Pronto!... Já temos uma bela imagem do que possa ser a vida: Um estado letárgico em que seria melhor se fingíssemos de mortos para sermos felizes. Nossa contrariedade em "nos fazermos" de mortos, nos confunde e nos traz infelicidade.
- Tipo não sei de nada, não vi nada, tenho raiva de quem sabe?
- Exatamente, feito Lula, Dilma, Marina Silva, o pessoal do PT e que saiu do PT...
- Ah! agora entendi !!!!!


® Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.