Arquivo do blog

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Sobre a lei da massa constante e da violência crescente.

Resultado de imagem para slime

Encha a sua mão com massa de pão, por exemplo (ou com "slime") e aperte. A massa não desaparece, não diminui, apenas toma outra forma e transborda entre dedos, pelas bordas da mão.

Assim é a ambição na humanidade: Ela coabita no ser humano, e se a contêm de um lado, ela espirra para outro por um processo muito simples de transferência, como explicava Freud, e por um processo de projeção, o ambicioso não se reconhece como ambicioso, nem que isso se consubstancie na vontade de "comer" a mulher do amigo, do conhecido, ou de uma mulher que sabe ser casada.

As mortes de crianças são tantas, por balas perdidas, que chega a parecer que fazem pontaria" sobre elas, querendo fazer pessoas e comunidades sofrer no que têm de mais precioso: O amor de pais pelos filhos.

As mortes de mulheres e o abuso infantil são de tal ordem, com índices nunca vistos, que chega a parecer que pela dificuldade para se fazer sexo, nos dias de hoje de "emponderamento" feminino, se atinge o que parece mais facilmente atingível: Mulheres e crianças... E não é só pelo sexo. É por vinganças, falta de perspectivas, mil motivos, e por auto-afirmação, ambição frustrada.

Caim matou Abel e Jacob roubou a progenitura do irmão mais velho, Esaú, com a ajuda da mãe. E Jacob é bem visto na praça religiosa, desde os tempos dos templos após os do 1o Templo. De Esaú ninguém fala.

Claro que Deus escreve direito por linhas tortas, mas a humanidade, feita à semelhança de Deus, e mesmo assim, não consegue entortar os olhos para os adaptar à "tortura" de Deus e poder entender o que escreveu... Deus não é sádico. Deus quer que evoluamos para que possamos entendê-lo.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.