Arquivo do blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Crônica de Laira, memória naval


Crônica das memórias navais:Laira
(Nós somos mais ou menos como o Laira).
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Laira, um esguio e deslizante navio de ferro, cheio de cordames e lindas velas foi construído em 1870 para Richard Hill de Cattedown, Plymouth. Carregava 492 toneladas, tinha 47,1 metros de comprimento e de tão lindo e eficiente, passou a ser usado pela família real britânica em lindas e agradáveis viagens.

Ninguém neste mundo se lembra do senhor Richard Hill, nem do Laira, nem das agradáveis viagens cheias de belas surpresas em beliches camas e lençóis, como senão tivesse servido para absolutamente nada. Os ventos sopraram as lembranças.

Por umas duas décadas assim cruzou mares e muitos ainda se lembravam do Laira, cujo nome até lembra o "Tema de Lara" de "Dr. Jivago" do Bóris Pasternack, guerra fria e 1917 desperdiçantemente quente, quando foi vendido a uma empresa, a Stone Brothers de Auckland, Nova Zelândia. Podemos imaginar os proprietários mostrando o navio para toda a sociedade da N. Zelândia, ufanando-se de já ter servido a suas majestades britânicas.
Imagem relacionada


Em 2 de abri de 1898 porém, devido a um acidente com o S.S. Wakatipu, afundou no cais de Dunedin. Foi reconstruído em 1908 e lhe trocaram o nome para Connie Craig. Alguém de bom senso lhe devolveu o nome de Laira em 1909. A partir de 1910 passou a carregar cargas brutas em Melbourne.

"Faleceu" em 1958 definitivamente lá mesmo,em Melbourne.
Resultado de imagem para Laira ship 1870

Ninguém se lembra das pessoas da Stone Brothers daquela época, mas aparentemente também ninguém sabe quem foi a pessoa de bom senso que devolveu o nome Laira para o navio. A empresa Stone Brothers ainda existe.

Ninguém sabe com quantos paus vigas, velas e chapas foi construído o Laira porque quem alguma vez as contou também faleceu e seus ossos estão perdidos por aí...
Nenhum dos operários construtores ficou na memória de ninguém, nem daquelas mulheres que lhes levavam água para beber em meio a pesada jornada de trabalho de sol a sol. Eram brancos, europeus e mal remunerados, como se fossem escravos negros e africanos. O mundo não se divide em brancos e pretos mas entre quem tem e quem não tem, seja branco, preto ou tenha os olhos esticados.
As lembranças de pessoas, coisas e animais são nossas. Servem-nos enquanto existimos apesar de tempestades, brumas de neblinas e de memórias, enquanto olhamos o relógio e constatamos que o tempo ainda "existe".

Melhor nos lembrarmos dos tempos em que havia diversão a bordo do Laira ao som de mazorcas, valsas, e farfalhar de saias rodadas perfumadas.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.