Arquivo do blog

domingo, 28 de outubro de 2018

O horário dos autocarros.

Imagem relacionada


Na verdade é sobre educação e cultura

Tinha meus sete anos quando pela primeira vez apanhei um autocarro (ônibus em Portugal). Já sabia ler e a partir daí sempre consultava os horários de passagem afixados em tabuletas em cada ponto de ônibus.

Sim... Os ônibus passavam sempre no horário indicado, e um atraso de um minuto era coisa séria. Ainda hoje é assim lá. Aprendi que havia pessoas que trabalhavam e se esforçavam, para me tornarem a vida o mais confortável e confortávelmente que podiam, e que era por esse motivo que eu estudava: Para lhes retribuir!

Evidentemente que sempre havia quem preferisse que a vida se adaptasse a "ônibus sem horários" porque seria mais "democrático", entendendo democracia como "liberdade" para se fazer o que se queira, coadjuvada por uma onda "liberal"... Isto levado às últimas consequências de uma sociedade, representa uma liberdade total para se fazer o que se quer, mesmo roubar, de uma forma espartana: Se descoberto, paga leve: Se ninguém descobrir ou tiver um bom advogado, está safo. Uma sociedade irresponsável e inconsequente, cada cidadão, se é que se lhe pode chamar de cidadão, voltado pra seu próprio umbigo.

Nenhum professor perdia seu rempo ensinando estas coisas: Era em casa que nos puxavam as orelhas, nos colocavam na linha, nos chegavam a roupa ao pêlo. Na Suécia também ensinam as crianças a serem adultas independentes, responsáveis e consequentes desde pequenas . P arecem frios, mas não são.

E não! Não era uma democracia aquela em que eu vivia. Era uma ditadura, só uma chapa concorria à presidência da República. Imagina se fosse uma democracia.

Mas que democracia? Aquela da "Republica democrática alemã", que era comunista, ou a da "República dos EUA" que nem nome de referência a democracia tinha , teve ou tem?

Imagem relacionadaAprendi a desconfiar de regimes que se dizem "democráticos" e onde os políticos cada um tem sua "dacha", sua caipivodka, seu cocheiro motorizado, seu "tripléquix" recebendo benefícios mesmo quando presos por apropriação indébita.

Hoje tem votação para presidente.

E se está lendo isto, você é #B17 como eu... E... Não percam o ônibus para não chegarem atrasados... 1917 não é #B17... Eu sou! #B17.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.