Arquivo do blog

domingo, 19 de maio de 2019

O senhor Pretzel.


(Da série: Pára o mundo num segundo)
A imagem pode conter: 1 pessoa, andando, sapatos e atividades ao ar livre


Este na foto é o sr. "Pretzel" vendendo pretzels lá pelos idos de 1910 na sexta avenida em N. York. Os pretzels podem ser doces ou salgados e vão bem com café.

O senhor Pretzel tinha um nome, mas ninguém sabe seu nome nem se sabia na época. Vendia pretzels como o da outra foto, e portanto era conhecido como "Mr. Pretzel".


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e comida

Naqueles tempos não havia muita preocupação com higiene. Por isso Mr. Pretzel veste a mesma roupa de todos os dias, porque não se ganhava muito dinheiro vendendo pretzels num cesto sujeito à poeira da rua.

Também não se sabe quando o sr. Pretzel nasceu ou morreu, o que não é nada estranho num mundo onde não se conhece ninguém. Ainda hoje que já somos 7,5 bilhões de pessoas e só se tem conhecimento de meia dúzia de gente entre familiares, amigos, políticos e artistas... O que não tem a mínima importância para qualquer tipo de futuro a longo prazo...

O que sabemos é que o sr, Pretzel ficou preso num vidro no qual passaram um produto sensível à luz. Parece que era nitrato de prata: Uma fotografia, sem autoria do fotógrafo. Foi uma foto de reconhecimento, porque não serviu para propaganda. Quem sabe, trocou a foto por uns pretzels, mas o sr. Pretzel faleceu entretanto e não pôde apanhá-la.

Somos capazes de apostar que ia para casa todos os dias num desses bondes que se veem na foto. Com sorte talvez o motorneiro o deixasse viajar "à borla", ali ao lado dele, entrando e saindo sempre pela frente para não criar encrencas com o revisor, o "picas".

E de certeza no interior do bonde era mais quente que em sua casa.

Adeus, sr Pretzel. Foi um prazer ter conhecido o senhor, pena que somente em 2019.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.