Arquivo do blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pão temperado do Rui

Pão temperado do Rui



Um dia em minha aldeia natal onde se usa muito a broa de milho, e como era costume com a pressa de ir brincar na rua (eu andava pelos meus quatro anos), saí de casa ainda roendo uma côdea de broa. Minha prima que ia passando, comia também seu pedaço de broa. Ela tinha ido apanhar alho porro e entre uma mordida e outra da broa, dava-lhe uma dentada no alho. O cheiro era bom. Gostei da mistura áquela hora da manhã. Estou reduzindo o sal e me lembrei de comer pão temperado que tivesse um sabor parecido, e sem dúvida que me lembrei das tortillas mexicanas. A idade recomenda que use o mínimo de sal por dia.

Numa panela grande e não funda (para não fazer sujeira na banca de pia e facilitar o amasso) misture:

- 750 gramas de farinha de trigo.
- 250 gramas de fubá fino.
- dois ovos inteiros.
- duas cebolas médias picadas batidas no liquidificador e seis dentes de alho com um dedo de água.
- uma xícara de chá de azeite de oliva.
- Sal a gosto (eu substitui por uma colher e sopa de orégano).
- fermento preparado.

Preparação do fermento.

Numa cafeteira ou num shaker, coloque:
- Duas colheres de sopa de açúcar
-três colheres de farinha de trigo
-um pacote de fermento granulado

Misture tudo e jogue um pouco de água morna para obter uma massa grossa consistente, pastosa. Cubra e espere mais ou menos uns 20 minutos para aumentar de volume (aumenta muito)

Preparando a massa.

Misture tudo na panela juntando pouca água morna e amasse até que a massa obtida comece a mostrar como que umas fistulas bem disseminadas (É efeito do fermento). Em cerca de cinco minutos de amasso estará pronta. Divida em duas partes, cada uma colocada em forma de pão (pão de forma) untada e enfarinhada. Coloque no forno com um pano úmido e espera que aumente de volume. Mais ou menos uma hora a uma hora e meia.

Quando vir que a massa aumentou aproximadamente o dobro ou até mais, acenda o fogão a uma temperatura de 180 graus. Para deixar o pão cruciante, ponha uma panela com água quente na parte inferior do forno para que em ebulição jogue vapor de água sobre as formas.

Deixe assar entre meia hora e 45 minutos dependendo se gosta de pão mais branco ou mais dourado.

Deixe esfriar um pouco para que não esfarele com o corte.

Bom proveito. Com queijo e vinho fica melhor.


® Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.