Arquivo do blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Os gatos, incluindo o de Schrödinger e a câmara fotográfica



Vamos por partes para se poder entender o dilema...


1- A gata de minha netinha.


O condomínio onde vivo é grande. Coexistem seres humanos, gatos, cães,em cerca de 20 casas com 
área de lazer, piscina, playground para crianças, tudo dividido por três ruas. Aqui em casa há uma gata simpática, extremamente dócil e caseira,de olhos verdes, pelugem branca com manchas pretas, castrada, com cerca de dois anos de idade, para menos.Depois de varias reclamacoes por andar na rua - em suas fugidas felinas - apareceu em casa toda cagada de merda como se lha tivessem esfregado pelo pelo. A partir de então passou a ser ainda mais vigiada para sua própria segurança. Alguns vizinhos reclamaram de "alergia" e de fezes...Em minhas noitadas na NET tive oportunidade de ver três gatos diferentes e estranhos ao condomínio, fuçando nas latas de lixo: Um malhado de bege e preto, um listrado de preto e branco, um listrado de bege e branco. Estes são vadios, sem qualquer pretensão de classificá-los por julgamento de valor.


2- A câmara fotográfica


Minha filha me emprestou, então, uma máquina fotográfica. Uma excelente 
câmara, funcionando em pleno, nunca falhou!
Preparado para fotografar, nunca mais os vi!!! Mas existem três gatos quase idênticos - se não forem eles mesmos- numa casa com portão, na mesma rua abaixo...


3- O gato de Schrödinger



A mecânica quântica se aplica - tanto quanto ainda e apenas sabemos- a partículas atômicas, do tamanho de um átomo...Partículas atômicas podem estar em pelo menos dois lugares no mesmo tempo, ou duas delas, após  terem tido contato, sofrer influencia uma da outra, instantaneamente, mesmo a milhares, milhões, de quilômetros de distancia (fenômeno conhecido como "entrelaçamento quântico")


Schrödinger deu um exemplo usando um gato, que assim pode estar simultaneamente vivo ou morto, mas que, quando "analisado" ou visto, pela simples interferência da luz necessária para "ver",conferir, seria sempre visto ora como um gato vivo, ora como um gato morto.


4- Voltando para a câmara fotográfica.

Quando os gatos apareceram por duas vezes na área de serviço da casa de minha netinha, a câmara tinha sido retirada para troca de baterias. Não pude fotografar os bichanos, ali
ás bem simpáticos. Quando voltei a estar na posse da câmara, eles não voltaram a aparecer.


Hoje,28 de dezembro de 2015, fizemos uma grande preparação para descupinizar a casa. A câmara me foi retirada para ser guardada.


Os gatos, que não são do tipo de Schrödinger, porque sempre os vejo vivos, apareceram hoje novamente. A câmara, essa sim, que parece ser de Schrödinger...Está sempre "viva" quando os gatos não aparecem, "morta" quando eles pintam no pedaço...


5- Conclusão mais ou menos  quântica...


Deu para entender o dilema da mecânica quântica aplicada a gatos em condomínio? Eu não entendi, porque gatos não são partículas atômicas, e não causam alergia em ruas de ambiente aberto.



Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.