Arquivo do blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fornelos de Santa Marta de Penaguião- história revisitada




                                           
 História de Fornelos e do seu entorno.


Introdução

Este não é um trabalho acadêmico. Resulta da curiosidade de um fornelense nascido em 1945, e que, dentre muitas coisas com as quais se preocupa neste mundo, se inclui o lançar alguma luz que possa mais tarde levantar a história verdadeira de Fornelos. Hoje a referência que se tem é de que foi fundada por 11 famílias nos idos de 1740 cuja casa mostra no forro do teto de algumas, a estrela de David gravada numa viga. É muito pouca informação e não há motivos para não se procurar saber tanto quanto se possa. Quem sabe não teriam sido 12 casas, e uma banida da memória por questões religiosas? Ou teriam os nomes das onze famílias sido esquecidos pelo mesmo motivo?

Procurando, via Internet, por documentos referenciados, não encontrei quase nada. Há sim farta documentação anterior à sua fundação e posterior, mas nada mais. Não se sabe dos nomes das 11 famílias.

Por nomes de família podemos avaliar que a vila já foi povoada por romanos como atestam os fornos descobertos e por outros povos desde então, como godos visigodos, e antes dos romanos, os celtas, como também atestam os castros celtas por toda a península ibérica. Como outros povos que formaram o povo lusitano, previamente à invasão romana, são reconhecidos principalmente os suevos, os alamanos, os vândalos, gregos, fenícios e cartagineses. Posteriormente, árabes e judeus.

Como referencias dei preferência a links disponíveis na Internet para mais fácil consulta. Esses links apresentam as suas próprias.


1 – Localização de Fornelos de Santa Marta de Penaguião

A Vila de Fornelos situa-se nos contrafortes da Serra do Marão que tem 1.215 metros de altitude e está situada numa cota aproximada dos 600 metros. Desenvolve-se ao longo da linha de cumieira de uma elevação com o rio aguilhão ao fundo, a um desnível aproximado de 100 metros. Em termos medievais poderíamos dizer que era um lugar de difícil acesso para algum exército de ocupação. Fornelos dista aproximadamente 12 km de Vila Real de Trás os Montes, a sede do Distrito.

Há fornos romanos em Fornelos e em Louredo, os desta vila na fronteira com Fornelos onde se fabricavam tijolos e telhas. Antes da romanização os tetos das casas eram cobertos com ramos e colmo. È de supor que já no tempo da romanização houvesse casas de oleiros na região.  O povoado de Barreiro nas imediações de Louredo e Fornelos, e a dimensão dos fornos, leva a supor que não sendo os barreiros de argila incomuns, os fornos se destinassem ao consumo de vilas próximas romanizadas.



2 – A ocupação da região de Fornelos e Trás os Montes.


a) Período Pré-romano - 1.200.000 AC a 194 DC

A história de fornelos começa com o povoamento humano em todo o globo terrestre que, ao que tudo indica, se originou na fossa de Olduvai na atual Tanzânia, há cerca de 1.700.000 anos, através de um processo de disseminação de uma espécie de hominídeos [1](australopithecus boisei) por pressão social e da natureza circundante. Com grupos que não podiam ultrapassar os 60 indivíduos devido à alimentação disponível, novas famílias emigravam do grupo para procurar novas áreas de alimentação. O isolamento entre os grupos, e por adaptação ao meio em que passaram a viver, diferenciaram-nos gerando características diferentes entre si. Não raro entre avanços no terreno e retrocessos, voltavam a cruzar-se, esporadicamente. Podemos imaginar que nessas ocasiões chegassem a lutar pela posse de territórios, provável origem das guerras das quais, por mais que tenhamos evoluído ainda não aprendemos a nos libertar.
Discute-se ainda o papel das espécies Cro-magnon, Neanderthal e Homo Sapiens na constituição da base humana na península ibérica, havendo indicações que apontam para a absorção dos Neanderthais pelo Homo Sapiens que ainda chegava de África[2].
A data mais provável da ocupação da península ibérica situa-se no entorno de 1.200.000 anos[3] - inicio do Paleolítico - quando os primeiros hominídeos aqui chegaram. Foi muito lenta a ocupação do globo.
No contexto das guerras púnicas, Cartago usou a península ibérica para atacar Roma, numa estratégia de guerra impensável. Roma respondeu invadindo a Península. Os primeiros confrontos deram-se em 194 AC contra os lusitanos[4].

b) Período Romano – 194 – 409 DC

Em 409 DC, com o Império romano enfraquecido, Vândalos e Suevos estabelecem-se na Galécia da qual a região em causa fazia parte. Já em 407 DC com o império Romano em processo de divisão em Império romano do Oriente e Império romano do Ocidente, um usurpador das ilhas britânicas nomeia-se sucessor com o título de Constantino III. Seu filho Constante invade a península. Através de um pacto, Honório, filho de Teodósio (Imperador de Roma) e que geria a parte oriental do Império Romano, cede a Constante a Galécia[5] e a Lusitânia[6]. Somos levados a acreditar que uma aliança que mais tarde se fez entre Portugal e a Inglaterra[7], mantida até os dias de hoje, possa ter tido origem nestas raízes de aparente “identificação” de povos e “libertação” do jugo Romano. É que por lá também havia relativamente recentes raízes celtas.

c) Invasão Árabe e as diásporas judaicas – 711 - 1492

A diáspora judaica iniciou-se em 70 DC depois que o Império romano – Imperador Adriano - expulsou o povo judeu. Difícil de saber em que ano se iniciou a chegada ao território hoje ocupado por Portugal, mas sabe-se que em Lagos da Beira existem inscrições funerárias judaicas datadas do século VI, ou seja, antes da invasão árabe. O povo judeu acomodou-se preferencialmente no Norte de Portugal onde deu origem aos marranos.

A invasão árabe iniciou-se em 771 DC, quando Táric e suas tropas islâmicas atravessaram o estreito de Gibraltar[8]. A invasão ficou consolidada quando Táric venceu o rei visigodo Rodrigo (origem dos Rodrigues) na batalha de Guadalete. Uma parte da Península resistiu, no reino das Astúrias, cuja fronteira correspondia ao que hoje é a parte mais a nordeste de Trás os Montes[9], com sede em Toledo. Pelágio inicia a longa reconquista da península vencendo as tropas muçulmanas na batalha de Covadonga em 722. Em Portugal a guerra de reconquista terminou em 1253 DC com a conquista de Silves. Na Espanha somente em 1492 com a reconquista de Granada.

Uma outra diáspora judaica deu-se em 1492 [10]quando o povo judeu foi expulso da Espanha depois de perseguições injustificáveis, incluindo mortes ás dezenas de milhares –como mais tarde aconteceria na Alemanha de Hitler de 1939 a 1945, o holocausto. Acossados, perseguidos, espoliados, foram acolhidos por D. João II que também os perseguiu e escravizou[11] por solidariedade aos reis católicos de Espanha e à Igreja Católica.  Crianças de 2 a 10 anos eram retiradas dos pais para serem criadas por famílias cristãs. Na verdade uma “limpeza étnica”. Isto se repetiria mais tarde no governo de D.José I através do Marquês de Pombal. Também na verdade, atendiam dois fatores: as diretrizes da igreja, e a oportunidade da encampação de bens.
Fornelos não estava á margem dos acontecimentos. Árabes e judeus transitaram e se estabeleceram na região por séculos, deixando registros inconfundíveis nos sobrenomes de família, mesmo quando foram obrigados a trocar seus próprios nomes para os substituírem por outros autóctones da região. Escolheram para isso nomes de árvores que dessem fruto, tais como pereira, nogueira, oliveira, dentre outros. Eram os cristãos novos. Para manter um pouco as raízes como resistência, os homens costumam ajoelhar com apenas um joelho nos templos cristãos. Bebem água com apenas uma mão sem fazer concha com as duas. Raramente usam a água benta. Matam os animais para alimentação exaurindo o sangue e causam a menor dor possível ao animal. São pequenos indícios inconfundíveis de milênios de tradição.

Como herança genética[12], o povo judeu deixou em Portugal e Espanha uma descendência tal que 20% dos habitantes têm sangue judeu e de sangue árabe e berbere, 11%. Isto é marcante, porque apesar da invasão árabe é maior a carga genética judia.

d) independência de Portugal e os forais – Vila Real.



Vila Real recebeu Foro de cidade no Reinado de D. Dinis em 1289 - século XIII, em "Terras de Panóias”, denominação que já vinha antes do tempo da romanização - século I e até início do século III. As vastas "Terras de Panóias" tinham um núcleo central em Constantim (há duas Constantim: Uma em Miranda do Douro e outra que agora é um bairro industrial de Vila Real - isto nos dá a amplitude da vastidão das "Terras de Panóias"). 

Sobre o núcleo de Constantim (no espaço em que agora se situa Vila Real), sabe-se que era pouco visitado por D. Afonso Henriques - o fundador de nossa nacionalidade - por ser uma zona de constantes invasões mouras, o que lhe atrasou a concessão de Foral até 1289.

(Continua)
  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.