Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Notícias e propaganda.

Notícias e propaganda.




Nesta vida tudo se resume em “acreditar ou não acreditar”, desde acreditar em Deus, em nós mesmos, ou nos outros. Quem tem conhecimento – e ninguém tem conhecimento de tudo – pode facilmente avaliar se deve acreditar ou não. A ciência ajuda muito. Quem não tem conhecimento ou é muito rudimentar, tem que ir pela voz dos outros, pelas aparências, sem jamais ter a visão do “todo” (ou tudo) que envolve desde uma simples propaganda para evitar a caspa, até a da indicação para presidente de uma república, só para dar dois exemplos.

Qual o melhor sabonete para seu neném se você não entende nada de química? E quais os melhores brinquedos, os que não oferecem perigo de vida ou à saúde? Qual o supermercado melhor, o mais barato ou o mais limpo? Artistas cantam, representam, dançam, pintam, e de vez em quando se metem em política a favor de um candidato. Qual deles ouvir nesses casos? Qual o candidato em quem votar?



Afinal, para tudo temos que ter uma opinião porque de uma forma ou de outra estamos sempre sendo obrigados a escolher alguma coisa. E quando nos pedem opinião é comum darmos a nossa própria. Algumas propagandas levam populações ao delírio, propagam-se rapidamente como rastilho de pólvora. Aconteceu na Alemanha a partir de 1919 e levou Hitler ao poder. Foi tão bem dirigida que todo o povo alemão viu nele, Hitler, o salvador da Pátria, aquele que devolveria toda a glória à Alemanha, a tiraria da depressão, a libertaria das pesadas multas de guerra impostas pelo Ocidente, daria ao povo o bem estar que toda a socialdemocracia poderia permitir. Foi esta socialdemocracia que se transformou no nazismo. O apelo da propaganda era o bem estar, o desenvolvimento, o fim das multas de guerra, o fim da inflação, a pátria, a família.



Roberto Carlos, apelidado “O Rei” por alguns, canta muito bem e era vegetariano. Recentemente disse numa propaganda que já não é vegetariano e dá a entender que só come se a carne for de determinada marca. Custa a acreditar que o sujeito tenha deixado de ser vegetariano, mas isso não importa. Importa sabermos que ele faz apenas “propaganda” e que ganha um bom cachê por isso. Está ganhando o dinheiro dele e não está certamente preocupado com o que comemos. Ana Maria Braga sempre faz propaganda de outros produtos em seu programa na rede de televisão. Não nos cabe nem perguntar se os usa ou não, e certamente também não se preocupa com cada um de nós. Nem Roberto Carlos nem Ana Maria Braga têm noção de química, de processos de produção ou de fabricação, são apenas artistas, tanto quanto alguns que andaram fazendo propaganda de produtos (sem saberem provavelmente) que ou eram inconstitucionais, ou atentavam contra a saúde pública, ou eram captadores de recursos de forma não muito legal, como a propaganda de “Bancos de empréstimos” a aposentados com taxas de juros exorbitantes. Artistas são artistas, pouco nada mais do que artistas e é assim que os apreciamos.



Quem se poderá convencer que quem bebe sempre uma determinada marca de cerveja passe a tomar outra só porque a mulher que anuncia é mais “gostosa” ou sexy do que a que costuma fazer a propaganda da que costuma beber? E se colocarem um monte de mulher gostosa e sexy perguntando se “você já?”, isto é, se já tomou dessa cerveja que ninguém costuma tomar?  Isso levaria você a largar a sua marca preferida? Trocaria a realidade por mulheres virtuais que nunca terá? Ou apenas porque elas dizem que essa marca é a preferida delas? Ficar na moda nem sempre é estar na moda. Moda não se faz. Moda adota-se.



Quem não sabe que a violência no Rio de Janeiro aumentou, e que a pacificação das favelas ainda não aconteceu? No entanto aparecem agora, às vésperas das eleições, partidos políticos que afirmam que o Rio é uma maravilha. Então, somos levados a pensar que talvez algum político de outro partido pudesse fazer melhor governo... Parece pura ilusão por três motivos [i]:

1.     Os interesses que regem a política são financeiros, e vice-versa, ou seja, os interesses que regem as finanças são políticos porque estão unidos e as “finanças” financiam os políticos.
2.     O sistema político e a constituição estão constituídos para atender isso mesmo, os interesses da política associada aos lucros.
3.     O comunismo acabou porque não deu certo, o socialismo é capitalista, e não há esperanças de dividir o que não se pode ter. Só se pode dividir o que se tem e os políticos ficam atualmente com a maior parte. Estão enriquecendo.




Quem não sabe que temos dos piores e mais caros “sinais” do mundo em termos de conexão de Internet? Todos nós sabemos, todo o planeta Terra sabe disso. As empresas fornecedoras de sinal, as chamadas “teles” são campeãs em reclamações de clientes. Todos nós sabemos. No entanto continuam fazendo propaganda como se fossem a melhor maravilha do mundo. Artistas renomados sabem disso e aceitam fazer propaganda. O mundo é assim mesmo. Ou acreditamos ou não acreditamos. Ou reclamamos ou ficamos calados. Ou votamos ou não votamos. A opção é nossa. Somos obrigados a pensar sempre nas consequências porque podem representar sérios danos às nossas necessidades: O dinheiro que deveria ir para o leite das crianças vai para impostos, para despesas “extras” em faturamentos fora da realidade que somos obrigados a pagar para depois tentar reaver na justiça.



As notícias que nos atingem são sempre de ordem econômica, política ou social e todas elas, de certa forma, embutem propaganda sob a forma de “opinião”. O mesmo assunto, o mesmo fato, pode ser usado por partes antagônicas para se explicarem, defenderem, atacarem. É o mundo da aparente confusão, e no qual temos que apanhar uma ponta da linha para desfazer os nós, refazer o novelo e formar uma opinião global, total. Quem vai muito a baladas, festas da prefeitura, e se diverte muito na vida, não tem muito tempo para estudar e apreciar o que a vida nos oferece de riscos. Um meio termo é o ideal. Há tempo para tudo.

E como sempre, o mundo é dos espertos por pouco tempo, dos inteligentes e que tem conhecimento normalmente até o final da vida, e quem não tem conhecimento ou é parco de inteligência, sofre mais. Tudo dentro da diversidade genética, da educação em casa, na escola, na vida... O mundo é assim. Foi e continuará sendo.



Previna-se... Cuide-se... Transmita conhecimentos a seus filhos e netos. Não tenha pressa em adotar uma atitude. Peça informação certifique-se e então aja. E não jogue em loterias para ficar rico ou rica. Vai ficar sempre mais e mais pobre. Pode ter certeza.

® Rui Rodrigues

  





[i] A solução é mudar o sistema para a democracia participativa.  O hábito faz o monge, e nosso sistema político está completamente corrompido. Lá fora o mundo não está muito melhor. A democracia está desgastada.  Ver em http://conscienciademocrata.no.comunidades.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.