Arquivo do blog

quinta-feira, 6 de março de 2014

Faça seu vinho em casa... Receitas simples!

Faça seu vinho em casa... Receitas simples!



Viver bem, feliz, com tranquilidade, tem os seus segredos. Muitas coisas boas da vida aprendi com meu tio Miguel, irmão de meu pai. Minha tia, irmã de meu pai sempre foi muito estressada, meu pai muito ocupado com o trabalho, e embora meu tio sempre tenha sido preocupado com o trabalho, tal como meu pai, sempre tinha um tempo para ser feliz, viver com tranquilidade. Minha tia “postiça” Nilde, casada com o Miguel, faz-lhe companhia na vida como esposa, amante, companheira, um exemplo de casal que não consegui acompanhar. Um dia fui visita-los no Algarve lá pelo mês de setembro ou outubro. Tinham regressado de um passeio muito especial.



Nas épocas de colheita da azeitona e da uva, os cultivadores fazem a cata ou a vindima. No entanto sempre ficam restos de azeitonas e de uvas que amadureceram mais tarde e não compensa contratar gente para colher esses restos. Então, pessoas interessadas como meu tio, visitam essas quintas, essas propriedades, e se são amigos ou conhecidos dos proprietários, podem fazer a colheita do que seria desperdiçado. Era isso que tinham feito naquele dia. Ao jantar bebemos vinho caseiro “do meu tio”, excelente, encorpado, com sabor frutado, seco, taninos latentes, um grau alcoólico um pouco acima dos 11 graus, mas que me ficou na memória; Vinho saboroso e honesto!



Azeitonas no supermercado já vêm processadas e não servem para fazer azeite, como meu tio fez com as azeitonas que colheu e mandou esmagar em lagar de aluguel, mas podemos comprar uvas e fazer um bom vinho sem aditivos de sabor e adição de corantes feitos a martelo à venda em supermercados. Fazer vinho caseiro pode ser, além de uma boa diversão, um excelente prazer de acompanhar seus pratos feitos em casa para receber amigos. E garanto que não fica mais caro do que alguns dos vinhos que se encontram em prateleiras carregados de impostos que vão não se sabe para onde nem quem, talvez para Cuba, para a Venezuela... Mas certamente não para melhorar a vida dos brasileiros nestes últimos doze anos. Quanto aos pastores das igrejas que dizem que o vinho de Jesus não continha álcool sempre sobra o argumento que o vinho que se fazia naquela época era o mesmo do de Lot que viu suas partes pudendas desvendadas pelas filhas depois de ter bebido... O mesmo vinho de Salomão, de David, de Anás e de Caifás. Beba com moderação, mas aprecie cada gole. É dádiva de Deus, o Pai de Jesus, aquele que transformou água em vinho e não vinho em água!

Mãos à obra? Então vamos lá. É simples, um pouco trabalhoso, mas gratificante se tiver boa companhia. Experimente a receita simples. Se gostar, invista um pouco em equipamentos como os mostrados nos vídeos e poderá fazer vinhos muito e muito melhores. Porém lembre-se do seguinte:

·        Para fazer um litro de vinho precisará aproximadamente entre 1,3 e 1, 5 kg de uvas (depende do teor de suco das uvas). Para controlar a doçura do vinho, uvas muito maduras têm mais açúcar, uvas mais verdes, são mais ácidas. Para fazer cerca de 5 litros de vinho precisará entre 6,5 a 7,5 kg de uva.
·        Separe o engace dos bagos de uva antes de amassar. O engace estraga o vinho. O esmagamento da uva não deve ser um processo enérgico que triture a película, mas o suficiente para facilitar a extração do mosto.
·        A elaboração do vinho tinto requer obrigatoriamente a participação da película da uva (casca). A cor tinta do vinho é derivada da extração de tanino da casca. No caso do vinho branco, ao contrário, ele se distingue pela fermentação exclusiva do mosto, sem a película. 
·        Mantenha todos os recipientes esterilizados para que o vinho não se transforme em vinagre. Pode lavar os recipientes cuidadosamente e depois passar uma esponja absolutamente limpa (nova) embebida em álcool-gel.
·        Use preferencialmente levedura para fermentar o mosto (pode utilizar o fermento de pão sem maiores problemas na proporção de 20 gramas para cada 100 litros, ou nem use fermento. O mosto fermenta por si só). Só adicione açúcar se desejar que o vinho fique adocicado ou “suave”, já que nem todo o açúcar se transforma em álcool no processo.
·        Para dar sabor frutado ao vinho, adicione frutas secas a seu gosto, e até tabaco. O tabaco lhe dá um sabor muito especial.
·        Os recipientes fundamentais podem vê-los nos vídeos [i] aqui indicados.
·        NÃO LAVE AS UVAS.. Elas têm uma película esbranquiçada que é um fermento natural. No entanto retire manualmente teias de aranha, folhas, bagos verdes e material estranho contido nos cachos e bagos podres.   
  




1.     Receita simples (vinho à lavrador- Portugal)
Selecione as melhores uvas (as melhores castas e as mais maduras), separe os engaces, esmague-as com a ajuda de um esmagador manual ou com as próprias mãos e deixe fermentar por 8 dias em vasilhame limpo e adequado. Passados os 8 dias e o vinho ter fervido (fermentado) está pronto para se tirar para os tonéis feitos de madeira (carvalho ou castanho) ficando aí até perder o doce (acabar a fermentação). Por fim, quando deixar de fermentar – cerca de três a quatro meses depois -  retira-se o líquido filtrado e  muda-se para outro recipiente (pode ser um tonel ou um ‘Pipo”  ficando aí até ao consumo final.

2.     Outra forma de fazer vinho caseiro

Bom lembrar que nenhum vinho fica “exatamente” igual ao outro... Se gostar e fizer apenas um litro, não haverá mais “desse” e ficará apenas na lembrança. Para saber como processar de forma diferente, assista aos vídeos indicados no rodapé, mas lembre-se de NÃO ADICIONAR o açúcar – ou tanto açúcar - se deseja um vinho seco, que são sempre os melhores - mas lembre-se também de adicionar frutas secas e tabaco para lhe dar um sabor especial.

A meus tios Miguel e Nilde devo muito mais do que pensam, e os amo muito mais do que podem imaginar... São um exemplo de vida!. 

® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.