Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Deixando de fumar.

Deixando de fumar.



Sábado passado, dia 03 de maio de 2014, quando me fui dentar, por volta das duas da manhã (já era dia 04, domingo) apenas dois cigarros restavam em meu ultimo maço. O tempo estava seco neste quase começo de inverno e  uma tosse característica me incomodava. Eu mesmo estava “seco” também, para deixar de fumar. Começara aos 12 anos e parara apenas por duas vezes, mas não por minha vontade: Uma, por sete meses, quando minha namorada de então me pediu para parar. Um dia discutimos, acabamos o namoro e voltei a fumar desbragadamente. Sou muito sensível a essas coisas de namoro não entendido...

A outra foi quando adquiri um fungo safado no deserto da Guajira, na Colômbia, nas cercanias do então Puerto de Media Luna, hoje Puerto Bolívar.  O fungo entrou nos meus pulmões e nos de um outro americano. O americano voltou para os EUA, eu fui para Barranquilla, onde fiquei quatro meses sob tratamento. Parece que o americano ficou em maus lençóis e não retornou. Eu fiquei curado com os remédios que me chegaram dos EUA. Esse funguinho safado era desconhecido e matava... Mas deixar de fumar por vontade própria, só agora, por causa dessa tosse, das cinzas dos cigarros, do cheiro, do “cansaço” de fumar por tanto tempo. Quando na terça feira, dia 06 de maio de 2014 acordei, já fazia três dias que não fumava sem sentir a menor falta. Eu estava disposto, mesmo, a parar de fumar.
Acordei, tomei meu banho, chamei o táxi e fui fazer meu trabalho mensal em Cabo Frio. Quando cheguei de volta para casa, e entrei, senti aquele cheiro forte que jamais sentira antes de parar de fumar apesar dele nunca ter saído de minha casa. As outras pessoas devem sentir esse cheiro. Eu jamais poderia sentir por estar completamente habituado a ele. Não... A partir de agora faria todos os meus esforços para deixar de fumar. É realmente uma merda! Agora, e pela primeira vez em minha vida, realmente eu quero e vou parar de fumar.



Cinqüenta e seis anos fumando já me deixa com a vontade pelos tampos. Basta!
Hoje, dia 08 de maio continuo firme em minha determinação de não fumar... Sinto na verdade um prazer em não ter comprado cigarros, em não ter pedido para os trazerem, e na verdade mesmo, não me faz falta alguma. O problema é de “hábito”. Por isso a minha olhadela intuitiva para o tampo da mesa do computador, do lado direito, onde o maço costumava ficar junto com o isqueiro.
Próximo passo, voltar aos 78 quilos... O tempo continua seco e a tosse se foi... A cada instante que me dou conta de que estou parando de fumar, é uma alegria de vitória, e mais se fortalece a minha vontade. Agora é definitivo. Eu quero mesmo! Para valer... E a melhor forma de deixar de fumar é "querer". Se quer, pode! 

® Rui Rodrigues

Hoje é dia 12 de maio...  A cada dia que passa mais satisfeito fico comigo mesmo... A casa está perdendo o "perfume" de tabaco. Estava impregnada. Dia  11 dei minha primeira caminhada pelo Lotamento, que avaliei em cerca de dois quilômetros. É pouco, mas estou acima do meu peso ideal e tenho que voltar a caminhar devagar, aos poucos.... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.