Arquivo do blog

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Refluxo da assiduidade e a inflação...




Bom dia amigos internautas, leitores assíduos das páginas da vida e compradores também assíduos de comida, roupa... Compradores assíduos (esta assiduidade já irrita, não é?) de gasolina, gasolina alcoolizada, álcool gasolinizado, gás de carvão, "natural" de poços de petróleo e metanizado... Enfim, compradores de tudo... Mas tudo CADA VEZ MAIS CARO!!!

Já tive oportunidade de dizer que Economia é uma ciência com pretensão a exata, e tão sensível quanto mulher donzela em sua primeira vez em noite de nupcias ou por diversão...


A inflação que enfrentamos, por exemplo, tem explicações do tipo "se ficar o bicho créu, se fugir o bicho pega e...créu!"

Aumentam os juros (Selic e Bancos) para conter a inflação... Correto!... Quando se compra muito, os produtos escasseiam e o preço aumenta...

Mas quando os juros (Selic e Bancos) aumentam para conter a inflação, o consumo diminui, e com menos clientes, para manter as instalações e pagar os custos fixos, os produtos precisam aumentar de preço..

Viram como o efeito é sempre o mesmo, redundando em inflação, como se esta fosse uma onda que bate e volta num sistema de fluxo e refluxo?

Outra coisa que causa uma inflação danada e letal é a compra de votos... Imagine-se que se pague 400 reais a cada cidadão, mais 40.000 para cada cabo eleitoral. Cada cabo eleitoral consegue cerca de 400 votos. Façamos as contas para obter 54 milhões de votos num segundo turno.

Cabos eleitorais: 5,4 bilhões de reais
Eleitores: 21,6 bilhões
Total: 27 bilhões ...
Total: 27 bilhões ...governadores, políticos, etc e tal que não é barato... Gasta-se mais do que com cabos eleitorais...

E quanto se gastou no primeiro turno? E os demais candidatos?

Percebe-se - agora - porque falta dinheiro para os serviços públicos, porque sugaram a Petrobras, o dinheiro do PAC, etc....E porque nossa nação está na lona?

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.