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segunda-feira, 13 de maio de 2013

O messianismo político na América do Sul


O messianismo político na América do Sul

Jesus pretendia ser o Messias, escolhendo doze apóstolos – não onze nem treze – porque doze eram as tribos de Israel e cada um deles deveria governar uma tribo de Israel. Os doze escolhidos entre familiares e amigos, de "insuspeitado" nepotismo, acrescidos de Maria Madalena, a apóstola preferida de Jesus. 


Como Messias, o “ungido”, seria rei de Israel, segundo as previsões de Isaías [1] - conforme lidas por Jesus quando leu a lição na Sinagoga de Nazaré - se não considerarmos o final da previsão de Isaías quando disse que seria o dia da vingança de Deus (ver no final deste texto). A realidade é que o reino não veio, os romanos republicanos continuaram em Israel, e pior ainda, mil e novecentos anos se passariam até que a terra de Canaã voltasse a pertencer não ao reino, mas à República de Israel, e mesmo assim, não em sua totalidade. Jesus foi crucificado. Nota-se a preocupação de Jesus com os pobres e as desamparadas viúvas. O messianismo traria a redenção para todos estes e deles seria o futuro reino. 

A democracia, tal como a conhecemos no mundo capitalista permite que pobres, ricos, viúvas, qualquer pessoa possa assumir o governo já não dos reinos, mas das repúblicas. Aquela “democracia” dos tempos do comunismo, não permitia isto, porque não era o povo que elegia, mas as forças armadas, ou o politburo, ou a troika, ou os ditadores que indicavam os sucessores. De qualquer forma, quem governa de fato é quem indica ao cargo, quem suporta financeiramente a propaganda para a eleição: São os bancos, as empresas construtoras, as empresas mais ricas. A eleição democrática é uma competição entre empresas. Os eleitos não mandam nada, ou apenas muito pouco quase nada, mas detêm o prestígio de serem os eleitos, os “ungidos”.

Pinochet no Chile queria – e conseguiu – ser eleito “democraticamente” como senador vitalício, tendo enriquecido em sua ditadura truculenta, com gorda conta na Suíça. Ninguém acredita que tenha sido um ato democrático; Eva Perón, na Argentina foi a “messias” dos argentinos e permitiu ao marido, Perón, também populista, o sucesso de se eleger presidente; Nestor Kirshner morreu, e a viúva Cristina reina hoje na Argentina onde tenta subverter a lei e a ordem através da minimização da importância da liberdade de imprensa e do poder Legislativo, já que deste modo se “governa” sem problemas; Hugo Chavez da Venezuela morreu depois de ter estendido o período de governo para seis anos tentando tornar-se vitalício e seu sucessor Maduro já chegou a ver Hugo ressuscitado como um passarinho azul; Fidel Castro há 54 anos no Governo, passou o trono de Cuba para seu irmão Raúl; Evo Morales da Bolívia está no poder desde 2005 e não pretende largá-lo; no Brasil Lula da Silva indicou Dilma que também se elegeu, ambos os “messias” do PT. Em todos estes países se questiona a apuração de votos nas eleições, mas, mesmo que tenham sido votos válidos e livres, é a esperança que rege as eleições. É a esperança de um mundo melhor, já ou em curto prazo, mas sempre e de certa forma, imediato.

Depois de Jesus, apareceram alguns homens e mulheres neste mundo que teriam feito milagres. O “apóstolo” Valdomiro – não se sabe quem o ungiu – faz milagres todos os dias, e não seria de admirar se um dia se tornar presidente, no que pese a concorrência do Bispo Macedo (este também não sabemos quem o elegeu com este título mais modesto do que o de Valdomiro), mas ambos podem, com tanto dinheiro doado pelos fiéis, conseguir eleger-se como presidentes, já que na Igreja Católica os milagres andam bastante escassos, e os santos já não são tão milagreiros, talvez porque os transformaram em estátuas de barro, de madeira, de qualquer material, todos com ares angelicais, bem pintados, com coroas e halos de santidade. Nenhum com forma de passarinho, nem mesmo Francisco, que falava com pássaros e pregava sermões aos coitados dos peixes, sempre alheios ao que se passa para lá da linha da água dos lagos em que vivem, certamente o céu deles. 

Entre os messias da América Latina, há de tudo, desde torneiros mecânicos a militares, motoristas de caminhão, coletores de folhas das quais se extrai a cocaína, economista que falsificou, sem querer, o seu currículo para indicar que tinha pós-graduação, ex-guerrilheira que não se sabe como passou nas provas da universidade. Se fizesse prova hoje, de certeza não passaria, assim como foram reprovados advogados e médicos aos montões. Todos os eleitos achando-se dotados e que podem resolver todos os problemas dos cidadãos. O tempo passa e não resolvem nada. Os adeptos, fiéis, esperam pelo dia do juízo final, quando os reinos em que vivem terão justiça e os maus serão castigados. Buscam ainda a definição de “maus” e de "justiça".
O que vem a seguir, com todo este messianismo, precisando-se tanto de segurança, saúde pública, água, esgotos, educação, trabalho?

Vinde ouvir o que dizem de ti, ver no que te transformaram e que profetas e santos não fazem milagres em sua própria terra, 


Rui Rodrigues


Jesus rejeitado em Nazaré

14 Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama.
15 Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam.
16 Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.
17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos.
19 e proclamar o ano da graça do Senhor".
20 Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;
21 e ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir".
22 Todos falavam bem dele e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: "Não é este o filho de José?"
23 Jesus lhes disse: "É claro que vocês me citarão este provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum' ".
24 Continuou ele: "Digo a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.
25 Asseguro a vocês que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio e houve uma grande fome em toda a terra.
26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.
27 Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado - somente Naamã, o sírio".
28 Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso.
29 Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo.
30 Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.



domingo, 12 de maio de 2013

A capacidade de sentir o mar das ilhas.



A capacidade de sentir o mar das ilhas.



Somos ilhas de vida cercadas de paisagem e semelhantes nossos, outras ilhas, por todos os lados. Não é um ambiente muito tranqüilo, e nos primeiros anos da infância cognoscível, chega a causar medo. A multidão de desconhecidos é muito grande, nem todas as nossas necessidades são atendidas, os prédios onde se vive são enormes, os tampos de mesa parecem inalcançáveis, não se pode abrir portas, nem fechá-las, as máquinas que rodam velozes pelas ruas são pesadas, enormes, e barulhentas. Um brinquedo largado inadvertidamente fica estraçalhado quando as rodas dessas máquinas lhes passam por cima. Os adultos à nossa volta ora gritam ora nos dão beijos e nos dão presentes, lançando confusão em nossas cabeças inquietas, tentando se adaptar a tudo isso, agradar para não ser rejeitado. Crianças entendem bem esta situação, e quando num grupo uma delas chora, todas choram em solidariedade. Adultos não entendem quase nada.

Algumas crianças aprendem mais rapidamente do que outras a dominar a paisagem. Sentem-se tão à vontade que pensam ser exclusivamente delas. Em suas ilhas particulares tudo lhes pertence: Os brinquedos, a bola, a escola, as ruas, os amigos devem servi-las. É um exercício que só termina se alguém as parar ainda na fase de pesquisa sobre a sua competência em dominar o mundo. Se não forem paradas, ficarão adultas dominadoras. Adultos não costumam intrometer-se em assuntos de criança. Por isso, algumas que aprendem mais devagar, ou são mais pressionadas a comportar-se, despertam mais tarde. É deste grupo de ilhas que surgem os que mais sentem e conhecem os seus limites e os das outras ilhas, e destas se fazem continentes de amigos, o solo fertilizante de respeito num oceano amorfo, imprevisível, até hostil com maior ou menor gravidade. Ilhas unidas são mais fortes sem usar a força, navegam melhor e mais facilmente pelas trilhas do conhecimento, da moral e da ética, porque enxergam em todas as direções. Raramente fazem inimigos, e os adversários agem apenas por inveja, uma forma de violência contida que raramente explode em agressão. Ilhas invejosas normalmente são covardes. E é das ilhas de covardia que vêm os slogans, quando não se concorda com elas, que são “prepotentes”.

Mas as ilhas crescem em meio a dias quentes, dias frios, dias de tempestade, dias claros ou escuros como a noite. Há raios e trovões, terremotos, vulcões, convulsões da natureza ou vindas de outras ilhas. Muitas afundam enquanto outras navegam, algumas com rumo fixo, outras à deriva. Ilhas que afundam continuam vivas em nossa memória de forma latente. A cada ano a luz da vela que as ilumina enquanto mergulham no oceano vai ficando mais fraca, até que se esfuma na profundidade dos mares onde o tempo dura para sempre mas nada nele vive. É triste ver ilhas se afastando no horizonte provocando a mesma sensação das que afundam e se transformam em tempo. É triste ter de se afastar de ilhas que tentam afundar-nos ou nos afastam, quer seja através de sopros ou de atitudes. Mas sempre há as vinhas que outras ilhas, há muito no passado cultivaram, e que produzem bons vinhos. Assim também o centeio que produz bom pão e ambos nos alimentam a alma cada um de sua forma. Mas por causa das vinhas e do centeio dividiram o mar das ilhas impondo-lhes fronteiras, sem se importarem se as ilhas que vivem de um lado de uma fronteira são família das que vivem do outro lado. Chovem chuvas de tristeza de ambos os lados das fronteiras e são muitas nesta condição. Questiona-se sobre quem fez o mar e a as ilhas, como se isso tivesse importância, que se tivesse, não haveria tão absurdas fronteiras. E impuseram leis, algumas tão absurdas que levantam ondas no mar, dificultam ou impedem a vida. Dizem, os que mandam, que é para o bem das ilhas, mas a não ser por inovações tecnológicas que lhes dão um ar de modernidade, afundam mais ilhas hoje do que antanho. Há remédios e dispositivos para manterem as ilhas flutuando, mas mesmo assim nunca as ilhas tiveram tanta dificuldade em se manterem flutuando como nestes tempos dos quais dizem maravilhas. Os que mandam cobram altos impostos e dão-lhe músicas às ilhas liberadas de pagamento, pagas com os impostos. Nunca as ilhas fizeram tanto amor como agora que a moralidade, aquela que se impunha tempos atrás e que diziam ser falsa, está tão livre como os vapores das velas que se esvaem como prelúdio para o limite da liberdade, porque quando tudo for livre, as ilhas estarão irremediavelmente presas, encarceradas. Então, dentro de algumas fronteiras se proíbe quase tudo, e vivem nas trevas, porque não entendem o equilíbrio que faz as ilhas flutuarem no mar em que navegam. Nunca entenderão, porque não é entender que desejam. Tal como as crianças que crescem e aprendem a dominar a paisagem, assim também algumas ilhas adultas não controlam seu desejo de dominar as demais. Intitulam-se políticas essas ilhas, e não querem saber de sentimentos. Dizem que as leis são cegas, surdas e mudas e devem ser. Assim se alivia a consciência. E quando o navegar fica difícil, as ilhas fazem amor, bebem vinho, ouvem música, recolhem-se em templos onde lhes é oferecido um filme de ficção onde se oferecem momentos de lazer com sonhos de um mundo melhor, inalcançável nesta regata de ilhas no oceano da vida.

Destes amores nascem crianças que só perceberão que são ilhas quando forem quase adultas e nada mais se possa fazer para que se transformem num continente, ou, no mínimo, que mudem o rumo e vão para onde todas as ilhas desejam ir, sem fronteiras. Neste mar limitado, uma ilha leva mais de um quarto de século em média para aprender alguma coisa, limitada, para ter noção de que é uma ilha, do mar em que vive. É governada por quem nem imagina o que é, onde está, nem o que tem que fazer para governar tantas ilhas, todas diferentes entre si. Isso é tarefa para as próprias ilhas, em conjunto, que conhecem o mar, sabem o que são e para onde querem ir.

Rui Rodrigues. 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Entenda-se Lula e Dilma e “seus” governos.



Entenda-se Lula e Dilma e “seus” governos.
(de uma vez por todas)

(Por favor: Para entender há que abrir a mente sem bloquear. Ao final do texto, lido de mente aberta, que se raciocine, avalie e se decida se tem ou não sentido)




Lula nunca teve outro ideal a não ser o de chegar à Presidência do Brasil. Sobre isto até os correligionários da banda intelectual do PT, que já o abandonou, sabem. Colher os louros sob forma de lucros financeiros é coisa comum aos “comunistas e socialistas de rolex” em todo mundo. Não é prerrogativa única de Lula. Apedeuta, isto é, ignorante em toda a linha do raciocínio humano, exceto no que tange à ambição humana e à corrupção, precisava de cérebros pensantes. Ainda como líder de sindicato, jogou com um pau de dois bicos: Para convencer os trabalhadores, acenava com a esperança de um Brasil igualitário, proletário e não lutava tanto quanto podia pelos salários e bem-estar dos trabalhadores; a ponta do outro bico estava nos empresários com os quais passou a lidar e com os quais contracenou no sentido de montar o palco que o elegeria. Encontrou-os na velha guarda da guerrilha armada do Brasil e nesses intelectuais ditos de esquerda, que o abandonaram. Todos os líderes sindicais que seguiram a Lula, um deles eleito ministro, foram fracos na defesa dos interesses dos trabalhadores, que foram iludidos com inflação alta, esperanças para o futuro.

Em 2008 veio a “crise” dos Bancos americanos. Donos do capital impuseram aos mercados da Europa, dos EUA, e do resto do mundo – com a ajuda das empresas de avaliação financeira como a Mod’s – uma oligarquia de Bancos, aos quais os sistemas políticos se submeteram vendendo a moral e a ética devida às sociedades para as quais deveriam trabalhar. Lula, Dilma e pelo menos Cristina Kirshner da Argentina servem o capital dos Bancos. Quem deseja a mordaça na população, o aviltamento das leis, são os Bancos. Os dirigentes fazem o jogo. Sabemos dos benefícios que estes governos têm feito a empresas e Bancos com dinheiros públicos, perdoando dívidas, “construindo imagem”. Os aparentes benefícios que deram às populações mais necessitadas já foram engolidos pela inflação crescente. A pobreza que se via é a mesma que se vê pelas ruas, pelas favelas, pelos campos, e a segurança bem como todos os demais serviços públicos estão em completa desordem e falência. Em contrapartida, parece que nenhum administrador de nenhum órgão público entende de contratos, de obras, ou de serviços, porque sempre que empresas pedem revisão de preços contratados, sempre são dados, ou porque os projetos estavam errados, eximindo-se da culpa quem contratou e quem projetou, ou porque “imponderáveis” fizeram com que houvesse necessidade de “aumentar” os preços. Imponderáveis, em termos de contratos internacionais são estados de guerra e atos da natureza como terremotos, furacões, etc, coisa que por aqui não houve.

Todos sabemos disto, porque sentimos e vemos. É patente.

Lula, Dilma, Cristina, já não são comunistas. São capitalistas espertos que querem ganhar o que acham que merecem. Entretanto, para ganhar votos, vão dando migalhas aos mais necessitados que logo tiram com a inflação que deixam correr solta. Inflação é um bom motivo para, junto com juros altos, aumentar os contratos que deficientemente adjudicaram e gerenciam. De resto, nada mais têm feito do que distribuir verbas.

Pobres e necessitados há de montão, e os emergentes submergem rapidamente afogados num mundo sem educação para o qual não estão preparados: O das finanças pessoais. A onda do governo parece ser “gastar”... Gastar gera inflação. O Brasil parece inundado de dinheiro. Dinheiro de impostos que faz falta porque os serviços públicos estão em decomposição financeira e logo ficarão podres, e que fará falta porque a crise que assola o resto do mundo não tem no Brasil a couraça da temperança que todos nós brasileiros esperamos. Aproveitam enquanto o “Brás” é tesoureiro. Mantega será...

Para muitos, a aparente ignomínia destas palavras baterá na firme couraça de sua indiferença.

Mas não deveria. Lula e Dilma destroem o Brasil de hoje que ficará na miséria amanhã.

Rui Rodrigues.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Caminhadas na natureza.


Caminhadas na natureza.

Em meio a uma plantação de vinhas sobranceiras sobre o rio lá embaixo, em Portugal, ouvindo o cantar das cotovias, surpreendendo-se com o repentino esvoaçar de uma perdiz, ali bem perto; caminhar num deserto de tons marrons, beges, amarelo-pálidos, e ser surpreendido por um camaleão do deserto ou pisar num enorme diamante bruto, na Namíbia; Ouvir o som dos Andes com suas rajadas de frio e neve em meio a um silêncio de uma natureza viva de uma lhama escondida, ou cruzar os pampas no Brasil, a pé, vendo as caturritas brincalhonas passarem voando, tudo isto faz parte da natureza. Mas caminhar nela, e na vida, é muito mais do que isso.

Sempre, sempre, olhamos o mundo sob nossos pontos de vista absolutamente pessoais. Uma prova? Peça-se a um conjunto heterogêneo de pessoas que escrevam uma redação sobre um tema, e nenhuma sairá igual às demais. Todas, absolutamente todas, serão diferentes.  Mas há algo ainda mais surpreendente. Peça-se a uma criança que escreva uma redação, por exemplo, sobre a água, aos 10 anos, depois aos vinte, aos trinta, e de dez em dez – também por exemplo – até os noventa anos, e nenhuma dessas redações serão iguais.Nenhuma delas.

Mas ainda mais surpreendente, é que a paisagem que vemos é igual para todos num determinado instante. A paisagem simplesmente é. Nós é que a vemos de forma diferente. Caminhadas na natureza são muito eficientes e prazerosas. Não só para admirar e conviver com a paisagem da natureza, como também para meditar. Os caminhos de Santiago são uma prova, não de fé, mas de que o convívio com a natureza nos permite meditar sobre as coisas deste mundo e imaginar, apenas imaginar, se haverá um outro mundo para além deste. Parece que devem existir muitos, mas é neste que vivemos e é com este que devemos conviver, no que pesem as nossas diferentes formas de entender o que nos cerca.

Cinco caminhadas marcam minha vida: A caminhada na própria vida, uma nas montanhas do norte de Portugal, outra nos campos da campanha do Rio Grande do Sul, outra no deserto da Namíbia, do lado angolano, e uma na cordilheira dos Andes, do lado chileno. E embora tenha feito caminhadas por muitas outras paisagens, nenhuma é igual à outra, e a do deserto da Guajira é inesquecível.

A pergunta que me fiz em todas essas caminhadas, é muito simples: Porque razão sendo todos nós diferentes, a paisagem diferente em cada ponto do mundo (mas no mesmo instante igual para todos) sempre existe quem queira convencer ou obrigar a que se pense da mesma forma numa família, numa sociedade, numa nação?  Por vezes chego a crer que as leis foram inventadas não por questões de moral ou ética, mas para punir quem pensasse de forma diferente.
 A ser verdade, isto poderia explicar a evolução da humanidade, a separação das nações por fronteiras das cartas geográficas e da fé, e até o surgimento do capitalismo, em que a lei defende quem a sustenta: O capital que compra bens, móveis ou imóveis, caráter, fé, verdades e mentiras. Compra tanto quanto os “favores”, que são o capital dos regimes comunistas e socialistas. Em nossas caminhadas pela vida, só encontramos ditadores, regimes, reis, presidentes, primeiro ministros, que tentam impor uma forma de “pensar e agir”, pré-destinada a atender os anseios de quem governa pelo capital ou pelos favores.
Voltemos às redações, e peçamos a cada um que saiba ler e escrever, que faça uma redação sobre o que deseja que um ditador, um regime, um rei ou rainha, um presidente homem ou mulher ou nenhum dos dois, primeiros ou primeiras ministras, lhes proporcione com o dinheiro dos impostos ou com os “favores”, e certamente veremos novamente que nenhuma redação será igual à outra. Porém, desta vez, todas terão algo em comum: O que esses ditadores, regimes, reis ou rainhas, presidentes homens ou mulheres ou nenhum dos dois, primeiros ou primeiras ministras nunca, nunca, proporcionaram. 
De acordo com as fronteiras da fé e da política, o que nunca é proporcionado varia, mas o lado social nunca atendido, será comum a todos, principalmente quando se comparam as economias das nações e se vê o que cada uma oferece em troca dos impostos que se pagam. Para que servem os impostos, afinal? Para distribuir por quem governa e por seus mentores, amigos ou protegidos? Claro que não. Mas é o que se vê, mormente no que se refere a verbas públicas para “socorrer” bancos e outras empresas, deixando os cidadãos cada vez mais endividados, sem serviços públicos decentes, sem segurança, num esvair de verbas que soa como orgia baquiana de predadores e depredadores da sociedade.  


Existem muitos tipos de caminhada na natureza. Experimente dar a sua pelos anais das estatísticas, das páginas dos jornais, ou saia de casa, sinta, cheire, veja, visite as ruas do crack, da pobreza, dos sem teto, sem segurança, sem serviços de saúde, sem redes de esgotos, sem energia elétrica, sem água potável.
Depois compare com os que lhe oferecem o céu em templos, com as propagandas de governos e de políticos, e veja onde está a beleza da paisagem, e como a estragam, exploram, a deturpam. Se não sentir que algo estraga, suja e polui a natureza, consulte-se, e se achar por bem, pare de seguir ou apoiar o que não nos presta nem serve para construir ou manter a natureza como ela deve ser.
Para completar o pensamento e, se desejar, consulte http://conscienciademocrata.no.comunidades.net/

Não... O  PT e os políticos brasileiros não são solução para a paisagem. Fazem parte do problema... 

Não... Os políticos portugueses não são solução: Fazem parte do problema. Há séculos não resolvem nada, e só fazem propaganda dizendo que são os melhores e quem têm as soluções... Estragam-nos as paisagens.


Rui Rodrigues.   

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Manitu e Alce Pensativo


Manitu e Alce Pensativo
(Certo dia na América do Norte, há muitas luas)


È nos momentos mais difíceis da vida das sociedades que as soluções mais inusitadas aparecem. Não são exatamente soluções, mas dão esperanças por algum tempo, acalmando a sociedade, e quando os problemas insolúveis voltam, já se tem a quem pedir ajuda: Aos longínquos, mudos, surdos e cegos deuses que vivem no além, por detrás de todas as coisas, onde não se podem ver, escutar e de onde não vem som nem eco. Mas uma coisa é certa: Quem fez a paisagem que se vê e que não se vê, entendia muito de mecânica celeste e de engenharia genética. “Por acaso” dá-se ao resultado de uma pequena quantidade de variantes, como o resultado de uma loteria, mas jamais para tantas quantas as leis da natureza e da vida.  

Muitas luas atrás, quase uma infinidade delas, Alce Pensativo, da tribo dos Sioux andava preocupado como sempre. A tribo lhe dera esse nome porque meditava muito, andava quase sempre apático, meio que rejeitado pela tribo, onde apenas homens fortes tinham valor e eram desejados pelas mulheres. No entanto o respeitavam porque tinha idéias sobre algo mais poderoso que poderia atemorizar a tribo e dominá-la, dando-lhe uma unidade, protegendo-a, e não permitindo que apenas um chefe ditasse as ordens e as leis:

Pensava sempre no chefe da tribo, Urso Feroz, que mandava e desmandava em tudo, em todos os aspectos daquela sociedade de pouco mais de mil indivíduos. A tradição Sioux era que apenas um chefe mandava neles. Nenhuma tribo tinha dois chefes. À noite, por vezes, reunia em sua tenda os mais fortes guerreiros para decidirem sobre castigos a dar a algum indivíduo que havia transgredido as suas leis. Nessa hora, puxava de um cachimbo, enchia-o de tabaco, prendia-lhe fogo com a brasa que sempre ficava acesa para garantir o fogo da tribo, e dava enormes baforadas em silêncio. Só ele fumava o cachimbo e só alguém falava depois que ele começasse a falar. Urso Feroz não era admirado: Era temido.  Na verdade, o que Alce Pensativo desejava era que Urso Feroz sumisse da paisagem. Mas não sabia como, porque ele tinha todos os fortes guerreiros de seu lado. 

Naquela noite decidia-se a sorte do irmão de Alce Pensativo, Rato da Pradaria, que abusara sexualmente de uma mulher da tribo, linda, família de um nobre guerreiro adulado por Urso feroz. Uns diziam que a moça, Flor da Pradaria, olhava languidamente para o réu e de certa forma o incitara ao abuso. Outros diziam que não, que ela era apenas simpática e ria-se para todos os homens da tribo. Seja como tenha sido, nessa noite Rato da Pradaria seria muito provavelmente condenado a ser enterrado na areia, com a cabeça para fora, esperando os corvos lhe virem comer os olhos, logo depois que sua cabeça se abatesse de sede sobre a areia quente, os lábios estalados pelo sol, a pele vermelha e cheia de bolhas. Era uma morte horrível, e quem não morria ficava para exemplo. Alce Pensativo providenciaria para que, pelo menos uma vez na história da tribo, se fizesse justiça contra um chefe que ele e outros na tribo julgavam injusto. A oportunidade apareceu antes do esperado. Foi nesse instante que um dos guerreiros saiu da tenda, e disse aos que esperavam do lado de fora pelo resultado do julgamento:

- O tabaco de Urso Feroz acabou e ele quer mais...

Alce Pensativo foi o primeiro a responder:

- Eu tenho uma reserva de folhas secando, à espera, para oferecer ao grande chefe Urso Feroz. Vou buscar.

Saiu correndo, foi até sua tenda, pegou as folhas de tabaco quase secas e misturou-as a outras folhas também secas de uma planta conhecida como trombeta ou figueira-do-diabo [1] e as levou para a entrada da tenda. Ao guerreiro que as recebeu, disse-lhe:
- Vou rezar ao deus da natureza para que se faça justiça. Meu irmão é inocente. Deus falará hoje a toda a tribo provando que isto é verdade.

- E como esse deus que nunca vimos, de que você fala, poderia afetar a decisão de nosso chefe? – perguntou o guerreiro.

- Vai...Depois explico. Primeiro o grande chefe deve ser atendido com o tabaco, o mais puro da planície que cultivamos junto aos montes.

Na tenda, o grande chefe sem dizer nada, cheirou o tabaco. Era de primeira. Mordeu um pouco de uma folha e sentiu-lhe o sabor apimentado. Amassou o restante das folhas com as mãos e foi-as introduzindo em seu cachimbo. Depois pegou a brasa e acendeu-o. Nesse instante ouviu-se do lado de fora uma cantilena gutural, de som ondulante, dizendo Manitu. O chefe perguntou o que era aquilo. Um dos guerreiros disse que era Alce Pensativo. Ele achava que o irmão era inocente e estava rezando a um tal de deus da pradaria, Manitu, que faria sua justiça no caso. O chefe encolheu os ombros e deu suas baforadas, longas, retendo o fumo nos pulmões até quase não poder respirar. Então foi ficando relaxado, suas pupilas se abriram, seus olhos ficaram vermelhos e iniciou o conselho, sob os sons externos de Alce Pensativo entoando seu mantra “Manitu”. Então gritou extasiado, os olhos esbugalhados, levantando as mãos para os céus:

- O que o guerreiro Rato da Pradaria fez foi inaceitável, contra as regras da nossa nação sioux. Deve ser enterrado até que os corvos lhe comam os olhos!

Em seguida, num rompante, foi como se tivesse levado um soco no estômago. Levantou-se, tirou a roupa, pulava feito doido, até que, exausto caiu para nunca mais se levantar. O chefe estava morto. Quando os guerreiros saíram para dar a triste notícia, segurando o chefe com os braços, mantendo-o no ar, depararam-se com Alce Pensativo, ainda ajoelhado, que interrompeu seu mantra. Apenas disse:

- As leis quem faz é Manitu. Hoje se fez justiça. Aprendam com isso. Não é só a força do chefe que manda na grande nação Sioux. É preciso alguém mais que decida em conjunto com o chefe.

Levaram Urso Feroz para o meio da pradaria, para o alto de uma pequena colina e pela primeira vez levantaram estacas sobre as quais esticaram peles unidas de bisão para que o corpo pudesse ficar estendido contemplando o céu e a paisagem, a paisagem de Manitu. Seria comido pelos abutres, seus olhos pelos corvos mais ágeis que chegariam primeiro, reciclando a natureza, mas enquanto seu espírito não desaparecesse, teria tempo de aprender sobre seus atos, manteria a aldeia atenta em torno de sua ainda existência, que faria exatamente o mesmo.  

Na noite seguinte os guerreiros se reuniram em conselho. Pela primeira vez convidaram Alce Pensativo que também, pela primeira vez, ofereceu o cachimbo a todos os guerreiros começando pelos menos importantes da tribo, os que tinham menos penas em seus cocares, selecionando-os por tipos de pena. Penas de águia eram os mais fortes. Se de coruja, os mais fracos. Declinou o convite para se tornar o chefe da tribo alegando que não era suficientemente forte, mas que aceitaria uma nova posição que dividiria o poder do chefe: O de conselheiro espiritual, sob a inspiração de Manitu, o deus da nação Sioux.
Rato da Pradaria foi enterrado vivo. O conselho reiterara a sentença de Urso Feroz, dando como inadmissível o seu comportamento.

E assim foi, como de forma diferente também foi em muitos outros lugares da Terra, o planeta onde se “fabricam deuses” [2] que parecem “justos”, por inspiração divina.

Rui Rodrigues




[1] “A erva do diabo” - Datura stramonium - Segundo Carlos Castañeda, a "cabeça" mais forte é a das folhas, que podem matar. As outras três são a raíz, o caule e as sementes. 
[2]  Parece certo que o Universo não pode ter sido construído nem aparecido por puro acaso. Nem há apenas um universo. Então um Deus o terá construído ou dado inicio a sua formação. Mas são tantos os deuses, e as suas características, que não pode um Deus único ter tantos perfis diferentes em nosso planeta. Ou todas as religiões estão equivocadas, ou todas elas não têm uma visão perfeita do que é ser DEUS!... 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Sexo e filhos.



Sexo e filhos.
 John Lennon e Yoko Ono

Quando eu tinha quatro anos uma mocinha de sete, passeando a sua mascote com uma amiga, me levou para um recanto e fiquei conhecendo a diferença entre um homem e uma mulher. Ela disse que o meu órgão ainda era muito pequeno, mas que iria crescer como os dos meninos de dez anos. Sexualidade infantil existe, sempre existiu. Nossa percepção é que não nos permite perceber quando uma criança está ou não preparada. Somos todos deficientes em percepção, e falar em sexo aos nove anos parece um absurdo. Filho de pais separados, e conhecendo bem os problemas de um casamento que não deu certo, além, evidentemente, de ver e ouvir o que acontecia à minha volta, tomei minhas providências quando pela primeira vez namorei a sério e daí em diante. Há muitas formas de demonstrar amor e fazer sexo sem penetrar, igualmente prazerosas para o casal. O uso de camisinhas que naquela época eram alvo dos olhares das beatas em farmácias, quando compradas por menores de idade ou mesmo adolescentes mais velhos, hoje já não é desculpa para não serem usadas, e a AIDS contamina de forma irreversível. Além dos problemas de saúde, há a possibilidade de gerar um filho não desejado.

Quando meus filhos tinham respectivamente 10 e 12 anos, e contra todas as prescrições de como ensinar crianças sobre a atividade sexual levei para casa seis camisinhas, chamei as crianças, contei-lhes de onde vinham os bebês, e dei três para o meu filho e mais três para minha filha. Informei em que condições deveriam fazer sexo, coisa que seria muito mais tarde, mas que já ficavam sabendo. Minha mulher, hoje ex-esposa, fez coro comigo na primeira aula sexual de meus filhos, ainda preocupada se era cedo ou não. Por experiência própria sei que não era cedo. Deu certo!

Aos sete anos entrei para a escola. Nem pensar naquela época fazer o maternal aos três ou cinco anos. Talvez o maior problema fossem dois: Meu pai não tencionava pagar-me os estudos por aquela época, nem mesmo com 17 anos apesar de sempre ter sido primeiro ou segundo aluno das turmas. O outro problema era o dinheiro. Não dava para tudo. Mas aos 11 anos ouvi uma aula de geografia sobre a China e a Índia. Como faziam filhos... Eram extremamente populosas e suas diversões, suas horas de relaxamento para compensar a dura vida parecia ser mesmo a atividade sexual. Então começou a correr voz sobre o “perigo amarelo”: O mundo temia uma expansão territorial chinesa pelo excesso populacional. Já não se fala mais nisso, mas ainda tenho uma pulga atrás da orelha sobre o assunto. Hoje sei que este planeta não se estica, não se expande como o Universo e que em decorrência não há lugar para fazermos mais filhos. O planeta está ficando cheio, empanturrado, lindas crianças enchem o mundo de alegria. Serão pessoas tristes quando forem adultas, porque quanto mais gente, mais difícil é a vida pela competição por alimentos e oportunidades de emprego. A competição é enorme e a cada dia piora. Uma das formas de controle populacional é o capitalismo: Só pode ter filhos quem tem consciência e dinheiro e quem não tem, tem filhos e cria problemas. Quem tem dinheiro faz ainda mais ou se diverte mais porque não gasta com filhos, ou gasta apenas com um ou dois. Em função disso, a população de alguns países está decrescendo. Parece evidente que quanto mais cresce a população de um país menor é a “renda per capita”, o que obriga a maior desenvolvimento da nação. Se a nação não se desenvolve como necessário para comportar tanta gente, gera pobreza, e quanto mais pobres têm filhos, mais pobres nascem. Estatísticas indicam que por volta do ano 2.500 o planeta estará atulhado de gente que, colocada ombro a ombro, cobriria toda a superfície deste pequeno e ínfimo planeta mirim.
Prostituição infantil - Uma praga 
Por falta de educação, em todos os níveis, famílias de classes menos beneficiadas costumam ter índice maior de natalidade. Os filhos vêm geralmente a partir dos doze anos, mas há casos de moças bem mais jovens que engravidam. Não tanto por falta de educação, mas também e principalmente por outros fatores cujos principais são a oportunidade das moças saírem de casa e começarem nova vida, ou para obterem no sexo uma compensação para as tristezas. O maior deles talvez seja a insegurança e as faltas, muitas vezes de alimentos, que um estranho mais velho e maduro lhes pode proporcionar durante o seu “namoro”. A falta de educação sexual, nesses casos, é problema comum a jovens rapazes e meninas. No que tange à prostituição infantil, com a falta de educação, e portanto de oportunidades de emprego, fica evidente que vender o corpo parece ser o modo mais simples e imediato de conseguir se alimentar, vestir, ter um lugar para dormir. Como a maior parte de nós perde a sua infância para se tornar um adulto, um “homem”, à luz das escrituras e de tradições ancestrais, uma boa parte entende que a mulher foi feita para o homem, que a este pertence, e que deve ser explorada como mãe, como mulher, como filha, ou como “estranha”. Os livros religiosos, de qualquer religião, não são adequados à libertação da mulher, à igualdade da mulher perante os homens. Todos os livros fazem a apologia do homem sobre a mulher. E são as mulheres que engravidam e parem. É preciso fortalecer a mulher sob todos os aspectos desde a nascença, torná-las mais “homens” sem, contudo, perderem a feminilidade (as que quiserem)...


Freud já falava no inconsciente coletivo: Sentimentos de verdades dos quais não se tem conhecimento consciente, mas que residem no mais profundo da nossa mente em estado latente, mais ou menos como se fosse uma “intuição” não perceptível, mas que nos conduz na vida sem termos consciência disso. Ora, todos temos consciência de que este mundo está ficando superlotado, e o pressuposto do aumento da população gay em função do inconsciente coletivo não perderia muito em consistência para sua explicação.  Como vivemos num universo que prima pela simetria, que só foi quebrada no inicio da fase de sua maior expansão exponencial, é natural que, em oposto ao inconsciente coletivo da homossexualidade como controladora da expansão populacional, crianças de apenas nove anos [1]de idade já estejam mantendo relações sexuais e gerando filhos: Como se a natureza se incumba, através de suas leis, de manter uma determinada natalidade. Isto é preocupante na medida em que nós, os mais idosos, pais dessas crianças, não estejamos preparados para lidar com este novo problema.
 Menina grávida aos nove anos
Por outro lado, e não menos preocupante, o mundo finalmente entendeu o valor do dinheiro e já não se fala em comunismo, socialismo, a não ser por uma meia dúzia atuante de enganados políticos. Todos nós, cerca de sete bilhões e meio de pessoas amamos o dinheiro, incluindo a Rússia, a China, o Vietnam, Cuba, Venezuela, Argentina... Sendo assim, e como urge ganhar dinheiro para se gastar, fazem-se filmes, musicas, incitando ao sexo como terapia de vida. Crianças escutam musicas com a “dança da garrafa”, “ai se eu te pego”, “mexendo o bumbum”, canais de TV, rádios, fazem propagandas “inocentes” destas musicas tentando vender, vender, vender... E a curiosidade das crianças as desperta mais cedo para o sexo, como que sendo algo “permissível” e “aconselhável”. Gangues organizadas em todo o mundo promovem a exploração e a prostituição infantil, bandidos já se atrevem a estuprar menores com ônibus dominados em movimento e para tudo isto não há ordem nem lei que realmente se imponham... Mulheres e homens fazem plástica porque não querem envelhecer, vestem-se como mais jovens... A qualidade de vida parece voltada para uma meta de obtenção de sexo e dinheiro, e pior, a qualquer preço.

Não, não sou moralista e muito menos falso moralista. O mundo caminha como caminha e temos que nos adaptar educando melhor as crianças em nossos lares. Apenas creio que estamos caminhando por um caminho de pétalas de flores que nos levam a um mar de espinhos e de urticantes caravelas portuguesas. E se pensam que a religião é uma solução... É ledo engano. As religiões também mudaram e nem foi para melhor ou para pior[2]: Foi para terem mais dinheiro.

Ao prepararmos as nossas crianças para o “mundo”, para qual mundo, exatamente, as estamos preparando?


Rui Rodrigues
(Este artigo tem muito mais de política do que aparentemente se possa pensar. Governos já não são paternais nem nos protegem, se é que algum dia o foram. No Brasil, drogas, prostituição infantil e corrupção estão incontroláveis)




O despertar do monstro humanidade


O despertar do monstro humanidade





O Adamastor
Cada um de nós costuma olhar para si mesmo, fechar todas as portas e analisar o mundo que vê e sente. O problema maior de nossa incompreensão do mundo é exatamente esse: O que vemos e o que sentimos não é o mundo real. É apenas aquele que nossa percepção permite “entender”, fruto de nossa ignorância. A realidade está escondida. Uma forma muito simplista de mostrar essa nossa ignorância, é que dividimos o mundo entre “paisagem“ e ”humanidade“, sem percebermos que a humanidade faz parte da paisagem, e que é ela, a humanidade, que nos guia.
Mas o que é então a humanidade, o que faz, o que pensa?
A mais adequada forma de entendermos o que é a humanidade, da qual fazemos parte, parece ser assemelhá-la com uma enorme nuvem que aparece no céu, e que avistamos a bordo de uma embarcação. Se nossa embarcação é um bote, temos que ter muito receio da enorme nuvem escura. A bordo de uma caravela, também, mas um pouco mais seguros. Se estivermos navegando num porta-aviões, ainda nos podemos dar ao luxo de sairmos de avião ou helicóptero, dar uma olhada na nuvem, tirar algumas conclusões e nos sossegarmos ou tomarmos algumas providências. Se formos algumas gotas de água da nuvem, olharemos para baixo, para o ínfimo porta-aviões e nem nos questionaremos sobre o que seja “aquilo”. Se enfrentarmos a tripulação do porta-aviões, da caravela ou do bote, seremos imobilizados ou no mínimo ignorados. Estes dois castigos nos dão o sentimento de não pertencermos a um “grupo”, de nulidade, de quase não existência. É este sentimento de “existir”, pertencer a um grupo que nos aglutina à humanidade, fazendo parte integrante dela como a tal gota de chuva. E mesmo sendo apenas uma pequena gota de chuva da nuvem, não podemos nos comportar de forma muito diferente do restante das gotas, sob pena de cairmos ao mar, regarmos a terra para que a vida nela floresça. Mesmo não sendo gotas de chuva, também fertilizamos o solo com nossos corpos inertes. 
E a própria nuvem se desfaz em gotas: Chove na Terra e a fertiliza.

A humanidade é uma nuvem de gente
Agora, com esta imagem, já podemos imaginar o que é a humanidade, o que faz, e o que pensa.
A humanidade é o conjunto dos seres vivos, cada um com sua dose de conhecimento, de preferências de comportamento, de músicas, de arte, de trabalhos, de tudo o que compõe este mundo como num supermercado, onde cada um compra o que pode e o que quer. De cada unidade de humanidade a que chamamos de seres vivos, pessoas, alguns despontam por qualquer qualidade particular apreciativa ou depreciativa. Muitas vezes apreciamos algum indivíduo, masculino ou feminino por alguma qualidade particular, mas somos obrigados a rejeitar e empurrar lá para o fundo de nosso inconsciente, bloqueados por conceitos de família, de grupo, de nação, ou da própria humanidade. Outras vezes seguimos o que alguém diz, os seus modos, a sua filosofia, algo que nos chamou a atenção, não fere a humanidade. Foi assim com René Descartes, um francês que disse que neste mundo nada se cria nada se perde, tudo se transforma. É verdade! Mas René Descartes referia-se à química das partículas. Porém se olharmos para o Universo vemos a mesma lei: nuvens de poeira se transformam em estrelas, as estrelas explodem depois de fabricarem os elementos pesados, os elementos pesados geram planetas e novas estrelas, e o ciclo recomeça. A Terra, como planeta “Gaia”, também não foge à regra: Corpos mortos, árvores mortas, fertilizam o solo, geram novas plantas, as plantas evoluem, alimentam novos e outros seres, que também evoluem, e a água segue o mesmo caminho: Vem das nuvens, cai no solo, purifica-se, evapora, forma nuvens, chove em terras e oceanos.

De vez em quando alguém, ou uma parte da humanidade desperta e toda ela fica iluminada, transparente. O céu fica azul, há esperanças para o futuro porque a solução para algo, por menos importante que possa parecer, foi descoberto por alguém, por alguma nação. Somos uma sociedade cuja sobrevivência necessita de novas descobertas a cada dia, como as de Einstein, Newton, Sabin, Madame Curie e tantos outros.

Religiosos apenas nos deram esperanças para um novo mundo, normalmente situadas para lá das fronteiras da morte, mas nós vivemos neste mundo, e é deste mundo que temos que cuidar. Temos de fazer deste mundo o paraíso que perdemos enquanto não nos preocupamos com a educação, com as descobertas da técnica. Não estaríamos agora com sete bilhões e meio de indivíduos se não tivesse sido descoberta a agricultura, o pau de plantar, o arado, a engenharia genética. Já teríamos perecido todos em guerras por sobrevivência.
Tempestades fazem a história da humanidade 
É neste aspecto que a humanidade é um monstro que se pode destruir a si mesmo, como a nuvem Adamastor, desfeita em gotas de água que os ventos da história empurraram para longe. Somos gotas de água da humanidade, a humanidade é uma enorme nuvem feita de gente. Por isso a preocupação com o seu despertar. Parece que vivemos um momento histórico onde a pressão financeira de uma crise criada em 2008 por banqueiros, empurra para debaixo da ponte e para as ruas da amargura milhões de pessoas na Europa e já fez os seus estragos nos EUA. Na América Latina, mais inculta, políticos inescrupulosos aproveitam-se da crise para fazer renascer esperanças vãs de que o comunismo, o esquerdismo de Mao e Lênin podem ser implantados e resolver a situação. Políticos e empresários do apocalipse aproveitam o momento para roubar tudo o que podem como se o mundo fosse acabar amanhã. As forças públicas já não dão conta de tantos bandidos que agem em qualquer lugar, a qualquer hora e matam sem sequer ter motivo, certos de que não há lugar na prisão para todos e que a justiça se compra. Esta é a face da crise na América latina. Políticos vão para as televisões com caras de anjo, dizendo que fazem progressos e que se forem eleitos ou seus recomendados se elegerem a vida ficará melhor.

Mas se virmos a nuvem negra Adamastor como um conjunto de placas de nuvem, aglomeradas, veremos que se uma delas se desfizer em água, jogando suas gotas sobre o oceano, a nuvem toda pode desintegrar-se e, de igual forma se desfazer em água. Costuma ser terrível o despertar do monstro chamado humanidade

Há uma responsabilidade inerente a cada um de nós, porque fazemos parte da nuvem, fazemos parte da humanidade.  

Rui Rodrigues

sábado, 4 de maio de 2013

Desvendado o mistério da Atlântida!





Atlântida - A verdade à luz de Platão.

A verdade é que a Atlântida nunca existiu... Ooopsss... Mas Platão disse que sim, e ele tem “peso” de credibilidade.
Platão – ou Arístocles - o filósofo e matemático grego, sabia da verdade, mas apenas ele sabia se a Atlântida existira ou não. Foi o fundador da Academia de Atenas, discípulo de Sócrates e criou os fundamentos da moderna filosofia. Vejamos como ele chegou à Atlântida, porque certamente esteve “lá”. Quer ela existisse de fato, ou apenas em suas “idéias”.
Sigamos os passos de Platão e tentemos “viver” como se fossemos ele, em seu tempo, cercado das suas realidades e interpretemos os fatos à luz de sua filosofia.

Estátua de Platão                                                                                  
  1. A Grécia e o mundo de Platão.
Grécia: Um pequeno país, uma potência mundial na península do Peloponeso.  
Como lidar com isto a nível psicológico nos idos de 428 AC, com uma outra potência, Roma, ali bem ao lado em uma outra península, a Itálica, rosnando todos os dias pela disputa de territórios e mercados?
Era preciso organizar tudo na vida dos gregos: Os empreendimentos, as campanhas, a preparação com treinos físicos, a mente com exercícios, o soldado ateniense e espartano tinha que ser o melhor, o que tinha mais instrução, o mais bem armado e organizado. A ordem deveria prevalecer sobre o caos. Sócrates tinha suas próprias idéias e a transmitiu a seu melhor aluno: Platão. Mas Platão também tinha sua própria filosofia. Vivia num mundo em guerra em que raro se faziam prisioneiros, e não havia a menor consideração com velhos, mulheres e crianças. Quando Platão nasceu, Péricles o grande general vencedor ateniense tinha falecido no ano anterior. Os ecos das disputas e guerras ainda ecoavam pelas ruas de Atenas, que buscava um substituto para Péricles.  

  1. Platão e sua filosofia
 Universidade de Atenas- Pintura de Rafael Sanzio
Para ele havia que romper com a superficialidade das coisas e penetrar na realidade mais profunda. Sua preocupação maior era com a justiça e o ser humano. Para se ser justo, havia que conhecer todas as coisas não pela sua aparência, mas pela realidade imutável (realidade inteligível), esta sem os “adornos” (ou realidade sensível) que nos desviam a atenção – conhecida como a “teoria das idéias”. Esta filosofia era tão séria e importante para Platão que criticava e menosprezava as artes, que via como representações da realidade, e não a realidade em si, por mais belas que fossem. Para ele as artes não tinham a importância que a realidade deveria ter na vida. Podemos dizer que Platão tinha demasiadamente os “pés no chão”, a vida era uma coisa séria e muito importante. A realidade intrínseca das coisas, para Platão era atemporal, não sensorial. Os nossos sentidos podem enganar-nos[1]. A guerra para Platão deveria ser um instrumento de defesa, não de ambição. A república deveria beneficiar os cidadãos, não apenas particulares. Contrariamente a Sócrates era um homem de família e sempre discutiu a relação pais e filhos sob o ponto de vista de ter como finalidade a educação para que os filhos viessem a ser bons cidadãos.

Em “Platão, carta sétima, 326b” ele afirma sobre a política: "Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, se ponham a filosofar verdadeiramente”.

E, sobretudo, quando Sócrates disse “conhece-te a ti mesmo”, Platão ainda seu discípulo entendeu que o conhecimento era o conhecimento da alma, não do resto que se “vê”, e que encobre toda a verdadeira realidade.


  1. A Oligarquia (tirania) dos trinta e a perseguição a Platão e a Sócrates.

Trinta tiranos de famílias ricas, pró Esparta, estabeleceram uma oligarquia e passaram a dominar em Atenas. Restringiram os direitos, apenas 500 cidadãos poderiam participar de cerimônias legais, e 3.000 podiam usar armas ou receber um julgamento com júri. Os demais eram escória que não valia nada para os oligarcas. A pena de morte normalmente, largamente aplicada, se cumpria pela ingestão de cicuta, um poderoso veneno que causa morte lenta. Milhares de cidadãos foram exilados. Condenados pelo sistema, Platão foi salvo por amigos que lhe pagaram a fiança[2]. Sócrates preferiu a morte pela cicuta. Foram acusados de “corromper” – na verdade apenas politicamente - a juventude.

Atenas vivia momentos de guerra com outras potências, uma guerra de unificação de ideais entre Atena e Esparta pelo predomínio da península, e uma ditadura representada pela Oligarquia dos Trinta. Numa época em que o Acordo de Genebra ainda estaria longe de ser aprovado pelas nações da terra, o ambiente era de puro terror, de incerteza pelo dia de amanhã. Completa insegurança. E isso porque razão?

No entendimento de Sócrates e Platão, porque os governantes não analisavam as realidades intrínsecas, voltadas para o cidadão e a família, e se fixavam na aparência das coisas. Nenhum governante era suficientemente conhecedor de filosofia, e nenhum deles aceitava a divisão da alma em três partes como Platão: A racional, na cabeça; a irascível no tórax; a concupiscente no baixo ventre. E muito menos, por mais difícil de entender, que havia três virtudes aplicadas ao Estado: A sabedoria, que deveria (estar na cabeça) ser o governante, que deveria ter caráter e dominar a razão; a coragem que deveria ser o peito do estado, ou seja, os soldados imbuídos de vontade; a Temperança que deveria estar no baixo ventre do estado, isto é, nos trabalhadores com seu desejo das coisas sensíveis.
Morte de Sócrates por cicuta -com seus amigos 

  1. Como dar aulas de filosofia, ou expor idéias e ideais, num ambiente como o de Atenas no tempo de Platão?

Cerca de 488 anos depois de Platão, quando este tinha 30 anos, outro homem de 30 anos sofria o mesmo problema na palestina. Como falar ao povo que se devia unir para impor a ordem na palestina, derrubar o monstro romano, ter a paz divina na Judéia? Jesus Cristo acreditava que o fim dos tempos do domínio romano estavam no fim. D’Us, seu pai, o ajudaria no empreendimento, não fosse ele o Messias. Para não apressar sua morte, Jesus falhou-lhes, aos discípulos – não fossem traí-lo - por parábolas. Assim falava também ao povo nos seus sermões. Jesus não temia os sacerdotes do templo, porque estava destinado, por ser da tribo de Levy, a sumo sacerdote do templo de Salomão. Temia os romanos que o poderiam crucificar. As parábolas tiravam a conotação de discurso político e asseguravam que não pudesse ser julgado como terrorista ou dissidente, ou revoltoso.

Jesus já ouvira falar de Sócrates e de Platão. Platão fizera o mesmo em Atenas para não ser condenado à morte sem apelação: Contara a parábola de Atlântida.


  1. Atlântida – a parábola de Platão.
Atlântida tal como descrita por Platão 
Em duas obras suas Platão se refere à Atlântida: no Timeu, ou a Natureza, e em Crítias ou Atlântida. Nelas Platão descreve uma ilha situada para “além” das colunas de Hércules, que um sacerdote egípcio da cidade de Saís teria contado a Sólon, um legislador, jurista e poeta grego, considerado um dos sete sábios da Grécia antiga. A história teria acontecido há 9.600 anos atrás. A ilha era rica em ouro, cobre, minerais, e num metal cor de fogo chamado de “oricalco”. Era dividida em círculos concêntricos atravessados por pontes. Nela havia uma jovem órfã chamada clíto [3] , por quem Poseidon se apaixonou. Habitaram no centro da ilha numa casa cercada de muros e fossos aqüíferos, e tiveram cinco pares de gêmeos[4]. Ao mais velho, Poseidon chamou de Atlas. A ele lhe deu o controle da ilha rica também em vegetais.
O sacerdote egípcio contou mais: Que se reuniam os governantes, todos filhos de Poseidon, para falarem de si, entre si, sem lutas, quando aproveitavam para maltratar um touro e beber-lhe o sangue em comemoração. Não há referências a como vivia o povo, os atlantes. A ilha desabou e mergulhou no oceano, num dia e numa noite, devido a uma catástrofe.
Colunas de Hércules, ou seja, Gibraltar
Porque razão considerar a história de Atlântida contada por Platão como uma parábola? Por alguns motivos lógicos - seguindo a filosofia de Platão -  e muito simples.

  • Platão não podia falar abertamente sobre sua filosofia. O Estado poderia mandar matá-lo definitivamente, e ele não tinha pretensão de agir como Sócrates que aceitara de bom grado a própria morte, envenenando-se com cicuta na frente de seus seguidores. Platão nem foi à solenidade, alegando estar doente.
  • Atlântida tinha invadido Atenas – Como as histórias verbais – tradição oral - transmitida ao longo dos séculos não era do conhecimento dos atenienses?
  • Onde ficava exatamente a Atlântida? A única informação do Egípcio é que ela se situava para “além” das colunas de Hércules, mas dependendo de onde estava o sacerdote egípcio, a situaria para dentro ou para fora do Mediterrâneo, já que as colunas de Hércules correspondem a dois maciços ou montanhas, uma de cada lado do estreito de Gibraltar que separa o Mediterrâneo do Atlântico[5]. Platão, ou o Egípcio não pretendiam informar a localização exata. Poderia até ser num reino vizinho à Grécia se fosse o caso de uma parábola para instrução dos atenienses.
  • Atlântida era uma nação organizada, rica, coberta de ouro, tudo o que um povo pode desejar. Por isso se lutava, no mundo real, num esforço incessante em ter tudo o que os “olhos” vêm: Poder, riqueza, paz e tranqüilidade. Será isto uma “coisa” alcançável? Não era este o problema dos governantes espartanos e atenienses?
  • Segundo o sacerdote egípcio, contado por Platão, os deuses helênicos partilharam a terra: Atenas ficou para a deusa Atena e para Hefesto, e a Atlântida para o reino de Posidon, o deus dos mares. Como não entender que se refere a Atenas e a Esparta, se a própria Atlântida fazia parte da herança dos deuses helênicos?
  • A história é contada por um sacerdote egípcio – que tinha credibilidade no meio helenístico – e não por Platão por motivos óbvios já expostos. Para os efeitos da “censura” da oligarquia, Platão estaria apenas contando “uma história”.
  • Que importância poderia ter a festa em que matavam um touro – ou qualquer outro animal - e lhe bebiam o sangue, em Atlântida, não fosse pelo valor intrínseco de chuparem o sangue de algo? O povo, por exemplo!...
  • E as cores das casas fabricadas com pedras amarelas, vermelhas e brancas, poderiam ser de outra cor qualquer que não mudaria a moral da história. Mas para quem vê apenas a superficialidade das coisas, a paisagem identificaria a Atlântida com um país qualquer, como por exemplo, a ilha de Creta - Civilização cretense - onde a fama de tourear já era conhecida.
  • A implosão da ilha e de todos os seus habitantes sem deixar rastro, não é uma prova mais do que evidente de duas coisas? Ninguém sobrou para contestar ou suportar a história de Platão; E que todas as civilizações têm um fim, porque se fixam nas aparências (a realidade sensível) e não na realidade imutável (a inteligível).

Não encontrei nenhuma referência a que a história de Atlântida fosse uma parábola de Platão, mas fiquei convencido de que só poderia ser. Jesus conhecia as obras de Platão que tinha vivido cerca de 480 anos antes. Dos 12 aos 30 anos não se conhece a história de Jesus nem de sua influência com a seita de Quram. Esta também conhecia os escritos de Platão cujas obras estavam, em cópia, em Alexandria. E, definitivamente, nossos ancestrais humanos da época de Platão eram realmente tão inteligentes quanto nós somos. Seus conhecimentos é que ainda eram restritos. Platão foi o terror da Igreja católica medieval e foi proibido de ser lido. Entende-se a razão: a fé não é uma razão e muito menos uma realidade inteligível: É sensível. O pensar era igualmente proibido, baseado na célebre frase sem sentido “faz o que te digo, não faças o que eu faço”. Ficou até nossos dias.

Rui Rodrigues


[1] Nos tempos modernos, votar em J.F. Kennedy porque é um homem “bonito”, ou em Lula que promete de forma simpática e paternal, ainda que não cumpra e desperdice mais do que está destinado ao povo do que o que lhe dá.
[2] Não esquecer que Platão era filho de famílias ricas e influentes, com contatos inclusive com Ciro, rei da Pérsia.
[3] Possível nome do qual derivou clitóris.
[4] Jesus também seria fruto de uma relação entre a mãe e D’Us. D’Us jamais faria uma coisa dessas com um homem tão santo quanto José, esposo de Maria.  A semelhança é originada da mitologia grega e romana em que deuses transavam com seres humanos. Algo como nos dias de hoje, extraterrestres transarem com “abduzidas”.
[5] O Oceano atlântico é assim denominado devido à Parábola de Platão sobre os atlantes, que habitavam a Atlântida por sua localização – se olhássemos apenas o superficial e não a alma de Platão.