Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As asas dos anjos




“Anjo[1] (do latim ângelus e do grego ângelus, mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, é uma criatura celestial – que, na generalidade, a maioria dos crentes das religiões fundadas na revelação bíblica acredita ser superior aos homens – que serve como ajudante ou mensageiro de Deus. Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas brancas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, por serem constituídos de energia, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude. Possuem influência sobre todo o plano orgânico e elementar, sendo assim eles têm como uma de suas missões ajudarem a humanidade em seu processo de evolução.
A palavra anjo deriva do latim, ângelus, e do grego, ângelus (γγελος), com o significado de mensageiro.
Segundo a Tradição Católica, são citados apenas três Arcanjos dos quais se saberia o nome: São Miguel (Quem como Deus), São Rafael (Deus Cura), e São Gabriel (Enviado de Deus). Os demais seriam invenções do povo, bem ou mal intencionado.
Afirma ainda que os Anjos não possuem maneiras de conhecer o futuro, possuindo sim uma inteligência muito mais desenvolvida que a nossa, podendo “prever” eventos que fisicamente poderão acontecer, visto que conhecem com precisão todas as regras físicas, como gravidade, densidade, velocidade etc.
Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de “anjos” os espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos arcanjos.”

E sempre, sempre, anjos descritos e esboçados ou pintados com asas. Anjos teriam o poder de voar... Todos os seres vivos que voam, têm peso, e as asas se destinam a “aliviar” o peso, de forma a que não caiam como pedras, sustentando-se no ar, flutuando no ar, locomovendo-se no ar.

Mas anjos não têm peso, por não serem seres materiais. Nem precisariam de asas para flutuar, locomoverem-se no espaço. Imagino também que, estando eu no fundo do oceano, a bordo de um submarino e precisando de ajuda do meu anjo da guarda, não seria possível a um anjo descer até o submarino usando suas asas. O anjo teria que transformar suas asas em barbatanas e seus pulmões em guelras... Porque não desenham anjos com barbatanas?

Com os progressos da tecnologia, e podendo o homem habitar até o espaço sideral, precisamos rever a descrição dos anjos e passarmos a defini-los como seres “anfíbios”.

Alguns anjos têm a forma de crianças aladas, outras de adultos. Eu prefiro anjas peitudas, vestidas sumariamente ou até nuas, com meias arrastão, bundinhas arrebitadas, chamando-me com olhares lânguidos, boquinha em “o” com batom cor de cereja...

Rui Rodrigues



[1] texto entre aspas "...."  foi extraído do site http://anjosdedeus.wordpress.com/significado-de-anjos/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.