Arquivo do blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

Chega de hipocrisia política - Basta !



Somos um lindo, belo, inteligente, empreendedor, progressista e rico País. Um país de negros, construído com mão de obra escrava negra e índia durante séculos, enquanto os senhores que tinham dinheiro – e, portanto, podiam empreender, fundar empresas, possuir terras a perder de vista– se deliciavam com os progressos da civilização ao poder da chibata, mandando seus filhos não bastardos para estudar na Europa. Possuíam as terras com o mesmo fervor animal com que possuíam as belas moças da senzala. Invariavelmente, estas carregavam seus filhos bastardos e mulatos como podiam. A hipocrisia não reconhecia o trabalhador negro como cidadão, os senhores das senzalas não reconheciam os filhos bastardos, os políticos governavam para os senhores das senzalas. Definitivamente, o governo não representava a sociedade e isso era tido como normal: Os brancos dominavam.


O tempo passou, e embora se constate que os governos – em geral - não representam as populações, ainda que sob o nome de democracia representativa, assistimos à continuação da hipocrisia como mola perversa da política, quer o governo seja socialista, republicano, democrata ou tenha qualquer outro nome pomposo e ilusório de forma de governo: o povo, a população, não está devidamente representada nos governos.Temos uma população constituída por cerca de 53,8% de brancos, 45,3% de pardos e negros, 0,5% de amarelos, com aproximadamente cinqüenta por cento de homens e 50% de mulheres. Nosso Senado, nossas câmaras de vereadores e de deputados não expressam esta realidade: a maioria é essencialmente de brancos, homens.  

Como sabemos vereadores, deputados e senadores, votam de acordo com as determinações dos respectivos partidos políticos, mas como estes são constituídos etnicamente? Além disso, quem representa então as etnias que constituem a nação brasileira?

Precisamos de menos hipocrisia para que nos possamos sentir representados, e fica a pergunta: A quem ou o que representam esses senhores brancos no governo?


Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.