Arquivo do blog

sábado, 17 de março de 2012

Um novo olhar pela arte rupestre





Um novo olhar pela arte rupestre.


As cavernas de Lascaux na França nos mostram pinturas de uma rara e sempre atual beleza artistica. Arte não tem idade, mas estas pinturas, do Paleolítico Superior, possivelmente obras de Cro-Magnons, têm aproximadamente 36.000 anos.

Muito se fala que foi pintada por homens que não iam caçar. Naquela época, os fracos não sobreviviam e os grupos não tinham mais de 60 a 90 indivíduos. A agricultura ainda não tinha sido descoberta. Assim, pressupõe-se que, extraindo a quantidade de menores de idade, anciãos e mulheres, deveria haver habitando nestas cavernas cerca de 20 homens adultos que invariavelmente saiam para caçar todos os dias. Passavam dias e noites caçando. Estes homens Tinham mãos duras e fortes que não se adequavam à pintura.

Como crianças não tinham desenvolvimento mental para pintar aquelas obras de arte e os homens estavam caçando, temos que procurar entre os anciãos e anciãs, e entre as mulheres como os autores daquelas obras de arte, salvo uma exceção: a de um artista a cada geração que as pintasse.

O mais provável é que essas obras tenham sido pintadas por mulheres no intuito de decorar as cavernas e incentivar os homens a saírem. Mulher não gosta muito de homem em casa o dia inteiro porque causa muita confusão. É o que ainda dizem!

Numa época em que prevalecia o matriarcado e se faziam pequenas estátuas de deusas e não de deuses, como a virgem da fertilidade da foto, não vi ainda em nenhum livro de arqueologia e paleontologia qualquer referência a que tais obras tenham sido pintadas por mulheres.

Foi certamente o mais provável, assim como mais provável foi que o curandeiro ou pajé, tenha sido sempre uma mulher que acumulava as funções de parteira. Quando homens fundaram religiões, excluíram as mulheres das práticas sacerdotais.

Rui Rodrigues

PS- meus olhares sobre a história, filosofia, etc, são baseados em lógica e probabilidades matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.