Um novo olhar pela
arte rupestre.
As cavernas de Lascaux na França nos mostram pinturas de uma rara e sempre atual beleza artistica. Arte não tem idade, mas estas pinturas, do Paleolítico Superior, possivelmente obras de Cro-Magnons, têm aproximadamente 36.000 anos.
Muito se fala que foi pintada por homens que não iam caçar. Naquela época, os fracos não sobreviviam e os grupos não tinham mais de 60 a 90 indivíduos. A agricultura ainda não tinha sido descoberta. Assim, pressupõe-se que, extraindo a quantidade de menores de idade, anciãos e mulheres, deveria haver habitando nestas cavernas cerca de 20 homens adultos que invariavelmente saiam para caçar todos os dias. Passavam dias e noites caçando. Estes homens Tinham mãos duras e fortes que não se adequavam à pintura.
Como crianças não tinham desenvolvimento mental para pintar aquelas obras de arte e os homens estavam caçando, temos que procurar entre os anciãos e anciãs, e entre as mulheres como os autores daquelas obras de arte, salvo uma exceção: a de um artista a cada geração que as pintasse.
O mais provável é que essas obras tenham sido pintadas por mulheres no intuito de decorar as cavernas e incentivar os homens a saírem. Mulher não gosta muito de homem em casa o dia inteiro porque causa muita confusão. É o que ainda dizem!
Numa época em que prevalecia o matriarcado e se faziam pequenas estátuas de deusas e não de deuses, como a virgem da fertilidade da foto, não vi ainda em nenhum livro de arqueologia e paleontologia qualquer referência a que tais obras tenham sido pintadas por mulheres.
Foi certamente o mais provável, assim como mais provável foi que o curandeiro ou pajé, tenha sido sempre uma mulher que acumulava as funções de parteira. Quando homens fundaram religiões, excluíram as mulheres das práticas sacerdotais.
Rui Rodrigues
PS- meus olhares sobre a história, filosofia, etc, são baseados em lógica e probabilidades matemáticas.
As cavernas de Lascaux na França nos mostram pinturas de uma rara e sempre atual beleza artistica. Arte não tem idade, mas estas pinturas, do Paleolítico Superior, possivelmente obras de Cro-Magnons, têm aproximadamente 36.000 anos.
Muito se fala que foi pintada por homens que não iam caçar. Naquela época, os fracos não sobreviviam e os grupos não tinham mais de 60 a 90 indivíduos. A agricultura ainda não tinha sido descoberta. Assim, pressupõe-se que, extraindo a quantidade de menores de idade, anciãos e mulheres, deveria haver habitando nestas cavernas cerca de 20 homens adultos que invariavelmente saiam para caçar todos os dias. Passavam dias e noites caçando. Estes homens Tinham mãos duras e fortes que não se adequavam à pintura.
Como crianças não tinham desenvolvimento mental para pintar aquelas obras de arte e os homens estavam caçando, temos que procurar entre os anciãos e anciãs, e entre as mulheres como os autores daquelas obras de arte, salvo uma exceção: a de um artista a cada geração que as pintasse.
O mais provável é que essas obras tenham sido pintadas por mulheres no intuito de decorar as cavernas e incentivar os homens a saírem. Mulher não gosta muito de homem em casa o dia inteiro porque causa muita confusão. É o que ainda dizem!
Numa época em que prevalecia o matriarcado e se faziam pequenas estátuas de deusas e não de deuses, como a virgem da fertilidade da foto, não vi ainda em nenhum livro de arqueologia e paleontologia qualquer referência a que tais obras tenham sido pintadas por mulheres.
Foi certamente o mais provável, assim como mais provável foi que o curandeiro ou pajé, tenha sido sempre uma mulher que acumulava as funções de parteira. Quando homens fundaram religiões, excluíram as mulheres das práticas sacerdotais.
Rui Rodrigues
PS- meus olhares sobre a história, filosofia, etc, são baseados em lógica e probabilidades matemáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato por seus comentários.