Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cinco Reflexões em 25 de abril de 2014

.
1.    Correndo com o mundo

Sempre tive a plena sensação de que o mundo corria mais do que eu, e que jamais o poderia acompanhar. Mas nunca lhe pedi para parar. Ainda corremos juntos, mas eu bem mais devagar. A revolução dos cravos foi muito bem vinda, mas se perderam na sua consecução. Socialistas e comunistas não sabem gerir capitais nem cidadãos, os capitalistas são ávidos, avaros e ambiciosos. O capital é amoral. Este ano os capitães de abril não participaram das comemorações conjuntas entre governo e população. Bom sinal. 

  


2.    Resista Sempre.

Não sei se entre meus amigos e amigas existem alguns que sejam "jovens" independentemente da idade... A juventude está na forma de pensar e não nos acessórios.

Nossos pais tentaram nos "encaminhar" na vida segundo sua forma de pensar. Nossos professores fizeram o mesmo. Nossas esposas e maridos tentam de forma suave ou mais agressiva nos impor sua própria forma de pensar. Os governos nos "enquadram" com suas leis, mas todos eles, desde os pais aos governos, erram tanto ou mais do que nós próprios.



Por isso, e apesar de toda e qualquer adversidade, resista sempre ás tentativas de lhe encaminharem sua personalidade, sua forma de agir, seus princípios, a menos, evidentemente, que se coloque à margem do que é justo, ético, moral, pelos princípios.

No entanto, não seja tonto ou tonta o suficiente para não perceber e reconhecer seus próprios erros. Um bom costume é analisar, de seus atos, os que lhe geram "certa angústia", logo após cometidos e fazer uma análise de consciência.

Então poderá julgar os outros, e não sofismar como Platão, afirmando "Só sei que nada sei", excessos de humildade são deficiência, soa a falso.

(Na foto, uma das mulheres é Madeleine Truel, peruana y heroína da resistência francesa) 



3.    O mundo realmente real da realidade... 

... É o que se vê e sente, prédios, casas, veículos, paisagens, pessoas, notícias, alegria e dor... O resto, mesmo existindo, está escondido, é ignorado ou foi esquecido e por isso “não existe”. Existe a Humanidade e a ahumanidade, assim como existe a moral e a amoralidade, mas tudo é como uma onda, ora em cima, ora em baixo, dependendo da hora em que se olha no espelho.




Olhe a foto do navio. O que lhe importa quando foi, quem está dentro dele se nem sabe quem são, o que são, o que fazem, se tiveram que vender algo para comprar a passagem ou se estão dormindo ou transando na cabine? Navio cheio ou vazio, nada existe lá dentro, exceto quando é noticia: O Titanic afundou! Quem se importa disso, hoje? 

Mas quem se importa com você deve ser importante. 


4.    Os bandidos e nós.

Bandidos devem ter milhões de "razões" para dizerem para si mesmos : "Eu estou certo, eu estou certo, eu estou certo...".O problema é que nossas opiniões não coincidem e bandidos geralmente não têm consulta marcada em analistas.



O estado deveria providenciar analistas para toda a classe política nacional.


   5.  Tenha muito cuidado em tudo que fizer...


As empresas não têm confiança no governo e tentam ganhar o máximo possível para acumular "gorduras" que lhes serão úteis quando chegar a rebordosa da inflação e do desabastecimento... Cuidado com as contas !!!!!

As empresas de transportes em geral, com a crise do aumento dos combustíveis, se viram como podem, e não podemos assegurar que continuem gastando em manutenção de veículos o que deveriam gastar: Aumentam os desastres!!!!

O governo precisa de dinheiro e esse dinheiro vem de impostos e de venda em leilão do patrimônio... As prefeituras, então, nem se fala, e as eleições estão chegando. Vão precisar de muita grana... Cuidado com o que lhe cobram, venda se for o caso, porque no futuro quando quiser vender, não haverá comprador... Daqui a uns anos, o mercado voltará a ser "comprador". 

Não adoeça nem morra!... Ou não há vaga para fazer exames médicos - o seguro saúde não segura nada, só nos larga na rua da amargura - ou na rede particular vai pagar os olhos da cara e o anelar anal... Não há "culo" que agüente... 

Se quiser falar contra alguém tome cuidado... Só a Marilena Chauí pode dizer que "odeia a classe média" sem ser indiciada por desrespeito às minorias, é uma "homo-socio-classes"... De resto todo mundo pode ser encrencado pelo Marco Civil, que soa a "Pedrada Cível".... 

E, sobretudo, não deixe cair o sabonete na prisão da delegacia nem em Bangu I, II ou III... é um perigo, porque a fila anda e nunca se sabe quem está atrás de você... 

A moral e a ética saíram de férias, Dona Prudência não foi ao enterro, e presunção e água benta não casam bem: A presunção se vende a quilo, a água benta é da represa vazia e lamacenta lá para os lados de S. Paulo onde falta água... 

® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.