Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Gregos, turcos, alemães, austríacos, e a discórdia...



Há muitos aspectos determinantes das tendências humanas, mesmo em função da natureza, que não são apenas geografia, economia e política...Nesse grupo se trataria de "aberrações" que em princípio não parecem se justificar, mas que tal como atratores na teoria do Caos estão agregando "massas" num turbilhão que não sabemos para onde iremos. Creio que sei: para mais um conflito mundial, quem sabe, sem fim bom para ninguém... 

É o caso da Grécia que pediu indenização da SEGUNDA guerra à Alemanha para fugir de uma dívida econômica provocada por seus próprios governantes. Embora pareça não haver relação entre os fatos, a Turquia recolheu hoje seu embaixador em Viena, a pretexto do reconhecimento do genocídio dos Armênios na PRIMEIRA guerra mundial. 

Grécia e Turquia estiveram seriamente envolvidas nestas duas guerras. A Turquia existia como Império Otomano na primeira guerra mundial quando houve o massacre de Armênios. (de 1 a 1,5 milhões de Armênios). O Império Otomano, imenso (incluía Líbia, Egito Servia, Herzegovina e outros) , foi desfeito após invasão dos aliados e surgiu a Turquia como reminiscência em 1922. Na segunda guerra manteve-se neutra mas alinhou ao lado dos aliados quase no final. 

A Grécia entrou ao lado dos aliados na primeira guerra mundial e participou na invasão da Turquia. Na segunda, neutra, foi invadida pela Alemanha e libertada pelos aliados. 

Agora, logo após o problema da Grécia em confronto com os alemães, surge o caso da Turquia que ao retirar seu embaixador da Áustria, parece aliar-se à Grécia contra a Alemanha, já que a Áustria e a Alemanha, de mesma língua, já através do Anschluss foi unida por Hitler á mesma causa da segunda guerra..

E não podemos esquecer a eterna disputa de influência na ilha de Chipre entre gregos e turcos. 



Há algo de “interessante” no ar... Ao qual certamente nem Russia, nem EUA nem China estarão alheios ....

http://www.lemonde.fr/europe/article/2015/04/23/reconnaissance-du-genocide-des-armeniens-la-turquie-rappelle-son-ambassadeur-en-autriche_4620893_3214.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.