Páginas
- Início
- Usos e Costumes
- A morte de Pancrácio.
- Vagabundeando pelo passado
- Repositório de algumas frases minhas no face book.
- Um momento de reflexão (Ou a re-história dos três porquinhos)
- O futuro próximo... (... é o do próximo)
- Reflexão sobre o momento econômico atual: (Ou da contra-informação na política econômica- desculpem os neologismos)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(264)
-
▼
abril
(20)
- Desse prato não comerei- O impeachment de Dilma
- Quatro páginas de história biruta
- Amanhã vai ser outro dia...
- Se Dilma falasse a verdade - Entrevista a prazo.
- Alô ?... Quero limpar as comunicações!...Alô ?
- O disco rachado e o Impeachment!
- O "COISISMO" do PT...
- Recado a Michel Temer - Presidente da Republica do...
- Brazilian process of Dilma Rousseff`s impeachment
- O Grande Golpe do PT e coisas de arrepiar
- Historia de uma semana agitada e ainda é sexta-feira
- Três avisos: Ao STF, para mudar o Brasil, e aos po...
- A ANGUSTIA DA DILMA
- A explicação sucinta do "golpe", ou a queda do PT.
- Ao ministro Marco Aurélio Mello
- Cronicas do Peró - O cantinho das Meninas
- O Canguru do Alquimista
- Burlesco acachapante, um primor de obra mórbida
- Como seria o paleolítico de há 1.700.000 anos...
- A "Transhumância" - um misto de Diáspora e transum...
-
▼
abril
(20)
sábado, 2 de abril de 2016
A "Transhumância" - um misto de Diáspora e transumância.
Quando mudam as estacões do ano, movem-se os rebanhos. Rebanhos precisam estar bem alimentados, tão bem quanto os seres humanos. Os rebanhos precisam de pastores para os levarem para as pastagens que se renovam a cada ano. A estes movimentos de gado se dá o nome de Transumância.
Seres humanos também precisam se alimentar bem para poderem trabalhar e dar trabalho a outros seres humanos. Por isso se movem de pais para pais, e a isto dão o nome de Diáspora. Humanos não precisam de pastores para fazer isso, e só o fazem quando - porque - são tratados como gado. Partem de suas terras em rebanhos, deixam o convívio, e o que deveria ser a proteção de suas nações.
Há transumâncias todos os anos, por toda a parte, mas são de gado e sempre há pastores que os guiam. Eu, por exemplo, não preciso de pastores que me guiem para o céu. Esse caminho eu já conheço. Podia até ser pastor, mas não quero. Preferia que algum alguém ou um rebanho deles me guiassem para um lugar seguro aqui neste planeta, mas não vejo onde.
Pensei ir para a China, ou Russia, mas os lugares são poluídos e as culturas muito diferentes. A Europa está sob pressão de atentados, o norte de Africa um caldeirão que estoura a todo o instante, o Oriente Médio ficou pequeno de tantos conflitos. Os mares são objeto de piratas de todos os tipos, desde os que caçam baleias, aos que cortam barbatanas de tubarão e depois os jogam ainda vivos ao mar, e não são piores do que os que assaltam navios em alto mar ou aliciam e transportam drogas e gente de um continente a outro. A America do Sul, foi tomada por oportunistas que se creem mais inteligentes do que russos, chineses e todos os que já passaram pelo comunismo, e o apresentam ao povo como solução para suas necessidades, mas que no fundo usam o poder da democracia para ficarem eternamente no poder. Não aprenderam nada de história.
Ainda há alguns lugares do mundo em que, havendo dinheiro para o transporte, para onde se possa "transhumanciar" como no filme Casablanca, ambientado durante o conflito da segunda guerra mundial,em que para se moverem do Marrocos para Lisboa, e dali para a America, era preciso ter dinheiro. Hoje não iria nem para a do Norte nem para a do Sul.
Parece que restam muito poucos lugares deste planeta para onde se possa transhumanciar tranquilamente e por lá ficar vivendo.
Rui Rodrigues
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato por seus comentários.