Arquivo do blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vida - O que nos move ?...

Da vila ao mundo.

Resultado de imagem para fornelos santa marta de penaguião

Corria o ano de 1949. Eu nascera em 1945, mas já corria também junto com o tempo pelas ruas de Fornelos, uma vila construída no talveg, a linha do cimo, de uma montanha entre dois vales, um com rio, outro com planícies mas sem rio. A aldeia parecia uma sentinela de casas paradas lá em cima, onde apenas a fumaça das chaminés na hora do almoço e do jantar parecia mover-se. Naquele ano a aldeia estava cheia de gente, falava-se em emigrar, havia crianças como eu pelas ruas, havia festas com bolos e doces nos largos onde haviam instalado mesas e cadeiras. Não entendia para que emigrar se a vida parecia tão boa para mim. Um dia nos mudamos para Lisboa e quando dei por mim novamente, estava no Rio de Janeiro. Habituado que fiquei, corri mundo. Mas teria sido por hábito. Porque passei a vida a trabalhar até  cansar, e porque me teria cansado?


Trabalhar, trabalhar, para quê? 


Resultado de imagem para alfaiatarias rio de janeiro 1968

Durante anos meu pai trabalhou todos os dias até tarde, virando noites. Para nos fazer sentir como era dura a vida, na noite de Natal esperava  dar meia noite, uma hora da manhã para fechar a loja, mesmo  sem fregueses desde as dez da noite, exceto um ou outro atrasado que não fazia a minima diferença no caixa já abarrotado até as algibeiras. A família inteira, a quem tinha ajudado, e que dependia dele por consideração, certo ano não o esperou para a ceia e em cada casa se fez sua festa de natal. Amava meu pai. E como! Mas um dia tivemos uma discussão e sai de casa um ano antes de me formar em engenharia. Fui trabalhar num Banco. Tive que dizer-lhe que na minha opinião deveria dedicar sua vida a cuidar dele mesmo, ir divertir-se, que não se preocupasse comigo. Foi isso que ele fez. Passou a visitar a terra Natal, Fornelos, de dois em dois anos. A discussão fez-nos muito bem! Segundo conta o irmão dele, meu tio Miguel, chegou a fretar ônibus para pagar almoços a amigos na terra. Ele lhes mostrava que saíra de lá por não poder "crescer", progredir, mas que agora tinha tanto ou mais dinheiro que eles, podia mais. A família estava definitivamente dividida em "casas", meu tio voltou para Portugal mas não para Fornelos. Foi para o Algarve. Pessoas que se conhecem convivem por necessidade, raramente apenas por amor. O que se desconhece parece sempre mais acolhedor. Parece! O que se conhece é sempre mais crítico, ou se critica mais. A crítica afasta!


Em 1975 os socialistas tomaram o poder... As aldeias estão ficando vazias, as propriedades passam para as mãos de estrangeiros, meu pai faleceu e não sabe nada disto. Morreu com outras tristezas na alma. O interior de Portugal também morre. De cerca de onze milhões, espera-se que haja apenas sete milhões e meio em 2050. Desta forma, as casas e as propriedades vão sobrar para todos. Meu pai vendeu necessidades e alegrias. Provavelmente ninguém se lembra porque por idade e outras fatalidades, já morreram. Os que não conviveram com ele não ganham nada em saber, e o que se conta nem podem entender, porque o pensamento é outro.         

A vida em 2016 
Resultado de imagem para morada do sol botafogo
Para quem nasceu recentemente, correrá como eu junto com o tempo que sempre trás novidades, e com as quais temos que conviver. Sempre arranjará um jeito de sobreviver e com um pouco mais de sorte, de viver. Para quem não vê muito longínquos horizontes, como eu, sente-se um pouco nostálgico... Quem passará, por exemplo, em frente ao conjunto de edifícios da Morada do Sol em Botafogo no Rio de Janeiro, na Aciaria e Lingotamento Continuo da Usiminas em Ipatinga; no edifício sede da Embratel em Porto Alegre; na mina de Cobre, mineroduto e porto de Los Pelambres no Chile; ou na mina de carvão de El Cerejón na Colômbia, e tantas outras obras, e perguntará se eu participei destes projetos como engenheiro, e qual foi a minha participação? Nem saberão que existi. E pensando bem, não teriam porque saber. Vivemos para nós mesmos e para a família e amigos enquanto existimos. Quem gravou seu passado em pedra nem sempre falou a verdade. A história do passado, mesmo a nossa, quase nunca tem a importância que lhe damos. O que não se pode, nem deve, é viver para "mostrar" aos outros alguma coisa num mundo em constante mutação, ou levados pela saudade de tempos que passaram. Viva sua vida, tente tornar-se independente antes de envelhecer. Reserve dinheiro para sua própria aposentadoria e mesmo assim nada é certo! E não esqueça: A terra, isso mesmo... A terra e o que se vê na paisagem nos ama. Fazemos parte. Mas nada nem ninguém nos ama mais do que a 
família e nós mesmos.

Rui Rodrigues

Hoje Portugal é uma nação "global", os habitantes escravos do trabalho proporcionado por capital estrangeiro. A politica é apenas uma encenação para o domínio das populações.

Veja nos links abaixo sobre a desertificação do interior de Portugal, e no fundo, sobre a descaracterização como nação particular.   https://www.youtube.com/watch?v=7ykTR1PsbzQ 
https://www.youtube.com/watch?v=Zu2LYP69_KE  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.