Arquivo do blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Receita do Rui: "Bôla de Pizza"


Imagem relacionada


Numa visita de férias a Fornelos de Santa Marta de Penaguião, minha terra Natal, fiquei em casa de minha tia-avó "Candidinha" que vivia com a irmã numa casa perto da "Mitra", quase encostada no "Largo do Terreiro". No Largo do Etreido acho que não era. Uma família que vivia em frente, não me lembro porque razão, me incluiu num convite para cear uma "Bôla de carne". 

Foi no Brasil, bem mais tarde, por mais incrível que pareça, que conheci a pizza. Não foi na Europa! Hoje juntei as duas!!!

1- A massa

Farinha de trigo 4 partes, fubá 1 parte, fermento em pó proporcional(duas colheres de sopa), um ovo batido inteiro, um copo de azeite. A proporção de trigo e fuba não é muito importante porque depois de mexer tudo, com mais ou menos um copo e meio de água, deve juntar-se farinha até a massa ficar molenga mas não grudar na mão. Amasse um pouco e divida em duas partes.   

2- O recheio 

- Linguiça calabresa cortada em rodelas, 
- Uma sobrecoxa de galinha cozinhada com um cubo de caldo de bacon, cebola e alho picados, pouca água, meio copo de vinho. A sobrecoxa deve ser cozinhada sem deixar evaporar o molho que fica grosso.
- Queijo ralado
- Orégano
- 4 azeitonas pretas
- Pedaços de pimentão 

3 - O preparo    

Imagem relacionada3.1- Passe margarina no fundo da forma grande de pizza. Com a mão, espalhe metade da massa de forma a cobrir toda a forma. 
3.2- Disponha as rodelas de calabresa, o queijo ralado, o orégano, a galinha desfiada com o molho, os pedaços de pimentão.
3.3- Espalhe o resto da massa por cima da outra, fazendo pressão nas beiradas para "fechar"
3.4- Leve ao forno a mais ou menos 250 graus por cerca uma hora ou quando a pizza "amorenar" ou dourar...


4- Os finalmentes

Com vinho tinto, claro, servida com folhas de alface crespa respingadas com "aceto" e companhia. Curta a companhia. Arriba a saia, depois acoitem-se!!!!

Ah... Pode fazer do seu jeito, trocar ingredientes, de companhia...

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.