Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A natureza da bipolaridade e as sociedades humanas



A natureza da bipolaridade e as sociedades humanas

Ainda a propósito da morte do amigo Geraldo Monteiro[1]


Temos a salutar “mania” de classificarmos tudo o que vemos. Sem essa classificação ficaria impossível definirmos o universo em que vivemos e tudo o que contém. Da mesma forma, costumamos classificar, de forma automática, o que é “bom” e o que não o é, pelo menos para nós mesmos, o que é agradável ou não. Dizem que masoquistas costumam gostar do sofrimento, sendo este bom para eles, detestável para os demais. Cada planta tem seu tipo de folha, embora todas elas cumpram a mesma função, e a alta porcentagem da “raça” amarela no meio de tantas outras deste planeta, não faça dela uma espécie diferente de homo sapiens sapiens. Todas as folhas são normais, todas as raças são normais, e bipolaridade é uma classificação do comportamento de uma porcentagem dos seres humanos avaliada em cerca de dez por cento pela OMS - Organização Mundial da Saúde. Mas no fundo, todas as folhas têm seu grau de semelhança em relação às demais, todas as raças são semelhantes às demais, e o que se classifica como “doença” da bipolaridade, antes conhecida como doença maníaco-depressiva, tem seu grau de gravidade. Parece provado que pode haver uma relação de origem genética, e que na maioria dos casos se manifesta por volta dos trinta anos de idade.
Parece que podemos concluir que até o  aparecimento dessa doença devidamente identificada e catalogada, poderia ser confundida com qualquer outra. Deve haver um ou mais “gatilhos” que a deflagrem. De forma latente pela herança genética, ou por causas relacionadas com a vivência do indivíduo, algo faz deflagrar as características que permitem a classificação de um indivíduo como bipolar.  Bem a propósito, a partir de 1992 adotou-se a CID, e a mais recente é a CID-10 [2], que permite classificar através de códigos com até seis dígitos, todos os tipos de doenças de acordo com a sua morbidez, causas, circunstâncias sociais, sistemas de reembolso, etc. Assim, a comunidade internacional pode fazer seus estudos e estatísticas, de forma integrada. Para o transtorno bipolar, o código definido é o F31 que vai de F31.0 a F31.9, de acordo com a seguinte etimologia[3]:

CID 10 - F31   
Transtorno afetivo bipolar
CID 10 - F31.0   
CID 10 - F31.1   
CID 10 - F31.2   
CID 10 - F31.3   
CID 10 - F31.4   
CID 10 - F31.5   
CID 10 - F31.6   
CID 10 - F31.7   
CID 10 - F31.8   
CID 10 - F31.9   

 
O transtorno bipolar caracteriza-se pela variação extrema de humor exaltado e depressão, em vários graus de gravidade que variam de pessoa para pessoa, e de estado para estado de cada indivíduo. Atribui-se o deflagrar desses estados ao estresse, mas se procuramos um “gatilho” para que a doença apareça, temos que buscá-lo nas causas que originam o estresse.

Em outras palavras, o indivíduo é absolutamente saudável enquanto não se vê submetido a um forte estresse, e parece que o estresse não é uma doença, mas um estado mental de atenção relacionado com a sensibilidade humana e animal em geral. O estresse é benigno, porque nos coloca num estado de atenção máxima perante o perigo: ou lutamos ou fugimos. Nosso corpo adquire um comportamento específico nessas oportunidades de perigo, preparando o corpo exatamente para a luta ou para a fuga. O tratamento mais eficaz da “doença” parece ser a eliminação das causas do estresse, normalmente com origem no lado social da humanidade. Talvez o ser humano bipolar seja mais sensível do que os demais para as “injustiças” sociais, mas destas, os governos cuidam pouco. Uma boa fonte de pesquisas seria o estudo do aumento ou diminuição – provavelmente o aumento – destes casos em épocas de crises econômicas e sociais.  Governos fazem propaganda para diminuição do consumo de cigarros para melhorar a saúde pública. Sociedades deveriam fazer propaganda para que os governos melhorem as condições do social também para diminuir as doenças, mas sob este aspecto, cidadãos e governos parecem estar muito longe um do outro, em patamares diferentes, estados diferentes de atenção. A comunidade internacional em geral cuida da doença, mas não tanto das causas da bipolaridade.

Numa síntese muito particular do que se entende por “bipolaridade”, parece ser um estado psicológico decorrente de situações de estresse que ultrapassam a capacidade do indivíduo para as superar, alternando fases de euforia e depressão de acordo com a sua “esperança” de atenuação das causas do estresse, ou do temor de seu recrudescimento, conforme “avaliado” pelo seu subconsciente.

Abraham Lincoln, Agatha Christie, Britney Spears, Cary Grant, Buzz Aldrin - o astronauta, Edgar Allan Poe, Ernest Hemingway, Sigmund Freud, Elizabeth Taylor, Vincent van Gogh , Charles Chaplin , Winston Churchill, dentre muitos outros, eram portadores da doença.

Aos especialistas, e aos investigadores que procuram solução fundamentada para suicídios, a palavra.

Rui Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.