Arquivo do blog

sábado, 29 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo




Feliz Ano Novo

Tá! E daí? Quando deverei realmente comemorar um novo ano? Qual a data mais apropriada? Parece que há diferentes formas de contar os anos e muitas datas de transição de um ano para o outro. Criado em meio católico semipraticante e não praticante, já não sou nem uma coisa nem outra e muito menos cristão. Por isso não vejo porque comemorar o ano novo na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte.












O povo judeu já vai no ano de 5.772 e a partir de 17 de setembro de 2012, entrou no ano seguinte, ou seja, 5.773. Trata-se de um calendário lunisolar [1] baseado na criação de Adão numa quinta feira (Yom Shishi) ao por do sol, sete de outubro do ano 5.761 AC. É um calendário cheio de ajustes, complicado até de calcular para quem não está habituado. Os anos são calculados no ciclo solar, e os meses no ciclo da Lua. De vez em quando se adiciona um mês mais ao ano para que sempre o equinócio da primavera caia no mês de Nissan.








O calendário islâmico [2]é lunar. Inicia-se com a Hégira, dia da fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho do ano 622, uma terça feira. Também precisa de ajustes porque é onze dias mais curto do que o ano solar. Cada mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Em 2012 comemorou-se o ano de 1473. Como todos os dias feriados variam durante o ano, acabam por cair em todas as estações do ano.









Os chineses têm um calendário lunisolar [3] muito parecido com o judaico. Desde 23 de janeiro de 2012 estavam no ano 4.710. Como forma de coadunar o ciclo solar com o lunar, a cada oito anos acrescentam 90 dias ao calendário ou cerca de dois ciclos lunares. Como precisamos de uma “data fixa”, por pura preguiça, este calendário também não deveria servir para o propósito de comemorar a passagem do ano.





Poderíamos estender-nos na descrição de outros calendários, mas ao que parece existem no mundo mais de 40 calendários em uso [4]. A impressão que se tem é a de que “devemos pertencer” a uma sociedade em especial que tenha um calendário especial, de forma a nos identificarmos com essa sociedade. Esquecemo-nos do panteísmo, da humanidade como uma sociedade única sem descriminações nem favoritismos, mas se temos que respeitar, como democratas, é o direito de cada sociedade escolher a data que mais lhe convém para comemorar a passagem do ano, nunca esquecendo que, como o dia tem 24 horas e alguns minutos a mais, no dia da passagem do ano, por exemplo, no mundo muçulmano, com diversos fusos, a passagem é comemorada em horários diferentes.
Enquanto não houver um consenso no mundo, escolherei em particular o dia 08 de setembro às 23:55 a data de passagem do ano, e para atribuir um número lógico de anos, escolherei o dia oito de setembro, no horário indicado, do ano de 1945, que foi exatamente quando dizem que nasci, porque eu estava presente, mas não tenho a mínima consciência de que seja realmente verdade. Nem o horário, porque não houve unanimidade nas respostas a consulta que já fiz. Por outro lado, comemorarei a data de passagem de ano do país em que eu estiver, em solidariedade, mas porre mesmo, de champanhe de bolinha, só na data de meu aniversário. Comemorarei em 2013 o ano 68 de minha era.

Saúde!... E Feliz dois mil e quinze na passagem de 31 de dezembro para 01 de janeiro, ou em qualquer data em que o esteja comemorando. Na verdade, deveria ser comemorado na data de seu aniversário...

(originalmente este texto foi postado neste blog em 2012 para o ano de 2013)

Rui Rodrigues







2 comentários:

  1. muito rica a sua visão e o que nos informa.boa a de iniciar o seu ano na data de seu aniversário.lógica até!só espero que não tenha aquele fogos absurdos.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sem fogos, rúcula... Feliz ano novo seja você quem for, esteja onde estiver, comemore quando comemorar...Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Grato por seus comentários.