Arquivo do blog

sábado, 23 de novembro de 2013

O melhor Partido Político.

O melhor Partido Político.



O melhor partido político é o que agrada à maioria da população por consciência e não por emoção ou facciosismo, e possa ser entendido como equilibrado. Dito assim pode parecer vago, mas vejamos o que isto quer dizer:

  1. Se apenas houvesse na política a filosofia do Socialismo e a do humanismo, eu seria humanista, e não socialista. Somos humanidade num sentindo amplo e socialismo nos sugere sociedades em particular. O Brasil é composto de muitas sociedades e se não existissem outros países neste planeta, a humanidade seria representada por todo o povo brasileiro. É apenas um exemplo, e creio que é melhor para todos nós que tenhamos bastantes partidos com “H”, por exemplo, Partido Humanista Brasileiro, mas incrivelmente, não temos nenhum... Nisso todos os partidos políticos estão certos: Nenhum deles é humanista. Todos são “particularistas”, socialistas, e quando alcançam o governo, beneficiam apenas aquelas sociedades “particulares” que os elegeram. Esses partidos não são maioria mas são apenas os que momentaneamente, por uma década, talvez, estiveram, estão ou estarão no governo.

  1. A “humanidade nacional – ou Humanidade brasileira” é uma noção que tem que vir a substituir a de “sociedade (nacional)”, porque esta particulariza e precisamos viver de forma solidária, em conjunto, socialmente, sim, aceitando as diferenças de cada um, mas como uma humanidade nacional, que pode conviver em paz e cooperativamente com todas as sociedades e humanidades nacionais dos outros países. Assim, e apenas como exemplo, vemos partidos cujas siglas diferenciam grupos sociedades, particularizando a sua religião. Não temos partidos como, por exemplo: “Partido Socialista muçulmano” ou “Partido Capitalista Judeu”, ou “Partido Ecumênico Ateu”, aliás, nenhum dos partidos se diz declaradamente “Capitalista”, embora todos eles não prescindam de capital para a propaganda com que pretendem se eleger, nem dos salários que lhes permitirão sobreviver. Já é um sintoma de que não estão sendo sinceros e nos leva a crer que alguns deles sabem que jamais elegerão alguém importante na política, e existam apenas para garantir verbas de certa forma pessoais, porque servem basicamente para lhes manter os salários, um estilo de vida, e mesmo que elejam um ou outro vereador, deputado, senador, são vozes vencidas porque são extremamente ínfima minoria.
Ateus costumam ser os mais pacíficos e ecumênicos habitantes deste planeta. Jamais tentaram impor sua falta de religião, jamais pegaram em armas para impô-la e nunca mandaram ninguém para fogueiras, antes de, convenientemente, lhes expropriar os bens. Partido bom é o que não tem religião, ou é extremamente ecumênico, permitindo todas as outras sem beneficiar nenhuma delas em particular. Religião é coisa de cada um, e existem centenas de religiões.


  1. Presidentes, Reis, ditadores, primeiros-ministros, líderes populistas e outros cargos de mesma força política, como Ayatolás, Secretários-Gerais, detêm um poder praticamente ilimitado, porque para certas questões como a declaração de guerra, nem precisam consultar a população. Isso é fruto de democracias, regimes, filosofias políticas de representatividade: Os políticos dizem que representam o povo e este obedece. Nada lhe é perguntado. Divergências são contidas por forças armadas leves ou pesadas, ou mesmo destrutivas.  Há uma ilusão, generalizada, que vereadores representam os cidadãos junto a deputados e senadores para defendê-los. Evidentemente que é um tipo de trapaça: Os vereadores são indicados pelos partidos políticos, são representantes destes, Na verdade, quem manda mesmo nas nações são os partidos políticos que se entendem entre si usando de todos os meios “democráticos”. O povo é a vaca do leite. Leite é dinheiro. Com ele se compra queijo.



  1. Aqueles partidos com ranço comunista da década de 60 são povoados por cidadãos que não gostam de dinheiro. Não sabem como usá-lo, como mantê-lo. Acham que tudo deve ser dividido irmãmente.  Dividido sim, irmãmente nem entre irmãos. Dos cerca de 90 países que já foram comunistas neste planeta, só restam dois, dominados por dois líderes que mais parecem amantes da boa vida de palácio com poder e sobremesa, do que filósofos políticos. Hoje têm medo de perder o poder e virem a serem julgados sumariamente em público pelas mortes que já provocaram em nome de um sistema político que impõe ao povo uma filosofia a ferro e fogo, como o fizeram Mao Tse Tung e Stalin, por exemplo. E o que é o capital senão cupons de regime comunista que em vez de distribuírem a carência, a falta, distribuem o que podem e esteja disponível – e há muita disponibilidade – para quem trabalha e tem seu salário? Se não se pode viver como rico, viva-se como pobre, mas cuidado... O capitalismo extremo é mais danoso ainda do que o mais leve dos comunismos, e não existe comunismo leve. Partido bom é o que promove o capitalismo, mas o mantém dentro de padrões humanistas. Juros altíssimos é usura. Quem não sabe disso? No entanto há países que se dizem socialistas e apóiam o capitalismo extremo. São partidos oportunistas, de ocasião, de arribação. Daí ao totalitarismo é um passo. Depois haverá choro e ranger de dentes entre os militantes, mas será tarde: Estarão sendo explorados e quem tinha dinheiro já abandonou o país. Fica o nada para dividir entre todos...

  1. Partido bom, é um partido humanista, participativo, de comportamento ecumênico ou ateu, que saiba gerir o sistema produtivo, baseado no capital.

Se desejar saber o que é um sistema participativo, viaje até a Noruega, a Finlândia, a Suécia, a Suíça, a Islândia que são de democracia participativa onde até as constituições foram votadas popularmente item por item... Ou até a Alemanha, a Espanha, a Itália, Portugal, a Rússia, a China, a França... E escute as suas reclamações. Eles sabem o que é “partidarismo”, “socialismo”, “comunismo”, desperdícios de capital por aqueles que amam o dinheiro e se dizem comunistas ou socialistas... Amam o dinheiro dos capitalistas e o distribuem desirmanadamente enquanto o há disponível.

Para maiores detalhes, consultar http://conscienciademocrata.no.comunidades.net/


© Rui Rodrigues  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.