Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Paris era uma festa, o Cosmos é uma algazarra.

(Sobre a foto: Marcelle Bourliau et Jean Dary, patinage au Tir aux pigeons, Paris 1917
Imagine-se, por exemplo, em 1917. Sim... Você mesmo(a)...

Primeira guerra mundial. Tempo frio, o rio congelou. Local, Lago dos Patinadores do Tiro aos Pombos, Bosque de Bolonha. coração de Paris. A foto é de combatentes que tiraram férias de batalha. São amigos, a foto é para a posteridade, servir de lembrança para o futuro enquanto se viver. Filhos e netos veriam as fotos. Pode ser que sim, pode ser que não. Pode ser que alguns não tenham voltado da guerra. Pode ser que não haja descendentes.

Imagine-se num local nessa data, de arma esportiva na mão, saído de uma guerra, divertindo-se dando tiros...... Um gaiato escondido solta um pombo que sai voando, e você atira para matar, penas voando pra tudo que é lado... Depois soltam outro e outro e outro, e mais outro e de-lhe pombo!... Tomam um conhaque Napoleon, e depois patinam...
Quem não transou nas rias e morreu depois na guerra, morreu triste...Filhos também podem perguntar: - Pai...Como foi que eu nasci? Ou então: - Mãe... Porque foi que eu nasci?..E ha tantas respostas, que apenas os que não nasceram não poderão obter. Por vezes fica impossível esconder e fala-se a verdade. Disse o poeta Fernando Pessoa que "tudo vale a pena se a alma não é pequena" e ficamos embevecidos... E se a guerra não valeu a pena, as almas dos que se envolveram eram pequenas, e pequenas eram as almas que atiravam nos pombos porque também atirar neles não valia a pena. 
Esta postagem não é paga por solicitação da Associação Columbófila, "Os Amigos do Bosque de Bolonha"... Mas uma esperança para o que vale a pena.
Vai mais além, mas por aqui mesmo!... Vamos.. Pergunte-se e pergunte-lhes! Pergunte o que nunca se atreveu a perguntar. 

Paris era uma festa, disse Ernest Heminghway o Cosmos 
é uma algazarra que vale a pena.

(A foto não tem nada que se relacione com este texto. Serviu apenas de catalizadora de pensamentos.) 


® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.