Arquivo do blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Como chegar ao sucesso em três páginas.



Como chegar ao sucesso em três páginas.
(desde os... Princípios!).


Há quem se esforce para chegar ao sucesso, um caminho sempre difícil e cheio de perigos. Há que arriscar muito, muitas vezes tudo o que se tem. Dos que tentam, os medos deixam muitos destes pelo caminho. O desconhecimento, outros tantos, a falta de confiança em si mesmo, outros tantos mais... E são muitos os fatores que nos impedem de chegar ao sucesso. Até a falta de “sorte”, ou a presença do “azar” têm contribuição importante, e há quem reze. Destes, muito poucos o atingem, e se fizermos um estudo sobre as probabilidades, veremos que rezar, ter sorte, e qualquer fator que dependa do imponderável, não influi no sucesso a ponto de serem uma referência para quem o desejar.

Lembre-se sempre que o sucesso é algo muito difícil, como que uma série de gavetas, cada uma delas diferente, que devem ser abertas. A última que conseguir abrir, mantendo sempre as demais abertas, dar-lhe-á a chave da gaveta final: Abra-a e verá o sucesso, com enorme onda de satisfação.

Vejamos dois exemplos de sucesso, sob o mesmo título, e suas características.


O Universo e a Terra

Quer lugar mais improvável de existir, onde tudo parece não estar quieto, sempre mudando, em conturbações tão violentas que números astronômicos de artefatos atômicos explodindo ao mesmo tempo, no mesmo lugar, não conseguiria nos dar uma mais mínima idéia da sua potência e alcance? Pois é um caso de sucesso contra toda a probabilidade de “não existir” desde o começo, sem ser necessário que imploda, como nos demonstra a Astrofísica. O Universo existe, é um sucesso e contém, dentre muitos possíveis, um planeta muito especial onde tudo deveria dar errado e está dando certo: A terra e a vida que contém. Evidentemente, como “cada cabeça, cada sentença”, cada um de nós pode pensar que, se fosse Deus, faria um Universo diferente e um planeta Terra diferente. Podemos ter certeza de antemão que não daria certo: Todas as leis estão interligadas de forma a que “deu certo”, e algumas nem conhecemos ainda. Ao alterar algo, mesmo que achemos sem importância, nessas leis, determinaríamos o fim de tudo, ou até a sua inexistência desde o princípio. Um dos fatos mais relevantes é a necessidade de se ter que matar uma ave, uma planta, um peixe, um mamífero, para nos alimentarmos. É um mundo tão violento e tão sutil, que para uns viverem bem, cometem crimes torpes como a corrupção e a sonegação, matando assim, de forma indireta, os que são explorados, os que se vêm privados do mínimo necessário para viver porque as verbas são insuficientes.

O “dar certo”, ter sucesso, não implica em que tudo tenha que funcionar perfeitamente segundo o que imaginamos que “deveria ser”. Está provado. E na natureza nada se cria, nada se perde, mas tudo se transforma. Pensar é uma prova de que existimos. E temos um exemplo ainda mais perfeito – se for possível que algo seja mais perfeito do que o Universo e nosso planeta Terra, como veremos a seguir:


O homem e a mulher – Melhores exemplos de sucesso que conhecemos.

Somos, dentro de nossa imperfeição, os seres mais perfeitos que se conhecem atualmente neste nosso Universo, neste sistema solar, neste planeta. Somos uma fábrica perfeita de criar energia. Matamos para comer – ou alguém assume essa responsabilidade e a esses lhes pagamos o que nos disponibilizam – no s alimentamos criando energia para nos movermos e até voarmos, submergirmos, e temos pequenos setores fabris que expulsam do corpo todas as substâncias nocivas que ingerimos e que nos prejudicam. Essas substâncias fedem geralmente, mas já conseguimos descobrir a química dos perfumes com que besuntamos o corpo para não criarmos má impressão nos próximos e nas próximas. Muito antes da descoberta da informática, já possuíamos um sistema virtual que nos permite conhecer o entorno próximo em que vivemos: Os olhos, os ouvidos, a boca, o nariz, a pele e o cérebro fazem esse trabalho “limpo”. Com todo o progresso ainda não conseguimos criar na Net a função do olfato e do tato. Mas temos todo o tempo do mundo para resolver este e outros pequenos problemas de nossa existência. Temos tempo como humanidade. Como indivíduos, individualmente, nosso tempo já está acabando. Não veremos muitas coisas maravilhosas que o futuro nos reserva.

Seríamos um sistema perfeito do tipo “moto perpétuo” – que se basta a si mesmo eternamente - não fosse uma lei que nos impede de viver eternamente: Tudo o que nasce morre, sem exceção alguma. A maioria de nós morre por “falência múltipla dos órgãos”. Nem há lógica numa transposição física de um corpo humano ascendendo aos céus, numa viagem sem proteção adequada. Ainda mais, a distâncias tão grandes tanto quanto distam os mais próximos planetas que conhecemos com possibilidade de vida tal como a conhecemos, e para se ir ao “céu” a que os livros se referem, o que se faria com um corpo como o nosso por lá? Ponhamos então os pés na Terra, e pensemos como chegar ao sucesso, mas que esse “sucesso” seja tão simples como sobreviver. Sobreviver na vida como ser continuamente vivo, como dono de uma empresa, como amante num relacionamento amoroso, como parte de uma família, como estudante de um instituto de ensino. Vamos ao sucesso antes que nossa vida se acabe. Urge, porque o tempo é curto.


A definição de sucesso

Sucesso depende da ambição. Não apenas dela, mas é o ponto de partida. Muita ambição, desejo de sucesso muito grande. Pouca ambição, pequeno sucesso. Nenhuma ambição, e o sucesso passa a ser sinônimo de imperialismo, capitalismo, e vira-se comunista o que não é verdade, como generalização, mas é o que se constata na maioria dos movimentos sociais e partidos políticos quando se trata de sucesso financeiro. No entanto, como sucesso é um termo generalizado, e este texto se destina a esse mesmo processo geral, há uma receita que pode garantir pelo menos um fôlego e um risco de iniciar a trilha do sucesso, que realmente valha a pena o enorme risco. Vejamos o que é necessário:

  • Ambição – Como já vimos, é o primeiro passo para o sucesso. Podemos ter muita, pouca ou nenhuma ambição (no sentido de desejo de atingir o sucesso em determinado alvo). Cuidado com os demais fatores. Só ambição é uma temeridade que sempre acaba em fracasso, e sem ambição não chegamos a luar nenhum que valha a pena. Não se esqueça nunca: Ter sucesso em tudo é ambição demais que a vida neste planeta não suporta e odeia. Não conseguirá. Nosso cérebro ainda não está desenvolvido suficientemente para isso, e só por acaso acontece, mais como fruto aleatório de probabilidades, desde que se caminhe adequadamente no processo dos demais fatores de que depende.

  • Determinação = Ingrediente que não pode faltar. Não se pode trilhar o caminho do sucesso e a determinada altura, até por falhas em nós mesmos, desistirmos porque desanimamos. Temos que ter esse foco, essa determinação e seguir até as últimas conseqüências, apesar de todas as adversidades.Sem nunca desanimar. Depois de um dia ruim, ou dois, ou três, os bons dias surgirão.Não há mal que não se ature nem bem que sempre dure. Mantenha sempre o seu foco. Jamais se desvie dele.

  • Conhecimento – De acordo com o seu alvo de sucesso, você deve ter o embasamento necessário, não apenas do tema em que ele se insere, mas também de outros fatores, como conhecimento do comportamento humano, dificuldades gerais, índice de competição. Não adiantaria, por exemplo, tentar o sucesso numa empresa de venda de lingerie, ou de sapatos masculinos, se não entende nada do ramo, e entender, não é apenas passar pelas vitrines e saber o que é bonito e está na moda. È preciso conhecer o mercado, contabilidade, ter senso comercial, ter liderança com seus empregados, conhecer um pouco de planejamento. E não só. No caso de relacionamento de casais, é necessário que se conheça um pouco da mente humana, se tenha experiência, senso de humanidade e de solidariedade, sem o que certamente poderá ter sucesso, mas de curta duração. Precisa estudar. Estudar, estudar, conhecer. Sem o conhecimento todas as ações serão baseadas no “achismo”.

  • Perfil – Honestidade, principalmente com você mesmo (a) é fundamental. Enganar-se é muito fácil, mas não durante todo o tempo. Desengane-se antes que seja muito tarde e seu projeto de sucesso dê em nada, mas não o faça baseado (a) apenas no sentimento e sim no conhecimento. Enganar os outros até pode, mas não creia que os enganará de forma permanente. Um dia, um de seus conhecimentos se desenganará e tudo poderá ruir como acontece com peças de dominó: Falta de confiança de um em você, que espalha para outro e este para outro, até que seja considerado (a) como lixo. Não confunda isto com “competição”, embora os dois aspectos possam estar intimamente ligados. Separe todos os aspectos e analise separadamente. Depois use sua “visão global” para gerar uma conclusão.

  • Apresentação pessoal, vaidade e ponderação - Vamos aos extremos: Preparar-se para o sucesso vestido (a) como mendigo (a), não gerará a empatia suficiente, nem deixarão que se aproxime da fonte de sua meta. Pelo contrário gerará um processo de rejeição. Apresentar-se com roupas não condizentes com o cargo que almeja, ou para agradar à mulher que deseja, são uma catástrofe porque geram temor de competitividade. Todo o processo de diálogo se desenvolve em função de um primeiro “julgamento psicológico” mútuo, das partes envolvidas. Seja ponderado (a) e controle o seu íntimo. Antigamente se dizia que ao nos controlarmos, falsificávamos o nosso perfil. Na verdade, o adaptamos às circunstâncias, assim como quem usa perfume para não cheirar mal. Quer ser o rei ou a rainha da cocada? Faça-o de forma reservada em sua casa, em frente a um espelho e dê vazão à sua fantasia. Lá fora, o mundo é real e não se coaduna com o virtual a não ser quando se fantasia para passar o tempo. Limpeza e asseio, sempre, são tão fundamentais como ser verdadeiro (a).

  • Senso político e liderança – Para se ter sucesso, há que ter liderança. Para se ter liderança, há que se ter enorme senso político. Umas amizades não fazem nada mal, embora não seja essencial. Esta humanidade ainda reconhece o mérito próprio e costuma mandar convites. Escolha os que estiverem na sua linha para o sucesso, e dentre estes, o melhor ou mais conveniente. Olhe sempre para o futuro, absolutamente sempre, todos os dias. Tudo muda de um dia para o outro, e há que se adaptar, pensar rapidamente, decidir sem arrependimentos.

  • Outras necessidades – Acima estão as principais, mas mesmo sendo efetivo (a) em todas elas, tudo pode ir por água abaixo se lhe faltar, por exemplo, disponibilidadecapacidade de ouvir e entender os outros, mesmo que pareçam ser de somenos importância, e senso de oportunidade, como exemplos. Há muitas outras, tantas, que somente um tratado universal do sucesso poderia abordar. Por enquanto, e para começar o cominho do sucesso, já se disse o absolutamente imprescindível. O que é absolutamente necessário? Tudo! E mesmo assim, o fator sorte, imponderável e outras virtualidades podem determinar o fracasso. Sucesso é um enorme risco. 
E quando atingir o sucesso verá que mais difícil ainda será mantê-lo pelo tempo que deseja. Por aqui, neste planeta, tudo acaba no decorrer do tempo. Prepare sempre o seu futuro.

Rui Rodrigues

PS - Não sirvo para exemplo. Tenho testemunhas fidedignas, desde meus 26 anos, que podem atestar que o sucesso profissional e financeiro sempre esteve ao meu alcance por diversas vezes, e preferi o sucesso de ter o mínimo suficiente para viver como desejo sem estar preso à vontade e ambição, quase sempre inconseqüente, de quem tinha ou tem mais ambição do que eu. Meus chefes sempre puderam exercer sua função de forma tranqüila comigo. Sabiam o que sempre rejeitei e nunca lhes fiz sombra. Quando me convidavam para subir, eu aceitava até o limite de, no novo posto, prejudicar a convivência com minha família. Se entenderam ou não, não é meu problema, porque sempre agi de forma a que entendessem.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.