Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Curiosidades sobre o planeta Marte





Curiosidades sobre o planeta Marte

Marte fica a cerca de 57 milhões de quilômetros de nosso planeta e tem duas “luas”: Fobos e Deimos. Na verdade dois enormes pedregulhos arredondados. Fobos, o maior deles, é cerca de três vezes menor que a nossa Lua.

Enquanto a Lua sempre despertou o amor entre os seres humanos, talvez pela suavidade de seu brilho noturno iluminando encontros amorosos, o planeta Marte sempre despertou o oposto. Marte era o deus da guerra dos romanos, foi conhecido como “Nergal” ou estrela da morte entre os babilônios. Talvez devido á sua cor avermelhada devido á enorme quantidade de óxido de ferro (ferrugem) que contém. Se contem oxido é porque há oxigênio, ainda que pouco (cerca de 0,2% e 96% são de dióxido de carbono, o mesmo gás que é essencial á fotossíntese e, portanto, à vida dos vegetais) e se há oxigênio, já nos dá a possibilidade de antever um futuro de colonização. Ainda que inicialmente para muito poucos, a vida tal como a conhecemos, poderá ser relativamente fácil em Marte para os primeiros colonizadores.

A temperatura na superfície de Marte varia entre 87 graus Celsius negativos e 5 graus negativos, sendo a média de aproximadamente 63 graus negativos. É um planeta frio, porque está mais longe do Sol do que a Terra. Um dia marciano dura cerca de 24 horas e 39 minutos, tem também quatro estações, mas o ano dura aproximadamente o dobro do nosso (e em decorrência, as estações também). Marte leva cerca de 687 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Como a atmosfera é rarefeita, a pressão atmosférica é muito baixa e não permite a existência de água líquida em sua superfície. No entanto, no subsolo, onde a pressão é maior, ela pode existir. Com água e oxigênio, o início de uma colonização será grandemente facilitado. É para isso que se vira um dos setores da NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço: Estudar o planeta visando uma colonização futura. O sistema econômico preponderante em nosso planeta, o capitalismo, exige custos astronômicos para pesquisa, o que implica em divulgar todo o conhecimento a respeito para que o maior número de países possam participar dessa conquista humana. Ao contrário das colonizações do passado em que potências ocidentais invadiram e literalmente “roubaram” terras de povos autóctones, em Marte não existe ninguém. Podemos assim mais apropriadamente falar na “ocupação” de Marte e não da “colonização” de Marte.

Havendo água e oxigênio – as calotas polares de Marte também congelam - e havendo evidências de que há cerca de três bilhões de anos a atmosfera era mais densa e havia água em abundância, é natural e imprescindível que se determine se já houve vida nesse planeta vermelho e se ainda existe em algum recôndito de seu subsolo, principalmente para não haver contaminação dos seres humanos que pisarão o seu solo e desvendarão os segredos de seu subsolo. É possível que a vida em marte venha a ser possível em cavernas subterrâneas iluminadas artificialmente, onde se possam cultivar vegetais regados por água de lagos subterrâneos. Uma “impermeabilização” dessas cavernas poderia proporcionar a retenção do oxigênio das plantas para a nossa respiração e alimentação das plantas, a possibilidade de uma vida tal como a vivemos aqui na Terra em sua superfície. Iluminação e aquecimento artificiais fariam de Marte subterrâneo um novo paraíso, protegido de meteoros. Cápsulas de “plexiglass”, um tipo de acrílico transparente, extremamente resistente poderia proporcionar vida á superfície de Marte.

Muitas missões não tripuladas já foram enviadas a este planeta, a maioria com sucesso. O que ainda impede as viagens tripuladas é a enorme distância que, com os motores atuais dos foguetes que possuímos, demora aproximadamente oito meses terrestres. Contando com a volta, os astronautas teriam que ficar no espaço cerca de um ano e cinco meses, mas há um impedimento ainda maior: Marte somente será ocupada por seres humanos quando der “lucro”, isto é, quando for interessante explorar de sua massa algo que valha a pena explorar e que não exista em nosso planeta ou custe mais caro extrair aqui.



Infelizmente o desenvolvimento da ocupação do espaço extraterrestre está amarrado, atado, associado ao lucro. Talvez um dia, por volta do ano 2.500 o futuro nos reserve a necessidade urgente de ocupar a Lua, como trampolim para Marte, face ao crescimento exponencial da população humana. Nossos valores nos dias de hoje dependem quase que exclusivamente da necessidade do lucro. Sem lucro não há alimentos, combustíveis, habitações, hospitais, saúde, educação, segurança, vida. Talvez um dia possamos dizer aos nossos governantes o que queremos que eles façam no governo, já que dizem que nos representam, mas isso somente será possível através da Democracia Participativa - http://conscienciademocrata.no.comunidades.net/

Se não se acredita que nos representem porque continuam a ser apoiados?

Rui Rodrigues


PS- Fotos pela ordem: Vista de marte; fotos do por do sol em Marte e do solo marciano,estas tiradas por robôs que foram enviados ao planeta pela NASA

2 comentários:

  1. Chico Xavier pelo suposto espírito de sua mãe descreveu Marte com florestas, oceanos e cidades com clima ameno, e seus habitantes possuem asas e voam tranquilos no belo pôr do sol. E são mais adiantados que os terráqueos.

    ResponderExcluir

Grato por seus comentários.