Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Os anos 20, loucos, e o romantismo moderno

Resultado de imagem para 1927



Alguns de vocês não sabem o que é raciocinar sobre fatos ao longo do (muito) tempo e tentar prever o futuro. Experimentem... 

Imagem relacionada

Sabemos que o futuro não se repete a não ser em pequenas grandes coisas como chover, alternância de dias e noites, marés, uma boa bimbada, e as marés não estão pra peixe nem pra bimbadas nem pra pescar. Voltasse Jesus e não seria pescador nem caminharia sobre as águas poluídas. Seria petista, comeria pão com mortadela e sonharia com milagres. Juraria ser o ser mais honesto do mundo e diria: A deus o que é de Deus e o de César que também pertence a Deus. E recolheria impostos pra pagar mortadela.

Resultado de imagem para 1927

Os anos 20 foram considerados os anos loucos. Anos loucos porque em 1918 terminou uma guerra horrível, gente morrendo aos milhões esgazeadas, a Europa a Ásia e os EUA com sua juventude masculina seriamente diminuída. As mulheres passaram a fazer grande parte do trabalho dos homens e ganharam liberdades, responsabilidades e as ruas. Até então homens olhavam interessados para mulheres recatadas. Agora mulheres olhavam interessadas para homens interessados (1). Aquele romantismo do herói de guerra que vai para o front pensando na linda noiva inundou os lares, as ruas, os produtores de cinema, programas de rádio. A comunicação quase instantânea divulgava, ensinava. Homens queriam as mulheres livres assim como continuamos querendo. Mulher presa a marido que a possa matar por adultério não transa com mais ninguém. O bom nos tempos modernos é transar sem medos com quem se queira se também quiser.

Imagem relacionada

Mas então o romantismo que ganhara as telas de cinema grudou na tela e não saiu mais de lá. Homens e mulheres disputam empregos, cada um se vira pra levar sua vida, as relações a dois se complicam. Homem já não abre porta do carro do lado da moça nem lhe ajeita a cadeira para que se sente numa mesa. Nem elas precisam. O estranho é que deveriam ter aumentado as casas de prostituição quer masculinas quer femininas, mas parece que não. O mundo virou uma Zona de sentimentos frios, alegrias alavancadas por drogas de qualquer tipo. Gente sóbria vai perdendo a vontade. Começa a dar muito trabalho com muitos dispêndios arrumar uma transa e é sempre um perigo o segundo encontro a partir do qual um já deixou transparecer suas fraquezas para o outro, e que lhe podem custar caro num eventual relacionamento mais duradouro.


Imagem relacionada


Salvo melhor julgamento,em 
Pasárgada numa solitária encantada aos onze do dez de dois mil e dezessete, sendo 23:43. 


Rui Rodrigues


Resultado de imagem para 1927
(1)- Os muçulmanos não passaram por isso. Continuaram vendo as mulheres como escravas religiosas de seus maridos que as compram aos pais devidamente educadas para serem "boas" esposas-escravas-empregadas, desde os 8 a 12 anos de idade. A mulher muçulmana tem vontades insatisfeitas. Elas farão a grande revolução árabe que vem na cauda do Estado Islâmico. Na foto Miss France de 1927, Mlle Raymonde Allain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.