Arquivo do blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

AS CPIS DO MENSALÃO E DO CACHOEIRA,




AS CPIS DO MENSALÃO E DO CACHOEIRA,
E uma possível crise institucional.


Um amigo meu um dia me veio com esta: Eles ficam preocupados em matar formigas olhando para o chão, enquanto atrás deles passam manadas de elefantes...

Esta frase faz parte da diversidade de meus pensamentos vivos. É uma autêntica fauna, mas esta, em particular, carrega a carga genética dos pensamentos que nos despertam a atenção para o que realmente é importante, o que interessa.

É o caso das CPIS do Cachoeira e do Mensalão. Na NET assisto todos os dias a milhares de postagens de ambos os lados da polarização da moral e da ética: os da esquerda defendem o Mensalão, atacando a Cachoeira, os da direita atacam o Mensalão, defendendo a Cachoeira. Tratando-se de casos de justiça, deveriam, no meu entendimento de democrata participativo, unirem as suas forças num monopolo em torno da moral e da ética, e, portanto, ao lado da justiça.

O fato de defenderem o indefensável é preocupante, e se de um lado nos preocupamos com os conceitos que a moral e a ética possam adquirir no fogo ardente de corações partidários, preocupamo-nos também com a possibilidade de acontecer o mesmo com as CPIS, mas enquanto lá há divisões, aqui talvez não. Talvez haja acordos como aqueles da troca de espiões, do tempo da guerra fria, decidindo-se nos bastidores dos partidos, quais indiciados serão inocentados e, portanto libertos, os que serão isentos até de indiciamento, e os que serão abatidos no campo de batalha fictícia. Parece que estamos num rodamoinho social e institucional.

Não são as galinhas que sujam o pau de galinheiro, porque para elas, o pau está sempre como deve estar, e não conhecem o conceito de “limpeza”. Nós é que sujamos as mãos ao passá-las em paus de galinheiro...

Se pudéssemos atribuir nossos votos dados em confiança e, da mesma forma retirá-los, o assunto já estaria resolvido para os cidadãos, enquanto estivesse em curso a limpeza do galinheiro.

Rui Rodrigues.

Um comentário:

  1. Transcrevo aqui o registro que fiz no FB: Bem Rui, neste circulo viciado e que parecer crescer ao ritmo da captação dos impostos neste nosso Brasil, tem muita gente que suja as mãos sim, mas não é passando em paus de galinheiro. A titica aqui é constituída pela corrupção, pelo clientelismo, pelo favoritismo proporcionado pelo poder dominante que, descaradamente, alivia o bolso do trabalhador e, se entender oportuno, cospe na sua cara. As galinhas caipiras ... ah... estas parecem mesmo estar bem melhores, quiçá até ajustadas ao sistema vigente.

    Complementando: Os tais representantes do povo precisariam mesmo estar sob um sistema que garantisse, sem frescuras excessivas (vide as "quinhentas" instâncias e recursos vigentes no judiciário) que os eleitores, os cidadãos que os elegeram, pudessem retirar os votos dados a eles, em confiança, sempre que oportuno. O processo de limpeza seria permanente. Vamos trabalhar pela democracia participativa.

    Obrigado, Rui.

    Mauro Simião

    ResponderExcluir

Grato por seus comentários.