Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sinopse de uma viagem a Cabo Frio - 26 de agosto.



Disse-me Josefo, que mora no Jardim do Peró, filho pródigo da cidade, com a mania de cronista verbal sobre o que se escuta e ninguém costuma falar:

“Saí para comprar um presentinho, uma lembrança, de aniversário para minha filha e pagar umas contas. Bom que não devo nada a ninguém, ninguém me rouba no banco porque não tenho nem cartão de crédito e nem uso a net para fazer pagamentos. Crédito o banco diz que tenho só para me “atrair” tal como costumam fazer as meninas do “Boulevard” e que têm sempre uma bolsinha pra rodar. Vão rodar a bolsinha com a mãe deles, cambada de vagabundos. Falo dos ladrões, não das meninas. Os ladrões gostam muito de assaltar vizinhos. Todos já foram cabos eleitorais e sabem como se rouba muito bem. Também não guardo dinheiro em casa. É que tudo o que recebo tenho que gastar e não sobra nada nem pra mim.  
Por outro lado, como a Prefeitura não cumpre com suas obrigações, entramos com ação na justiça e suspendi meus pagamentos que nestas circunstâncias seriam completamente INDEVIDOS e ilegais... Pago impostos em troca de alguma coisa, como serviços, por exemplo. Sem serviços não tem pagamento.
Quem tem crédito é que tem que ter caderneta. Por isso tenho várias cadernetas. Minhas “economias” estão nas lojas onde costumo comprar. Pago sempre a mais e tenho crédito com eles. Por vezes compro sem pagar nada por já ter pago antes. Eles anotam direitinho na minha caderneta “creditícia” e não "creditária".


Passei na loja da grande família chinesa onde falam mandarim e comentei sobre o Yuan e a queda da bolsa enquanto comia um pastel estaladiço, cheio de queijo, acompanhado de um suco de cana de açúcar. Eles sorriram em português, discutiram em mandarim e encolheram os ombros em esperanto. Porque razão achava eu que eles tinham se mandado da China? Mas me avisaram que liberdade é muito boa, jamais pode ser perdida, mas Brasil também não investiu em infra-estruturas, e podemos esperar problema igual. O sotaque deles é de carioca e não de Cabo Frio. Em mandarim não têm sotaque nenhum. Já nasceram falando assim. Por causa dos ladrões, vou escolher outra pastelaria para não criar “hábitos”... Qualquer dia teremos mais assaltantes do que gente honesta. É a Pátria Educadora mais preocupada com o gênero de criancinhas até seis anos de idade, e verbas para contar historietas de pessoas como Marighella, o heróico genoíno cobardolas, Vana rabo de foguete, zecadiralho o caixa zureta e Lula  o molusco escorregadio, do que em resolver o que realmente é problema. Algum desses foi e continua sendo X-9, delator dos companheiros... Devem ter sido dois, porque esses dois continuam intocáveis e têm tanto de comunistas revolucionários, quanto Maluf e Collor. Traíram desde pequenininhos e não seguram o rabo de ninguém. Que pena que o helicóptero do general capotou, e do Ulisses sumiu... Eles deveriam saber! Arquivo morto sempre vira herói!Quem sabe até o Juscelino sabia.... Quem não sabe de nada, nunca, são os tais dois.


Não há lula á venda em Cabo Frio, e é proibido caçar antas, até por sentimento democrático, mais que humanista ou ambientalista. A grana pra serviços públicos está maluffada, collorida, e se os dois que ninguém toca, nem sopra, aparecerem, vão ter que escutar palavrões misturados ao som de batucada com panelas, frigideiras, coro de meninos, meninas, idosos. A banda da marinha estaria presente para tocar o hino nacional em desfile embandeirado. Nesse dia os traficantes da cidade dariam injeção na veia. Não se sabe se na deles mesmos ou de graça nas comunidades da desgraça onde para ter alegria a família não é suficiente e até atrapalha porque não deixa de comer para lhes servir as notas com que pagam a droga.  Não há um só vivente que fale bem deste governo,seja federal, estadual ou municipal, exceto por uma meia dúzia que se ajeita onde foram colocados por “serviços pessoais prestados”.

Há quem proponha uma nova bandeira do Brasil: Com a palavra “Libertas Que sera Tamen” logo embaixo de Ordem e Progresso. Verde, azul, amarela, branca. Só pra quando esses desgovernos largarem o osso."



® Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.