1- O mau engenheiro
O mau engenheiro sabe por exemplo, que o coeficiente de segurança nos cálculos, pra determinada obra, é de 1,4. ou seja 40% a mais do que seria "realmente" necessário. Esses coeficientes são estabelecidos em normas técnicas, as famosas ABNT para prevenirem contra certas ocorrências que podem acontecer ainda que com relativamente baixa probabilidade.
O mau engenheiro então resolve baratear a obra, deixando de usar um ou dois "ferrinhos" nos vigamentos e pilares de uma obra, um ou dois cms numa ou outra dimensão de uma viga... A "economia" pode ficar para ele se fizer acordo com os fornecedores, ou para a empresa se disser que "fez a obra mais barato" e merece um prêmio que lhe é dado ao final do ano, pra comprar um belo peru de natal...Muitas vezes dividem os "lucros" com a fiscalização, como naquele caso da Petrobrás, em que uma empresa internacional de Consultoria afirmava que a contabilidade não tinha vícios e era credível. Teve que voltar atrás... Os Balanços estavam furados!!!!
Estas coisas podem ver-se em barragens cuja cota de topo foi aumentada, dimensões diminuídas, Relatórios de Impacto Ambiental- as famosas RITAs cheias de impropérios à Engenharia, verdades ocultas, jamais mencionadas....
O que é que uma empresa do porte da VALE não pode comprar ????
Bom engenheiro, por vezes, é o mau engenheiro bem mandado e que ainda assina... Pode chegar a Presidente de uma companhia.
Conheci alguns. Não compre diploma! Mais dia menos dia isso acaba muito mal...
2- A represa, o avião, o barco, as cargas e os relatóriosO que é que uma empresa do porte da VALE não pode comprar ????
Bom engenheiro, por vezes, é o mau engenheiro bem mandado e que ainda assina... Pode chegar a Presidente de uma companhia.
Conheci alguns. Não compre diploma! Mais dia menos dia isso acaba muito mal...
O avião cai, a barragem rompe, o barco afunda, e os relatórios e os donos são unânimes em dizer:
- O avião estava em ordem, tinha passado por revisão, tudo na mais perfeita ordem
- A Barragem estava em ordem, tinha passado por revisão, tudo na mais perfeita ordem
- O Barco estava em ordem, tinha passado por revisão, tudo na mais perfeita ordem
Ninguém apresentou relatório da carga com que atafulharam o avião, o barco, a barragem...
Quem quiser derrubar um avião , como o de Teori Zavaski, por exemplo, basta colocar mais carga, adulterar gasolina....Nenhum vai apresentar buracos de bala...
Os relatórios dependem do que se pede para ser analisado. Esse tipo de barragem , ademais, é "barato" muito arriscado, rompimento "anunciado".
3- A Doença da Engenharia Nacional
Sempre é "mais barato" corromper a fiscalização do que construir nova barragem ou reparar as existentes... Fabio Schwartzman é co-responsável porque finge que não vê....
Tem que acabar com esse negócio de "Dilma não sabia", "Lula não sabia", "Temer não sabia"...
Qualquer engenheirinho recém saído de universidade, que não tenha comprado diploma, sabia que as barragens estavam no limite de aceitação de rejeitos....
O PAU TEM QUE COMEÇAR A COMER NAS COSTAS DOS RESPONSÁVEIS E DAS EMPRESAS...
CHEGA DE IMPUNIDADES. SE A VALE FOR À FALÊNCIA DANE-SE!!!!! OUTRA VALE SURGIRÁ., MAIS ADEQUADA ÀS PRÁTICAS DA BOA ENGENHARIA
Rui Rodrigues
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