Arquivo do blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jogos – Jogos políticos – baixe agora para crianças de todas as idades


Jogos – Jogos políticos – baixe agora para crianças de todas as idades

O jogo baseia-se numa constituição e em formas de governar. É emocionante, e se não prestar atenção perde sempre... Sem choro nem vela.

O jogo começa com o seu voto e o de outros jogadores, em candidatos cujos perfis se podem ver em enormes painéis de propaganda política espalhados pela cidade. Num curto vídeo de cada candidato se pode avaliar a firmeza da voz, a entoação. Tanto cartazes quanto vídeos podem expressar sentenças falsas, isto é, os candidatos podem não corresponder ao perfil da propaganda política. Com muita sorte poderá acessar um perfil da vida pregressa de alguns candidatos numa manchete de jornal que aparece de vez em quando ao alcance dos jogadores. Deve ficar atento para ver se novas notícias aparecem para confirmá-las ou negá-las. O jogo termina ao fim de um processo que dura 8 anos (no jogo) e seus pontos serão avaliados de acordo com o seu sucesso no jogo. Sua vida melhorará ou piorará de acordo com o candidato que escolheu para dar seu voto, e suas atitudes na vida. Se vender seu voto, perde o jogo e a vida porque o país vira um inferno sob a lei dos que se apropriaram de sua vontade, de sua opinião.

Opções do jogador: Ao entrar no jogo você pode escolher as seguintes profissões:

Trabalhador braçal e professor - Os salários são baixos. Se tiver dinheiro e tempo, pode fazer cursos para melhorar o seu nível de conhecimento e concorrer a melhores empregos. Se gastar sem controle ou se divertir, vai para o lixão e acaba o jogo. Como a diversão custa caro, vá até o espelho e ria de si mesmo. Assim não gasta nada.

Técnico – Idem trabalhador braçal, porque o seu “status” na vida o faz gastar em roupas e outras demonstrações de posição, e acaba tendo quase a mesma sobra de salário do trabalhador braçal ou até menos.

Curso Superior – Idem Técnico, idem.

Forças armadas e da ordem – Idem, pode morrer atrás de bandidos e só ficará rico se fizer mutretas, mas cuidado que pode ser descoberto e perder não só a farda como até as cuecas, sendo expulso da corporação. Ainda tem mais uma chance: Passar para a marginalidade, mas vive pouco tempo porque não só a polícia como os outros bandidos estarão sempre atrás de você.

Servidor público – Idem forças armadas e com aposentadoria garantida. Mas cuidado. Se caguetar as maracutaias de seu chefe, pode perder o cargo, o emprego e ficar numa saia justa, ou pode ser manchete como herói da honestidade, exemplo para o país.

Professor Universitário – Só não ensina antimoralidades e assuntos antiéticos. Ganha razoavelmente bem.

Empresário - Compra, vende empresas, administra, almoça e janta muito para fazer negócios. Reúne-se ainda mais e muitas vezes, muitas vezes, obriga todo mundo a comer sanduíches porque não há tempo para almoçar. Viaja muito, de forma que quem toma conta das empresas não é o empresário. Ele só diz o que quer. Financia as campanhas dos políticos e ajuda-os a abrirem contas no exterior. Viajam muito por conta das verbas públicas, com o presidente da nação, a título de “fazerem” negócios para o país, mas na verdade o presidente está é vendendo os produtos das empresas que lhe pagaram as eleições e publicam na mídia a seu favor. Se o candidato a presidente não tiver um dos dedos da mão, abra o olho... Ele muda da esquerda para a direita com muita facilidade e você nem percebe. Ele junta-se até a ex-presidiários por corrupção. Não acredite nunca nas pessoas que ele indica para cargos públicos e muito menos para presidente ou presidentA.

Político – Ganharia quase sempre, por isso esta profissão não está disponível neste jogo. Mas cuidado. Podem declarar guerras sem perguntar a ninguém, podem modificar a constituição, podem mudar as leis, aumentar impostos, aumentar juros, tornar sua vida num inferno. Emitem propaganda paga pelos cofres públicos dizendo que tudo vai bem, e você vendo que cada ano se recolhe mais impostos e cada vez os transportes públicos ficam piores quebrando e chegando atrasados, ruas com esgoto a céu aberto e sem pavimentação, falta de água encanada, assaltantes à solta pelas ruas roubando e matando, drogas para todos os lados, e roubam muito das verbas públicas se não tomarmos cuidado. Em especial, cuide bem dos programas de governo, do tipo sua casa sua vida, água pra todos, aceleração de crescimento, porque na maioria das vezes, como as idéias desses programas são realmente muito boas, só servem para alocar verbas públicas a esses programas e depois desviá-las através das construtoras e outros meios. Depois de oito anos verá que se gastou muito e não se fez nada nesses programas. E se o programa incluir estradas, cuidado... Depois o governo vende-as a preço de banana para nos cobrarem pedágios caríssimos.

Chefe de Igreja, pastor, sacerdote - Idem político com a agravante de que ganharia sempre. Não está disponível neste jogo. Além do mais alguns se candidatam a cargos públicos, metem-se em política, o que é um jogo desigual: Basta pedir nos templos que além das esmolas e dízimos ainda lhes dão votos, não porque mereçam como administradores de uma nação, mas dão-lhes os votos por fé e para não se sentirem mal nos templos.

Vamos jogar, ou este jogo você já conhece e já está jogando na vida real?

Mas nem tudo está perdido... Com a democracia participativa[1], nada disto pode acontecer porque para tudo dependerão de seu voto dado instantaneamente pela Internet. Tudo se decide mais rápido e os políticos não terão como roubar-nos nem declarar guerras sem nos consultarem. 

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.