Arquivo do blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Conversando com a alma...




Conversando com a alma...

(Leia pausadamente, meditando sobre o assunto, parando para pensar...)


Eu escrevi isto, mas... Não estou aqui!  Só você, o que escrevi e sua consciência ou alma, ou chame do que entender que deve chamar àquele “eu” que é só seu e que ninguém mais conhece. Ninguém mais, exceto você!

Não importa se vai rir ou chorar, sorrir ou lamentar, mas como dizem que recordar é viver, então viva recordando até achar que o que já não merece ser recordado - porque foi resolvido - deve ser arquivado lá tão profundamente na alma que se desejar, um dia, lembrar-se, nem terá certeza se foi assim realmente.

Coisas boas por vezes se esquecem ou nem são lembradas nos detalhes. São as coisas desagradáveis que nos acompanham, como foto na carteira, para toda a vida. Por vezes temos receio de pensar sobre coisas desagradáveis, mas se não forem esmiuçadas, separando-se cada coisa de outras coisas, jamais encontraremos a solução para os nossos próprios problemas de avaliação do que fazemos, porque fazemos, porque aceitamos, porque não contestamos. Ou, por outro lado, porque exageramos em atitudes contrárias. Então...


...Pense em algo que não lhe agradou na infância – ou que muito desagradou - quando não temos ainda uma visão perfeita (e nunca a teremos) segura, que lhe permitisse avaliar a situação como “de fato” se passou. Vista agora, à luz da razão com mais conhecimento de causa, poderá entender melhor o que se passou. Com ou sem a sua conivência. Isto não fará com que goste mais ou menos das pessoas envolvidas, mas, quem sabe, encontrará explicações ou hipóteses em que até agora não tinha pensado. Afinal, podemos sempre associar outros acontecimentos a esses fatos. Acontecimentos anteriores ou posteriores que os suportem. Talvez não os justifiquem, mas o conhecimento da explicação pode ser a chave para desligar a memória dessas preocupações da “alma”.

Se pensar da mesma forma para suas próprias ações que não agradaram à sua “alma” nos últimos tempos, pode reforçar suas razões, dizendo que faria tudo igual novamente se tivesse essa oportunidade, que faria ligeiramente diferente, ou que agiria de forma completamente oposta. Nesta última hipótese, uma conversa com as pessoas envolvidas, talvez uma por uma, pode aliviar sentimentos, negativos, certamente, que lhe escurecem as ações e os dias, como se fosse uma nuvem pairando sobre você. Estas nuvens não dão boa chuva, bom orvalho. Quando sopradas, aliviam, deixam ver o brilho do sol, a vida passa do inverno para a primavera e o verão. O sono passa a ser mais tranqüilo, a almofada aconchegante.

Podemos sempre acordar pensando no que faremos durante o dia, mas certamente passaremos um dia muito melhor se pensar no que fará no dia seguinte, e o melhor momento para isso talvez seja exatamente antes de dormir, com a cabeça nesse travesseiro aconchegante, macio, cheiroso. Assim o dia seguinte decorrerá de forma pensada, programada, e teremos o sentimento de que seguimos a nossa vontade e somos capazes de fazer o que programamos:

Uma vitória a cada dia!

Ao pensar, eventualmente, que é tarde para alguma coisa, somos levados a pensar que pelo menos um amanhã ainda haverá. Certamente ainda haverá um amanhã... Dois... Bastantes...  Muitos amanhãs.  Há sempre tempo para tudo...


... Até para voltar ao começo desta página e voltar a ler, a pensar em mais uma “coisa” que lhe passou.

Desejo-lhe um bom dia, uma boa semana, um bom mês, bom ano, uma boa vida.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.