Arquivo do blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Intriga Internacional no Facebook.



Intriga Internacional no Facebook.

No Bar do Chopp Grátis passa de tudo... E contam estórias que parecem saídas de contos de  terror. Nerd Best é um desses. Entre umas e outras, e depois de tomar quase todas, contou esta.




Nerd Best é um agente da Scotland Yard, que apesar de ter nome escocês é britânica. Isso já confunde nosso herói um bocado. Sempre achou que a agência se deveria chamar British Yard (quintal), ou, pelo tamanho, que se chamasse mais adequadamente British Block (quarteirão), já que block é muito maior que yard. A Scotland Yard não é grande. É imensa. Tão grande que quando entra na agência tem quer ir até o final do prédio, onde fica o seu escritório, para bater o ponto, e quando chega lá está na hora de voltar porque acabou o expediente de trabalho. Não tinha tempo para nada. 

Para Nerd Best, o agente 000 - X, o mundo nunca era como deveria ser. Um incon - “formado” em engenharia com experiência internacional. Depois de “após-sentado” resolveu entrar para a agência, e para o facebook, duas coisas incompatíveis.

Era todo dia a mesma coisa. Chegava no prédio da Scotland Yard, batia o ponto, comia um sanduíche no caminho de volta com um copo de água por causa da crise que estava braba, e voltava para a portaria para ir para casa aonde, logicamente, chegava sempre atrasado. A mulher, uma inglesinha loura de olhos verdes, peituda e de pernas com tornozelo grosso, sempre reclamava do atraso. Então, todos os dias Nerd Best lhe tirava o atraso com todo o prazer como quem bate o ponto na Scotland. Quase sempre na cama, mas podia ser onde fosse, que sempre era.

Um dia, quando navegava no facebook, o computador de Nerd Best desligou, assim como quem morre e não respira mais. Nerd Olhou para o computador, sentiu vontade de xingar a rainha, mas por respeito, preferiu xingar outro sujeito:

“Fuck Jesus!”.

Depois bufou, respirou fundo, acalmou-se e religou o computador.  Cinco minutos depois, o PC parou de respirar novamente. Achou estranho e pensou logo que deveria ser algum hacker esperto da CIA americana ou da SVR russa, o Serviço de Informação Estrangeira. Gritou novamente.

Fuck Jesus!...Fuck!

E quando voltou a religar o PC, cinco minutos depois estava morto novamente. Gritou pela última vez:

Fuck, Jesus!... Fuck... Fuck! Lembrou-se da rainha mas por respeito esqueceu-a.

E voltou a ligar o PC. Então viu uma mensagem do facebook que dizia mais ou menos o seguinte: Soubemos que pediu amizade a quem não conhece. Isso é reconhecido como Bullyng. Ficará suspenso de pedir amizades por 30 dias...

Nerd Best olhou estupidamente para o monitor com ar de torcedor do Chelsea quando perde para time pequeno, mas encolheu os ombros e tentou voltar para o facebook. Esperava que o PC não voltasse a desligar. Obediente só na transmissão de pensamento, o PC não desligou nunca jamais em tempo algum a partir desse instante. Lei de Murphy deveria ser. Mas não entrou direto no Facebook. O facebook pedia que voltasse a entrar e que digitasse o e-mail e a senha. Nerd não se fez de rogado. E enquanto ia digitando a senha foi pensando se seria algum hacker que tivesse desligado o seu computador por três vezes.

Quando acabou de digitar, veio a resposta do facebook: Sua senha não corresponde.

Não era possível. Sempre funcionara. Então veio o pior. Nova mensagem do facebook: Precisamos ter a certeza de que você é Nerd Best. Mande-nos cópia de um documento de identidade válido, ou CPF, com fotografia, bem legíveis. Entretanto e para sua segurança, ficará bloqueado.

Não era possível!... Não xingara ninguém, pedira amizade a umas cinco pessoas com quem “conversara” no facebook, e a CIA ou a SVA não pareciam muito interessadas em atrapalhar a vida dele. O que seria aquilo? Um site que de vez em quando é invadido, pedindo documentos oficiais? Porquê? Por ter pedido amizade e terem possivelmente negado? E isso poderia ser confundido com Bullyng, como estava escrito nas “considerações” do site? E finalmente, porque não bloqueavam aqueles de quem não tinham certeza de serem "Nerd Best" ?

Nerd Best passou três dias relutando em enviar o documento. Até que finalmente, se ateve à palavra “válido” e tirou uma foto do seu cartão do Chelsea... Tinha foto, estava visível, e era “válido”. Mandou para o facebook. E esperou!...

Um dia, cansado de esperar, tentou entrar novamente com nova conta, mas seu e-mail já não era aceito pelo facebook. Deu outro e-mail que tinha e tentou entrar. O facebook mandou-lhe um código para esse e-mail. Quando tentou acessar esse e-mail não pode entrar. Já não o usava há muito tempo, e tinha que reaver a conta. Para reaver a conta tinha que acessar um outro e-mail que também já não usava há muito tempo. Tentou outro e-mail que também já não usava há muito tempo, mas também não pode entrar pelo mesmo motivo. Aquilo já se estava transformando numa queda de pedras de dominó.


Então, abriu um e-mail novinho em folha em outro “distribuidor” de e-mails. E entrou de novo no facebook, quando já se estava habituando a dispensá-lo. Afinal, já nem era tão interessante como era no começo. Grupos políticos de esquerda ou de direita – Nerd Best não tem partido – descobriram que em grupo, como matilha, podem combinar de denunciar um indivíduo em bloco, e tirá-lo do facebook depois de meia dúzia de denúncias. Mas Nerd Best não podia acreditar nisso. Ou podia?

Mas se acontecer novamente, Nerd Best, o agente 000- X sendo X < 1, já estará preparado. Adotará identidade dupla! E se mesmo assim não funcionar, adeus Facebook. Há coisas mais importantes para fazer na vida e para se comunicar com os amigos, há outros meios. Nerd Best considera-se um perfeito idiota. Mas para sua segurança, sua bela mulher loura, peituda, de perna grossa, olhos verdes, não iria mais a qualquer ginecologista, por já não acreditar nem na Scotland... Iria num Chinecologista.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.