Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Captando o espírito de Chico Anísio e Salomé

A viagem


Alô Dilma? ... Sou eeeeuuuuu... Salomé...
.- Dor de cabeça? Mas bah, tchê... Logo hoje que eu ia te convidar para jantares comigo no dia 23... Um jantar informal, num restaurante muito famoso aqui de Porto Alegre, o Casablanca.
- Não Dilma. Casablanca não é italiano. É uma palavra espanhola que quer dizer Casa Branca... A dor de cabeça foi por causa disso mesmo? Olha, não entendi...

-Não, Dilma, não... O jantar do Obama era íntimo, de aproximação... Quase um “rendez-vous”, um “ménage a trois”...

-Não Dilma, não.. Não era para te render não, nem uma homenagem atroz...

- Não.. Não vou traduzir.. Largaste a tua tradutora sozinha lá no Panamá e não vou traduzir nada.. Vai lá apanhar a coitada e pede para te traduzir... E não te irrit...(Hi.. Irritou-se) ...

-Sei, Dilma...  Eles te espionaram.. E de que tens medo? De teus telefonemas para os ministros do Supremo Tribunal Fedegeral? Ora, Dilma... isso até a Inteligência de nossas forças desarmadas sabem disso.. Não é novidade.. Aquela correria para empatar em cinco a cinco, até parece coisa de cinema, quando sabemos que nove pelo menos estavam com vontade de mudar o placar para 9 x 2... Mas deixa pra lá... Toma um chá de Marcela para a tua dor de cabeça e solta um barroso porque pode ser prisão de ventre ou intestinos revoltados..

- Não Dilma.. Marechala ainda não existe nas forças armadas.. Eu disse chá de Marcela, aquela flor amarela dos pampas que cura dor de cabeça e outras coisas mais, e revoltados eram os intest... Mas que revolução Dilma? Parece que tens fobia de militar, tchê...

- Hi.. Desligou... Esta guria se irrita à toa... Tem um gênio difícil, suas palavras são balas de metralhadora, os seus amigos do supremo balas dum-dum que treinam nos alvos da lei, mas ela é simpática quando ri... 

© Rui Rodrigues



O prêmio Moliére de teatro





Trim... trrrrimmmm... 

Mas bah, tchê... Estou ligando para a Dilma, mas a guria ontem ficou irritada comigo outra vez por causa nem sei de quê, capaz de hoje não me atender. Convidei para jantar comigo, mas nestes últimos dias não quer jantar com ninguém... Ganhou ojeriza de jantar... Falou em jantar, sai voando as trança. Também pode ser esse problema das telecomunicações que só servem para irritar.. 

Trim... Trim.. 

- Ôi, Dilma, estou VIVA, Claro...Tchê.. Até que enfim atendeste... Sou eeeeuuuuuu... Salomé... Tua amiga.. Não aceitaste o meu convite para jantar, e ainda tive que engolir uns sapos servidos pelo STF, o Supremo Teatro Federal...

- Não.. Dilma.. Não estou te gozando... Jamais faria uma coisa dessas contigo. Nem mesmo quando eras ministra das Minas e Energia, quando se sabe que não entendes nada de minas... nem de Minas.. Só de Energia que tens bastante... Mas hoje...

- Ora Dilma... Ninguém é obrigado a entender de tudo... Nem mais ou menos, mas temos que convir que tiveste muita sorte em seres indicada pelo Dirceu ao Lula... Se não fosse o Dirceu, o Lula não te conheceria, não é? E foste ganhando ministérios até chegares á Presidência .. Mas deixa te dizer porque te estou ligando.. Posso? Não te vais irritar, tchê? 

- Então ta... Estou te ligando para te dar os parabéns... Ouvi dizer que vais concorrer ao prêmio Moliére.. Aquele de teatro... 

- AH! .. O prêmio acabou em 1994 por falta de patrocínio.. Sei.. Começou com a Air-France depois passou para a Air-France junto com a Citroen... E hoje não tem mais... É.. para tudo é preciso dinheiro, não é? Para financiar campanhas com propaganda, para ganhar votos, e quando o dinheiro acaba, acaba-se a ideologia não é? Viste a queda do muro de Berlim... Não eras nascida ainda? .. Mas bah.. Que barbaridade... Como mentes, tchê... 

- Ó.. Outro dia passei por ti na avenida Borges, em POA, e tu nem “Ó” me deu... Logo percebi que te estavas fazendo de leitoa vesga para mamar em duas tetas: Numa teta, votos do povo por acharem que és comunista, e por outro grana do governo para passares bem, não é tchê? Quem não gosta disso... Mas dinheiro acaba quando a economia for pro brejo.. 

- Não.. Não mintas nem te irrites.. Não estou dizendo nada demais, tchê.. Só queria que soubesses que em festa de rato não sobra queijo, tchê, e se nossa economia fosse um queijo, em breve acabaria que não é assim tão grande para tantas ratazanas.. Olha o STF, o Supremo Teatro Federal...

- O que tem?... (agora a guria se irritou... Está cuspindo marimbondo)... O que tem é que lobo guará perde o pêlo mas não perde o vício, e vão fazer novo julgamento... Desta vez vão livrar todos não é?

- E me diz.. Depois que livrarem os mensalistas, vais esquecer o Lula e indicar o Dirceu para presidente, tchê? São tão amigos que qualquer um...

- Hi.. Desligou... Não disse nada demais.. Vocês me desculpem dizer, chê, mas a guria está indo com muita sede ao pote e me deixa mais constrangida que padre em puteiro.. Acho que ela está mais enrolada que namoro de cobra, tchê.. 

© Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.