Arquivo do blog

domingo, 26 de agosto de 2012

A Princesa Maya no Reino dos Bongos




Os Bongos são um povo muito alegre que vive para lá das dunas de areia, junto ao mar, e se diverte muito. São muito alegres, trabalham, vão à escola, têm tempo para fazer tudo. Usam roupas de todas as cores, verdes, amarelas, azuis, brancas, vermelhas. Moram em casas como se fossem casas de bonecas, todas cercadas de muitas árvores, plantas e flores. Têm cavalinhos pôneis, tiram o leite das vaquinhas para fazer bolos e leite de chocolate. Mas tem um monstro que os anda sempre incomodando e que não os deixa dormir. É o monstro dos sonhos e chamam-lhe de Bigudo. O Bigudo é muito feio, cara de cabeça, e só faz malandrices. Puxa os dedos dos pés de quem está dormindo, esconde as bonecas das meninas, e todos os brinquedos. Quando os meninos ou as meninas estão fazendo um desenho, costuma empurrar-lhes o braço e os desenhos saem todos rabiscados. Quando acordam as crianças  nunca encontram os tênis. O Bigudo amarra os cadarços e jogam-nos pela janela. Na escola e nas creches, roubam o lanche de todo mundo.

Ninguém gosta do Bigudo, mas ele fica invisível e ninguém o vê.

Um dia os Bongos leram uma história da princesa Maya e em sonhos chamaram por ela, para que viesse ajudá-los a livrar-se do Bigudo. Só ela poderia salvá-los. Tinham que expulsar o Bigudo porque ele incomodava muito. Uma noite, entraram nos sonhos da princesa Maya e chamaram-na.

- Princesa Maya... Precisamos muito de sua ajuda. Por favor, venha nos ajudar. O Bigudo está impossível. Ontem ele pintou todas as bonecas de branco. Ficaram horríveis porque todas as bonecas só são bonitas quando são coloridas. Pegou todos os ovos das galinhas e pintou de preto. Ficaram horríveis.

- Vocês estão brincando. É verdade mesmo?- Perguntou a princesa Maya.

- È verdade, disseram as meninas Bongas.  

- Mas eu estou de pijama – Disse a princesa Maya – Ainda não escovei os dentes, nem me vesti, nem tomei banho.

- Não precisa, disseram as meninas. Use a sua varinha mágica e fica logo pronta!

A princesa Maya usou a sua varinha de condão, mágica, que por vezes até falhava, mas dessa vez funcionou. Num piscar de olhos, a princesa Maya estava pronta e voou com as meninas Bongas até o reino dos Bongos. O povo estava todo na praça, e recebeu a princesa com festas. Contaram a última coisa feia que o Bigudo tinha feito: Tinha colocado pimenta branca no açúcar de todas as casas e estavam todos bebendo muita água porque estavam com a boca ardendo. A princesa Maya ficou indignada com isto. Coisas dessas não se faziam. Era uma maldade.

Então, reuniu o povo e falando bem baixinho, disse:

- O Bigudo é invisível, não é? (Todo o povo disse que sim). E a princesa continuou: - Então tragam toda a farinha que tiverem, e comecem a jogar a farinha do alto das casas para as ruas. O Bigudo vai ficar cheio de farinha e podemos vê-lo. Então vamos ter uma boa conversa com ele.

O povo trouxe toda a farinha que estava disponível e começou a jogá-la pelos ares. Usaram ventiladores para melhor espalhar a farinha. Logo viram o Bigudo. Era enorme, e estava rindo de todos, encostado num poste da rua. Ele não percebera que estava cheio de farinha e que todos agora o podiam ver. Então o povo todo se dirigiu para ele com a princesa Maya á frente com sua varinha de condão e o Bigudo ficou muito assustado. Agora percebera que estava todo visível e que não tinha escapatória... O povo unido era muito forte. E pior ainda, tinha à frente a princesa Maya que tinha fama de resolver todas as coisas de uma forma muito inteligente, sempre conversando.

A princesa Maya falou em nome de todos, dirigindo-se ao Bigudo.

- Bigudo!... Sabes o que é isto? – e mostrou-lhe a varinha mágica vermelha que ela tinha. – Isto é uma varinha mágica que pode transformar você num sapo coxo, num jacaré sem dentes, ou num mosquito sem asas. Ouviste?

-Bigudo estava assustado. Sabia que as mágicas da princesa, quando funcionavam, era batata! Tinham um efeito irreversível que só a princesa Maya podia consertar. Então ele disse:

- Vai me transformar em quê, princesa Maya?

- Se consertar tudo o que estragou, e passar a ajudar o povo dos Bongos, não vou transformar você. Mas se não fizer, transformo você num grãozinho de pó vermelho.  

Bigudo começou logo a arrumar tudo o que tinha estragado. O povo dos Bongos  fez uma grande festa para a princesa Maya e as meninas levaram-na de volta para a sua cama, em sua casa, onde vivia com a mamãe Maibi e a avó Maíra.

Quando acordou, a primeira coisa que fez foi contar a sua história para o vovô Rui por telefone...

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.