Arquivo do blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SOBRE ESTE MUNDO




SOBRE ESTE MUNDO

Este mundo reconstrói-se todos os dias, sempre que a juventude ocupa um posição no ranking da vida dos mais idosos. É a renovação. De ano para ano não se nota, mas depois de algumas décadas, achamos que o mundo já não é o mesmo. É o mesmo e sempre será. Nós somos quem estamos deixando de ser.


SOBRE A VIOLÊNCIA E A POLÍTICA

A violência já não serve a causa alguma. É servida em prato frio à indignação humana. Quem grita "paredón", pretende usar a força como imposição da moral...

SOBRE O FMI E O BRASIL

Agora é o FMI que mama na chupeta das verbas públicas.. Alguém por aí tem o levantamento dos juros já recebidos por nossa nação através dos empréstimos como participação no FMI? Estão nos pagando? Estão nos devendo? Ou não pagaram nada? Onde podemos ver isso? Bancos mamam também nas tetas das verbas públicas... Povo não mama nessas tetas. Povo pasta para produzir dinheiro que sai por essas tetas.

REFLEXÕES PESSOAIS DE CADA UM DE NÓS.

Precisamos ter coragem de enfrentar uma conversa muito séria e franca com nós mesmos. Num retiro, em casa, numa época, ou todos os dias a qualquer instante... Em algumas ocasiões dessas "conversas", nos sentiremos muito felizes, noutras, muito tristes, mas iremos adquirindo um estado de consciência que nos dará um perfil forte, digno, consciente de nossa posição no universo, no mundo, na sociedade.
Então nos julgaremos com mérito e razão, verdadeiros seres humanos. Muitas coisas jogaremos fora sem medo de perdê-las, porque concluiremos que o mal estava exatamente em possuí-las.
Mas não vale mentirmos para nós mesmos.. . Já não teríamos moral para nos enfrentarmos a nós próprios.

SOBRE A NECESSIDADE DE UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

Porque precisamos de outra democracia? Porque esta que temos está com Alzheimer. Não sabem onde botar o boné da moral, a farda da decência, as botas da lei, e a espada da cidadania está sem fio e cega... Todo o aspecto externo desta democracia é a de truculento general que usurpou o poder com shows, propaganda e palavras enganadoras... Candidatos prometem e não cumprem, corruptos roubam e não devolvem o dinheiro.

SOBRE NOSSA HUMANIDADE ANIMALESCA

As reflexões sobre o animal e o humano que se digladiam diariamente em cada um de nós dariam uma meia dúzia de enciclopédias!...
Aparecemos num mundo, vindos não sabemos de onde, e nos deparamos com a necessidade de matar para comer (se não matamos, alguém mata para nós), num certo tipo de hierarquia predatória. Dizemos que somos inteligentes e humanos. Inteligentes, sim, mas discutimos o humano, no sentido da irracionalidade animal. Nesta, constituída de "humanos", não matamos de forma direta, mas indireta, quando sistemas políticos deficientes permitem que o alimento não chegue a todos os “humanos”.
A causa maior das mortes por falta de alimento é algo 'imponderável' a que chamamos política. Somos ainda mais animais do que humanos. Continuamos lutando contra esse aspecto - tão natural - porque sabemos (ou pressentimos) que a humanidade não sobreviverá sem que a animalidade se anule em favor da humanidade. No momento não somos uma humanidade, mas uma “animalidade” mais inteligente.

SOBRE O SER E AS CIDADES

De Jacinto de Tormes a Napoleão, de Spinoza a Abraão, contos de Ali-babá e os 40 ladrões, à mistura com Van Gogh e pinceladas de chocolate sobre frutos, em paleta multicolor que formam um quadro de kathelby como musica de fundo para um mercado persa...
Em algum momento me perdi e depois me encontrei... Se a humanidade não fosse assim, teria que ser reinventada.

Vem isto a propósito que no meu quintal tenho graviola, bananas, mangas, mamoeiros, maracujás, uma macieira (como o clima mudou que posso ter macieira em Cabo Frio...) um amigo cachorro e uma amiga gata de quatro patas... à mistura com pés de pimenta dedo de moça, erva cidreira, e uns condimentos para temperar peixe e carnes. O sal substituo por água do mar que é limpa e mais saudável... Ovos, as minhas galinhas põem sem reclamar. Os nasceres e os pores do Sol dão as cores róseas que me fazem supor estar o céu cheio de cores de paleta de pintura...
Cidades para quê? Já lhes dei tudo o que podia dar, e já me retribuíram tudo o que podiam... Agora só me tiravam o que me tinham dado.

SOBRE OS GOVERNOS: SÃO EMPRESAS TRAIDORAS?

Queremos educação, mas os governos - um atrás do outro - dizem que "herdaram" a deficiência dos anteriores...
Queremos saúde pública, mas os governos - um atrás do outro - dizem que "herdaram" a deficiência dos anteriores...
Queremos infra estruturas, saneamento básico, mas os governos - um atrás do outro - dizem que "herdaram" a deficiência dos anteriores...
Queremos moral e ética, mas os governos - um atrás do outro - dizem que "herdaram" a deficiência dos anteriores...
Seria mais fácil governar se não quiséssemos nada? Ora, isso só se consegue se formos ignorantes - Nós povo - e eles espertos - os que dizem que nos governam...
Serão os governos empresas multipartidárias, com altíssima taxa de lucros partidários e pessoais?
Enquanto no Brasil nos preocupamos ainda e tardiamente com estas coisas, em países mais evoluídos os cidadãos se preocupam com outras.

Postagens de Rui Rodrigues no facebook

Um comentário:

Grato por seus comentários.