Arquivo do blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sonata do pôr-do-sol, antes do luar.




Caminhou até a praia pelo caminho de terra sem olhá-la nem senti-la. Seus olhos perscrutavam as poucas nuvens pintadas de forma impressionante em cor de rosa e alaranjado pelos últimos raios de sol daquele dia quente de verão, e seus ouvidos, moucos para a paisagem, escutavam o bater das ondas nas frágeis areias da praia que se moviam a cada batida sem que ninguém as notasse. E seu mundo se reduzira a apenas isso. Nada mais existia. Ele, o céu e o mar, e uma paisagem esverdeada que ficara para trás. Quando viu algumas gaivotas palmilhando as areias bordadas por espumas evanescentes, as uniu entre si, como partes da mesma vida que era também a sua. Tudo se dissipa à sua volta por um dia, por um mês, um tempo ou uma vida, assim como o amor quando dá lugar á razão. Uma sombra triste lhe passou pelas frontes batidas pelo vento ao perceber mais uma vez que tudo se modifica na vida e até o amor que se jura acaba por se transformar em razão mesmo quando há razões para ainda se amar. 
Sentou-se á beira das espumas como se fosse uma gaivota e voou tal como elas pelos céus das lembranças. Quando a primeira ensaiou uns passos apressados alçando as asas e se elevou nos ares, seu pensamento não a acompanhou. Estava muitos anos atrás deslocado do tempo do vôo da gaivota. Era um adolescente, jurava juras de amor a sua amada, puro de sentimentos, jurando a si mesmo que jamais deixaria que algo os poluísse. Quando as razões que provocam a razão e assaltam as emoções apareceram em sua vida, tentou acompanhar o vôo da gaivota, mas não a viu mais. Parecia ter-se evaporado, sumido nos ares. Levantou-se num repente e moveu os olhos ora para a direita ora para esquerda tentando ver onde ela se encontrava. Estava longe e descia num mergulho para o mar buscando alimento, pequenos peixes que se deixam apanhar distraídos tal como por diversas vezes acontecera em sua juventude. A vida era feita de caçadas e de fugas. Não reclamava nem se arrependia nem julgava ou sequer culpava fosse quem fosse, o que quer que possa ter sido ou quem nos quês e porquês de sua vida, assim de modo nu e cru em sua pintura da realidade sem os raios de sol que agora se iam pela hora de vésperas, Da praia onde estava até o inicio do caminho cheio de terra que o levaria a casa não iam mais do que duzentos metros. Percorreu-os como criança que ensaia os primeiros passos, um a um de sua vida. Se não pudesse pensar não viveria, e se não vivesse, não haveria no que pensar, de forma tal entendia a tênue membrana do que significava sentir-se viver entre seu corpo e a natureza.

Percebeu os raios de sol no horizonte em seu tremendo esforço em vão para brilharem e se prenderem á paisagem que agora abandonavam. Algumas nuvens não o permitiam, e o planeta em que vivia, girando sempre sem parar, noite e dia, não permitia que continuassem brilhando sem intervalos. A noite era necessária à vida, á sua continuidade, para uns proporcionando descanso porque viveram durante o dia, para outros a vida porque repousaram no dia para evitar a luz. Porque se necessita da escuridão se é na luz que se vive? Julgava-se pertencer a um e a outro reino destes sem distinção, sem preferências. Tanto vivia de noite quanto de dia. Quando estava chegando a casa viu um carro em frente ao portão de entrada. Perguntou-se quem seria àquela hora. O destino ou a sua casualidade ou causalidade lhe abriam mais uma de suas portas secretas. Quem seria, se nem seu vulto nem o do carro faziam parte de suas lembranças?


Junto ao portão, de pé, o vulto era impressionantemente agradável. Uma mulher madura de vestido de seda suave, levemente esvoaçante ao sabor da brisa onde as gaivotas já não voavam nem os pensamentos do passado apareciam e se desvaneciam, os lábios discretamente sensuais tingidos de vermelho. Suas pernas eram elegantes e bem torneadas, os cabelos como véus de incitantes vontades, o colo farto e arfante, uma beleza de cerca de seus quarenta e cinco anos, perdida nos últimos suspiros do dia.
Procurava casas para alugar, gostara daquela e esperava que alguém atendesse a seu chamado. Perguntou-lhe se era o dono. Entraram.

 No dia seguinte voltou à praia no mesmo horário. As poucas nuvens não eram as mesmas do dia anterior nem a pintura era tão impressionista. Não soube dizer-se se a gaivota que quase desaparecia no horizonte seria a mesma do dia anterior. As ondas certamente não eram, mas tinham o mesmo padrão de uma a seguir à outra até sete seguidas espumando espumas evanescentes. Perguntou-se quantas vezes na vida alguma coisa se repetira e encontrou poucas delas, entre fatos, coisas e pessoas. Tudo era diferente a cada dia. Repetiu-se pensando que deveria aproveitar cada dia não porque fossem poucos em sua vida, porque já passava dos 60, quase 70, mas porque cada dia é único. Não existem dois dias iguais, em nenhuma hipótese, na vida de cada um, embora possam ter muitas coisas em comum. São sempre, sempre diferentes. Não se perguntou se Deus existe ou não porque nenhum dos outros seres vivos do seu planeta se perguntava sobre isso e vivia da mesma forma entre o nascer, o reproduzir-se, o viver e morrer. Mas agradeceu a qualquer coisa que intuía, porque se tinha que agradecer tudo isso, a quê ou a quem deveria agradecer? E agradeceu à Natureza. Sim. Essa existia ali a seu lado, entre caminhadas vivas cercadas de vivas árvores aves repteis mamíferos, com gaivotas espumas e ondas, mar, raios de sol, e uma mulher que amara num só dia e que jamais voltaria a ver porque não há um dia igual ao outro nem mulher que seja a mesma dois dias seguidos. Há que aproveitar o que a natureza nos proporciona sem muito questionamento dia a dia. Quando chegou em casa, tomou um banho, desceu para a sala e ouviu uma das muitas sonatas ao luar enquanto abria mais uma garrafa de vinho como aperitivo para a noite. E se lembrou das mãos da desconhecida que conhecera, convicto de que colecionar lembranças é apenas uma conseqüência da vida enquanto há memória. Amor ou necessidades comuns? 

® Rui Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.