Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Mercado de ações. Onde investir?




Investir em ações é um jogo comercial de apostas da vida real. Alguns dos fatos que fazem as ações subir ou descer são imprevisíveis, mas a maioria é previsível.
(não esquecer que as ações devem ficar em seu poder por um período de médio a longo prazo)

Vejamos alguns mercados.

Energia – Em todo o globo há movimentos, a nível governamental, incluindo EUA e EU, segundo os quais a energia proveniente de fontes fósseis deverá ser abolida em quarenta anos. Isso significa que as ações relacionadas com o petróleo e o carvão deverão descer.
Devem subir ações relacionadas com energia eólica, de marés e solar. Ficar atento para a eventual retomada do uso de energia nuclear.

Veículos – Veículos com motor a gasolina e diesel devem baixar a produção. As companhias que devem crescer relacionam-se com uso de combustíveis não poluentes, incluindo equipamentos para agricultura.

Água – É bem provável que água venha a ser transportada em navios para consumo, em larga escala, por falta cada vez maior no planeta. Empresas que fabriquem sistemas de lavagem a seco ou a ar terão suas ações mais valorizadas. Empresas que comercializem água pura, também. Talvez sejam as ações que mais subam nos próximos 20 anos.

Agricultura – Devem descer ações de companhias que fabriquem agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas (transgênicas) que obrigam e impõem a consumos de produtos que apenas companhias específicas produzem. A tendência é o uso de sementes que frutifiquem e produzam outras replantáveis de forma natural.

Alimentos – Empresas que tenha compromissos com alimentos cada vez mais saudáveis, limpos física e politicamente, isto é, empresas que não tenham sido formadas ou financiadas de forma moral e eticamente reprovável e cujo abate de animais não seja “animalesca”. No caso de pescas, empresas que tenham comportamento adequado com as leis fundamentais da pesca.

Empresas estatais – A tendência é de baixa no mundo inteiro não só pela globalização, como pelo liberalismo da economia.

Países – Comunistas e socialistas, em maior ou menor grau, não sabem lidar com o capital por vários motivos, sendo o principal, que, por filosofia política crêem que o capital deve ser dividido sem mérito e o odeiam, embora o desejem porque dele necessitam. Não sabem lidar com a economia de mercado. Por isso, com exceção da Alemanha e dos países nórdicos, outros países com dialética comunista ou socialista não são indicados para quem quer aplicar em ações. Medidas para captar capital normalmente se transformam em armadilhas. Há que ter cuidado redobrado.

Procure sempre saber qual a composição do capital das empresas.  Apostar no mercado de ações apenas porque há vozearia de que esta ou aquela está subindo, é arriscar a comprar e pouco tempo depois poderem estar descendo. Verifique o balanço de empresas e faça uma verificação do “índice seco”: Abaixo de 0,75 o risco é maior.    


® Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.