Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Polenta de Mandioca à moda Sapiens Mandiocalensis.





Um dia destes Diuma nos surpreendeu com seu amor pela mandioca, uma grande invenção depois do milho. Duvidamos que alguém tenha inventado a mandioca e o milho, e que folhas de bananeira sejam melhores para fazer bolas embora possam quicar. Até as de capotão são melhores, com couro de vaca brejeira. Nós aqui da cozinha popular não somos daqueles de jogar a mãe no chão pra ver se quica. Vamos fazer uma polenta á moda da Diuma e do PT que foi quem a trouxe ao mundo. A receita é feita com milho, e é italiana. Agora o PT poderá dizer que graças a sua receita com mandioca, o prato do pobre não se encheu de arrodz como dizia o Lula, mas de mandioca... Da grossa!... 

A receita já contém as recomendações inerentes.

Esta receita é para os companheiros que apesar de terem salários bem pagos, abonos, contribuições, do partido, ainda se aposentam mais cedo, recebem apoio do INSS, e outros benefícios de modo geral, mas que apesar disso são muito econômicos e ainda querem economizar mais, além de gostarem de mandioca a nossa maior invenção da história.

Ingrediente:

- Dois litros de água – Se não souberem o que é um litro de água, nem multiplicar por dois, usem litros de leite vazios. Primeiro despejem um cheio de água com a mão direita, e outro com a mão esquerda. Pronto. Não precisam saber quanto é um litro nem aprender a multiplicar. Se não encontrarem água, peçam ao vizinho. Se o vizinho não tiver água, façam um gato no encanamento da concessionária de água que a gente resolve no final do ano com novos aumentos no custo do metro cúbico. Metro não é metrô... Deixa pra lá. Quando chegar a conta paguem.

- 400 gramas de fubá – Fubá é de milho... Se fosse de mandioca seria Mandiocá. Porque que seria mandiocá? Porque quando é de fubo vira fubá... Quando é de mandioca, vira mandiocá. Claro que fubo é a mesma coisa que milho numa língua que agora não lembro... Alguém aí lembra que língua é essa que milho vira fubá e milho chama fubo? Pois é... Se preferirem de trigo, será triçá. Vou mandar fazer um decreto para instituir o dia do triçá. Não do milhá... Milha não... Do Mandiocá... Se não tiverem nada disto, chupem a mandioca assim mesmo ou fritem no óleo e parem a receita por aí. Não se precisa acabar nada que se começa. Fazemos outras coisa com mandioca, sempre bem lavada. Se não tiver água, espere chover.

- Duas colheres de sopa de manteiga – Se não tiver manteiga, use margarina que é uma manteiga que não é manteiga. Ou óleo que é uma manteiga que não é manteiga que já vem derretida de fabricação. Se não tiver óleo, ou colher, peça ao vizinho ou num posto do minha casa minha vida que lá tem que ter. Estão vendendo as casas todas e vai sobrar muito móvel, equipamentos e colheres.

- Uma colher de sopa de sal – Este é fácil de obter. Vá ao mar, pegue água salgada e use como se fosse sal. Não precisa mandar cristalizar feito pozinho.   

 Como preparar

O ideal é chegar numa padaria, dizer que é do PT, que precisa de votos e que para cada 40 votos que conseguirem pra nóiz, vos enviem uma dúzia de polentas de fubá ou milhá, mas se os companheiros falhar, preparem vocês mesmos.

- Coloque a água pra ferver em alguma coisa que não seja panela porque tenho horror de panelas. Os nossos inimigos fazem terrorismo e incendeiam o ódio batendo panelas contra mim. Acrescente a água salgada e a tal da gordura que conseguirem. Se roubarem em super-mercado, mandem os di menor e não se preocupem. Quem tira ladrão da cadeia também tira ladrãozinho. A Maria do Carmo vai lá chorar na delegacia. O gás... O gás, se não for gás é restos de madeira. Tasca no forno do fogão que prende fogo direitinho. Pode botar papel higiênico se ainda não faltar no mercado. Mas quem surrupia manteiga também pode surrupiar papel higiênico.

- Quando começar a água a ferver, que é quando solta bolinhas... Sim... Tem que ser quando solta bolinhas, e porque solta bolinhas? Solta bolinhas porque a água tem bolinhas que a gente não vê. Estão lá escondidas sem ninguém ver. Ninguém viu bolinhas sair de água sem ferver. Se viu não viu... Pensa que viu. E quando começar a soltar bolinhas, vai jogando o pó de mandioca e mexendo para não fazer bolinhas... Bolinhas de Pelotas, que são as que empelotam. Um dia desses me deram uma pelota, uma bola, de folhas de bananeira mas não é dessas...

- Depois de cozer sempre mexendo a mandioca, passe queijo ralado por cima e cubra com o molho que mais gostar. Fale com o di menor que vai lá no super que ele encontra pacote de molho de montão.

Espero que vocês gostem e que tenham aprendido a economizar. Foi o que eu disse quando disse que apesar da crise e da alta inflação era para vocês continuarem consumindo. Se quiserem economizar mais, comam uma colher de sopa cada um, que a mandioca dará pra duas famílias por duas semanas.

Esta receita só foi possível com o apoio do Ministério da Educação e seu programa Pátria Educadora.

E continuemos com a campanha que “dinheiro não é tudo na vida”... Quantos mais aderirem, mais dinheiro dispensam e mais dinheiro sobra para o partido, isto é pra nóiz...

® Dirma Rouçéfala, Mulher Erectas Mandiocaliensis Sapiens Sapientíssima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.