Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

protocolo e cerimonial entre o Planalto e a Casa Branca

Conversa interativa de protocolo e cerimonial entre o Planalto e a Casa Branca

(ou de como através da criadagem e assessores se pode saber muito mais do que usando espionagem)


- Olha... Vamos ver então... Tem que ser um jantar leve, sem muita cerimônia, não é?
- É... A presidente não se sente muito à vontade com etiquetas. Só de marca.
- Não.. Não... Etiqueta a que me refiro são os procedimentos e os hábitos tradicionais de bem servir e bem ser servido, figurinos para as ocasiões, todo esse staff.
- Ah.. Sim.. Então.. Eu estava começando pelas roupas de marca que ela também não gosta muito de usar, só à noite quando ninguém está vendo. Durante o dia ela quase que veste com roupas parecidas com as do Mao Tse Tung para dar a impressão que é comunista. Mas essa etiqueta que você ta falando é negócio de garfos, facas, copos..
- Isso mesmo... Vou mandar o menu e fotos dos objetos a serem usados, para que ela possa decorar que copos usar, garfos, etc...
- É melhor mesmo... Ela costuma esgrimir os garfos enquanto fala e come e nunca tem tempo para aulas de nada... Na hora das aulas diz que tem que trabalhar, e na hora do trabalho diz que tem que ir para as aulas...
- Sei.. E como ela governa então?
- Ah.. Isso é coisa de meio dia de trabalho só... Reúne o pessoal em roda, cada um vai falando o que acha que ela deveria ir fazendo e ela vai assinando, dando telefonemas até que o ultimo comente. E ainda os apressa dizendo que são muito molengas. A maioria dos assuntos ela diz: - Deixa para amanhã que isso não é importante. Hoje estou muito ocupada.
- Entendi... Deve estar tudo atrasado no governo dela...
- Pois está... Não tem nada que esteja em dia. As verbas já foram todas distribuídas, mas os serviços estão todos atrasados. Os contratos não têm clausulas de multa, e quando têm podem ser impetrados recursos... Até o assunto dos aviões está pendente.
- Olha.. Diga-me uma coisa... Sabe que a Casa Branca é blindada para armas, smart-phones, I-tudo... Assim que se ela usa gravadores, câmaras, armas etc, tem que passar por revista e arrisca a não funcionarem lá dentro da casa branca. Mas como o jantar é íntimo, se vocês avisarem que ela usa esses aparelhos, nós abrimos exceção, exceto as armas, por causa dos terroristas..
- Ah.. Sim.. Terroristas... Ela já foi terrorista, já assaltou bancos, já fez hi-jack de embaixadores. Ela tem um baita currículo nessas tretas... É muito experiente... E sabe atirar.  Melhor o Obama se sentar com um Colt-45 na cintura. Ela é fogo na roupa..
-  Nobre colega.. Cheguei a pensar que eu estava falando com alguém de uma prisão de segurança máxima e não com o staff da presidente do Brasil... Tem certeza que não  adulteraram as urnas eletrônicas que vocês usam? O povo de vocês é flibusteiro que elege ex-terroristas?
- Ah.. Isso nem importa... Estou muito bem empregado, não tive que fazer curso nenhum de nada e estou aqui porque ela me convidou por ser de confiança. Eu fazia festinha de criança lá no meu bairro no subúrbio de Porto Alegre e para ser franco não tive muita oportunidade de aprender mais no palácio do planalto porque ela não dá jantares... Só lanches durante o trabalho e é na base da mão porque os convidados são antigos companheiros dela e um deles nem tem um dedo.  
- Sei... Acho então que vai ser difícil ela se adaptar ao nosso protocolo...
- Creio que sim... Muito difícil. È como se o Obama viesse aqui ao Planalto e ela lhe desse caranguejos para comer,sabe, com aquele martelo de madeira e...
- Nesse caso, o Obama saberia como comer, porque aqui temos king-crabs, dos grandalhões, e já vêm descascados, para não espirrar intestino de caranguejo pra tudo que é lado...  
- Então e a roupa? Que roupa que a esposa do Obama vai usar?
- Como é jantar íntimo acho que vai usar um lindo vestido rosa carmim até o tornozelo, sapatilhas porque ela é muito alta e não quer deixar as visitas desconfortáveis, e uma franja com laço como nos anos 60... A vossa presidente calça quanto?
-Quarenta e dois... Um pé de abafar vulcão... Ah... Anos sessenta., é ? Acho que nem há tempo para mandar fazer roupa para a nossa presidente. Faltam poucos dias e a roupa que ela tinha dessa época está toda furada por balas dos companheiros dela numas desavenças que houve entre eles e já nem servem. Ela só as tem ainda por recordação... Sabe... Naquele tempo não havia coletes à prova de balas... Mas aqui entre nós, ela usava culotes e dizem até que gostava muito de dar calotes... sabe?
- Sei.. bem... Estou de saída... o Obama já sabia de tudo porque nossa agência de inteligência assiste todos os dias ao vivo tudo o que se passa no Planalto, nos órgãos públicos... Você assistiu aquele filme Déjá Vue?  É assim mesmo.. Até o futuro a gente vê sobre o Brasil.. Vocês estão vendendo tudo e nós estamos de olho para comprar.
- Sei .. Entendi... Mas o Brasil não é nosso. É do povo e o povo cuida. Nós temos que ganhar o nosso pelo nosso trabalho em cuidar do povo. Claro que políticos também são povo e temos que os sustentar de forma a ficarem bem satisfeitos, senão largam o governo e fica tudo ao deus dará...
- Claro.. Claro.. Entendemos isso perfeitamente... Por isso nós da América do Norte somos um grande país... Se agíssemos igual a vocês estaríamos muito pobres  e seríamos comunistas.. Mas olhe.. Ela já não usa culotes. Se quer saber usa mesmo é cueca marca zorba só por questões de perfil psicológico para se sentir forte. Recebemos essa informação também..
- Espera.. Que palavras em inglês ela precisa aprender?
- Nenhuma... Ela já sabe dizer “Everiçin”...

E os dois se despediram satisfeitos. Ao que tudo indicava o jantar iria ser um pesadelo e teria que ser adiado.

© Rui Rodrigues




Um comentário:

Grato por seus comentários.