Arquivo do blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Rio Norte-Sul

O Rio Norte-Sul



Rios que deságuam no mar sempre acabam em Estuários ou deltas Poucos se despenham em cascata ou são subterrâneos e brotam no meio do mar sem conhecerem as praias.
Correm sempre presos a regras que não podem modificar: Gastam mais tempo em meandros, mas percorrem mais espaço; vão rápido em linha quase reta, e gastam menos tempo; quase que param em grandes planícies; as águas nunca voltam para trás. Rios são determinados e determinantes.

A humanidade não aprecia nada as coisas que são determinadas nem as determinantes, que assim como os rios, seguem seu curso sem escutar os ruídos das margens. Que importam aos rios os barulhos e gritarias das margens? Mas todos deveriam ter uma ponte para se parar e escutar tudo. Há quem entupa tanto os rios e lhes acabem com as margens, que eles secam, param de serem rios, e passam a ser leitos tão secos que  nem peixes podem parir.

Deveria haver um rio - com muita ou com pouca história - que passasse por Brasilia, nascendo no Oiapoque e desaguando no Chuí, com uma bela e grande ponte na qual se pudesse parar, ouvir, meditar... Mas parece ser muito tarde agora! Não só estaria quase seco, como poluído, sem energia...


® Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.