Arquivo do blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Anita Ekberg.

Anita Ekberg.

Muitos de vocês, meus amigos, não sabem o que era ter 12 -14 anos nos tempos da Anita Ekberg... Ainda mais vivendo num país cheio de "vergonhas"... Como de comprar uma camisinha (que nem havia disponíveis em qualquer farmácia, e receber os olhares de crítica da freguesia)... Ou ser pai aos 14 por descuido mútuo... E no cinema, então...
Conseguíamos "adivinhar" a Anita Ekberg absolutamente nua, sem sabermos se tinha celulite, se os joelhos eram simétricos, se a pele era macia ou não... Nua era uma deusa alí, ali mesmo, na tela, tão perto, e tão longe...


Era motivo de conversa às segundas feiras, função da seção de cinema de domingo as "Soirées" dos cinemas lisboetas... Um amigo meu descuidou-se tanto e tão depressa, que a namorada ficou grávida quando ele tinha 14 anos e foram obrigados a casar, vivendo os dois no mesmo lar, uma semana em cada casa dos pais... Sorte que tanto os pais dela quanto dele não eram separados, senão teriam que viver em quatro casas por mês... Uma complicação, além das despesas...

Eu peço perdão a Anita Ekberg por todos os maus pensamentos que tive por ela em minha juventude... Faleceu no final de semana passado, domingo, aos 83 anos, de uma forma melancólica Ao que parece chegou a pedir ajuda financeira à fundação Fellini.


A vida é assim mesmo. Raramente temos uma nova oportunidade. Casou três vezes, creio, mas nenhuma comigo, seu fã incondicional àquela época. Diria então, se nos tivéssemos encontrado, que eu era muito novinho. Mas como poderia ela adivinhar quantas vezes transamos juntos virtualmente num tempo em que nem existia Internet?

Anita Ekberg virou estrela da história. Do cinema ainda é.


® Rui Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.