Arquivo do blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Poderíamos ter um Brasil melhor em 4 anos ?




Depois que me formei em engenharia civil, tive que usar tudo o que tinha aprendido nos bancos de escola e mais, principalmente Direito Internacional e comercial. 


Assim, além de dois edifícios que calculei para a companhia de Resseguros do Brasil, já fiz fiz Controle de Custos, Planejamento de Obras incluindo elaboração de Pert-CPM. Já fui Gerente de Obras, Gerente de Construção, Gerente de Contratos, Consultor, Gerente de Filiais de Companhias. Uma delas me deu uma procuração para comprar, vender, e a conta no Banco estava em meu nome. Tenho cartas de clientes parabenizando por entregas no prazo, pela boa consecução de projetos. 


Em todas estas situações, exceto no cálculo dos dois edifícios, tinha que "fazer acontecer". Como? Como milagres não são grátis nem se sabe onde se vendem, tinha que pensar... Pedir ajuda quando necessário, consultar sempre os envolvidos, o garoto da limpeza se fosse preciso... 


Tenho orgulho de minha carreira, mas este texto não se destina a dizer "vejam como sou competente"... Não!... Destina-se a tentar mostrar que não se deve perder tempo com o que não interessa por ser particularidade factual muitas vezes decorrente de um principio que é preciso corrigir. Ir direto ao ponto! Ser estrito nas análises, identificar os problemas e resolvê-los!


Em termos de política, o que vejo na NET são enxurradas de denúncias, quase todas atingindo comprovadamente elementos do mesmo partido e de sua base aliada, mas não vejo nenhuma solução viável para acabar com esse problema, o que faz com que hoje, já possa prever o dia de amanhã: Mais corrupção! Mais dinheiro que neste instante está sendo desviado, e de cujo fato todos se isentam, como se fosse algo aceitável, porque é assim, sempre foi e será!


Quando não se pode obter uma solução numa intervenção apenas, costumamos dividi-la em etapas, que devem culminar na solução desejada. Algumas etapas começam antes, outras no meio e algumas quase no final,.de modo que o tempo gasto não é a soma dos tempos de cada etapa. É muito menor!


Poderíamos programar um Brasil melhor para daqui a quase quatro anos? 


RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.