Arquivo do blog

domingo, 7 de junho de 2015

Inauguração do Maracanã- 16 de junho de 1950

Do meu posto de observação – Vejo o Maracanã sendo inaugurado – provisoriamente - em 16 de junho de 1950. Notem-se as estruturas de escoramento nas arquibancadas superiores do estádio. A determinação de construir surgiu em 1947. O Brasil iría sediar a Copa do Mundo de 1950. Só ficou completamente terminado 15 anos depois da Copa.


Recebeu o nome de Mário Filho, um jornalista, por fazer campanhas para angariar fundos para a construção. 

Custou 240 mil cruzeiros para vermos como o Real não vale lá tanto assim como imaginamos, já que a adaptação do estádio, que consistiu principalmente numa lona de cobertura, custou cerca de 2 bilhões. Ou então roubavam menos por aquela época. Na construção,lá nos idos de 1950, o estádio consumiu 500.000 sacos de cimento, o suficiente para fazer fila dupla até o Corcovado.   


Na foto o presidente Dutra e Mendes de Morais subindo a rampa na inauguração provisória sem precisar dar pontapé de saída de péssimo mau gosto, principalmente quando é dado de forma desajeitada por quem não entende de nada e muito menos de futebol.

Note-se ainda que na época em que a maioria dos homens gostava de mulheres, não havia nenhuma no comitê de inauguração. Já agora, que o menos parece ser "mais" como se apregoa por aí, sobra mulher nos comitês mas... Deixa pra lá...


Notável ainda como nossa escrita evoluiu. Pode ver-se pelas palavras foot-ball, Jockey e Turf como mostra o jornal da época.  Naquela época éramos muito melhores que hoje na língua inglesa. Até quem matava aula para se dedicar à libertinagem sabia escrever foot-ball. Na Pátria Educadora de hoje - o que será que essa coisa é? - temos o maior índice de analfabetismo do mundo com pretensões a educadores. Quem educa não apregoa, quem deseduca tem que gastar em propaganda para dizer que educa. 

Pezinho pra frente.. Pezão pra trás... Pezinho pra trás.. Só pra trás...

Vamos comemorar a inauguração do velho “Maracangalha”. O novo não serve nem para o Flamengo jogar que vai sempre pra Brasília como quem vai pra Pasárgada, por ser amigo do Rei e nem se importar até de perder o apoio da torcida.



®Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.