Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Camarões com posta de peixe à Bulhão Rui do Ganso

Camarões com posta de peixe à Bulhão Rui do Ganso
(dose para comer a dois ou duas quando as crianças saírem de férias)

(esconda os tomates e a cebola... Nada disto entra)

Numa frigideira coloque cerca de 200 gr. de camarões [i]com muito pouca água e deixe cozinhar por uns cinco a dez minutos com um pouco de sal, pimenta [ii] do reino da república ou do Império, dois dentes de alho partidos em rodelas, duas colheres de azeite virgem [iii] e um pouco do delicioso coentro fresco [iv].

Entretanto, ponha três batatas grandes para cozinhar em um pouco de água, cortadas em rodelas bem grossas de quase dois dedos (deitados) de espessura.

Se for preciso adicione um pouco mais de água ao colocar as duas postas de peixe [v] para cozinhar na água com camarões que já deixaram de ser frescos e agora estão quase cozidos. Deve sobrar um pouco de molho deste cozimento.
(se estiver bem acompanhado (a), abra uma garrafa de vinho tinto [vi]cabernet sauvignon ou carmenére, ou vinho branco de qualquer marca decente e vá tomando uns goles. Se estiver maravilhosamente acompanhado, vá logo para a cama, faça o que tem que fazer e volte com disposição para cozinhar, mas desligue o fogo antes. A comida pode esperar. Os quitutes não. Primeiro o que vem primeiro e depois o resto).

No prato coloque as batatas em rodelas, uma posta de peixe, e regue tudo com uma parte do molho e com azeite virgem. Acompanhe com salada como quiser que ela não é muito importante. Basta que seja salada e pode até ser russa, ou de outra nacionalidade qualquer.

Se dirigir não beba. Se beber, me convide. Se for mulher, nunca me convide quando estiver acompanhada, Se for homem, nem me convide.

Depois deste prato, volte para a cama e agora tire uma sesta antes de ir afogar o ganso na praia.

® Rui Rodrigues.  




[i] Frescos como sinal de saudáveis, recém pescados ou colhidos. Mas se forem frescos daquele outro jeito, não se impressione. Aceitamos todos os cartões de crédito e todas as diversidades deste mundo. Pode descasca-los que não gostar de comê-los  vestidos com aquela carapaça de cavaleiro andante.
[ii] Dose generosa de qualquer pimenta... Pimenta é afrodisíaca, europadisíaca, americadisíaca, asiadisica, oceaniadisíaca e polodisíaca.. Todo povo fica animado quando come pimenta.  
[iii] Pode ser manteiga mas jamais margarina, aquela pasta de plástico.
[iv] Pode usar os temperos que quiser, mas o ganso será diferente.  Se o coentro fresco desmunhecar, não se impressione. O mundo que temos é este. Temos mais é que aceitar.
[v] Sugiro duas belas postas de cavala.
[vi] Não há regra para vinho branco com peixe e tinto com carne.. Depende da “força” do prato principal. Este prato é forte.  Depois de voltar da cama, o prato tem que ser forte mesmo para dar “sustança”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.