Arquivo do blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

1- E eis o que me disse dia após dia...




1- E eis o que me disse dia após dia...


- Vai. Sai da cidade e encontra-me à noite na praia aonde não cheguem luzes das cidades...

E eu fui.

Olhei o céu. Vi as estrelas, umas amareladas, outras vermelhas, azuis e brancas, algumas alaranjadas. Eram de todos os tamanhos, todas pequenas, mas consegui imaginar que na medida em que me pudesse aproximar, ficariam cada vez maiores até parecerem infinitas. Umas mais longe, outras mais perto umas das outras. Quando olhei as profundezas escuras do mar, pareceu-me muito pequeno em comparação com o espaço acima da minha cabeça. Olhei a Terra girando no espaço. Como era linda, a atmosfera azulada, uma parte escura e por detrás dela ia aparecendo o Sol, ambos tão pequenos comparados com a imensidão do espaço... Mesmo assim, num lugar tão pequeno, ínfimo como a Terra, havia vida ainda menor, como as bactérias e os vírus. Todos com o direito á vida. Pensei na extinção dos dinossauros que já tinham herdado a Terra, e na possibilidade de homens e mulheres saírem a povoar os planetas do espaço que estava á minha frente, por todos os lados. Quando as caravelas portuguesas descobriram novos mundos, a Terra pareceu ter ficado muito maior. Os astronautas do futuro verão que suas naves espaciais descobrirão mundos que parecerão uma infinidade.  Vivo num mundo cheio de surpresas, mas elas demoram muito a revelar-se.

Junto a mim, sentado numa duna, havia uma daquelas flores da areia, roxa. Imaginei o nascer do dia, flores se abrindo. Flores que eu, de forma egocêntrica e egoísta sempre imaginara como dádiva da natureza para seu próprio embelezamento ou deleite da humanidade. Bastava pensar um pouco para constatar que a beleza das flores não era para mim que as cultivava e arrancava da própria natureza para oferecer como prova de amor- que nada provava – a uma bela mulher. Basta ver quem anda rondando sempre as flores: São uns seres pequenos, geralmente cascudos, voadores, que as usam para comer-lhe o néctar, geralmente perfumado. As flores atraem insetos que transportam, de uma a outra, o pólen necessário para a sua fecundação, para que deem semente, que a terra fará germinar para dar origem a novas plantas que originarão novas flores que serão polinizadas por novos insetos. Flores destinam-se aos insetos e servem para manter a natureza. Não são para mim nem para minha amada.

Para quem será realmente este mundo? Ou não tem dono, ou preferência de vida dominante?

Que mundo pequeno este, que Universo tão grande que parece infinito. Dizem que é infinito, mas não pode ser. Sei que é muito grande, mas se digo que é infinito este Universo, então o que pensar da infiniticidade do que existe para lá do espaço onde ele cresce a cada dia, a cada segundo?... Cresce para ocupar algum lugar. Esse lugar é muito mais infinito do que o Universo que o contém. E devem existir muitos mais universos. Têm que existir muitos mais universos.

Como estava ficando tarde e não havia vivalma àquela hora, voltei para casa ao som do vento que soprava na praia. E foi assim no primeiro dia, sendo esta a primeira vez. 

Rui Rodriguix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.