Arquivo do blog

domingo, 17 de junho de 2012

CRISE E POLÍTICA - OS POLÍTICOS NOS AFUNDAM





CRISE E POLÍTICA - OS POLÍTICOS NOS AFUNDAM



Parece que o mundo está afundando!

Quem de nós já não ouviu falar, aqui no Brasil, das Comissões Parlamentares de Inquérito, as famosas e desacreditadas CPIs, para averiguar os crimes hediondos de corrupção e de políticos que votam de forma mancomunada os próprios salários?

Quem de nós já não ouviu falar da Grécia, cujos políticos, por total incompetência e descaso da coisa pública, deixaram afundar a economia, sucedendo-se as tentativas de formar governo, com gente passando fome, desespero, movimentos nas ruas combatidos violentamente pelas forças da polícia?

Quem de nós já não ouviu falar das crises em Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Islândia (estes resolveram através da Democracia Participativa, votando publicamente nova constituição), constantes movimentos de rua responsabilizando os políticos que malversaram as verbas públicas?

Quem já não ouviu falar da Primavera Árabe, cidadãos nas ruas enfrentando a própria morte em nome da liberdade, da Democracia?

Alguém sabe de algum movimento de rua que tenha conotação de filosofia política ou de culto a algum político? Não. Destes não conhecemos nenhuns. Os cidadãos querem ética e moral na política, mas tal como a conhecemos isto é impossível. Os políticos atuais herdaram da história o direito de mandarem nas sociedades e lhes ditarem as leis, exatamente como vinham fazendo reis, imperadores, ditadores... E nos chamam ironicamente de democratas porque votamos de 4 em 4 anos sem sequer podermos retirar-lhes o nosso voto para “deseleger” os que não se comportam como se esperava por sua campanha. Voto dado em confiança, também por falta dela tem que poder ser retirado a qualquer tempo e não ao fim de períodos de 4 ou 5 anos.

A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA É DIFERENTE.

Na Democracia Participativa o governo se constitui dos órgãos que normalmente fazem parte de qualquer governo democrático do mundo. Cada povo poderá escolher qual o modelo que mais lhe convém, com os três poderes: Legislativo, Executivo e o judiciário. O sistema da democracia por voto direto pode ter quantos ministérios forem desejados pelos cidadãos.

Até aqui, valem os modelos democráticos tal como os conhecemos... o que muda?

 1.     Todos os membros são escolhidos por voto direto dos cidadãos interessados. Poderão eleger através de voto em Bancos 24 horas de Votação grátis e por Internet grátis ou celular, evitando-se assim “arranjos políticos” entre partidos ou proteção de qualquer natureza.
 2.     Os votos podem ser retirados (deseleger – desaprovar), o que amplia a cidadania democrática a muito mais do que votar apenas de quatro em quatro anos.

 3.    As leis são propostas ao Senado por qualquer órgão ou cidadão, para que sejam previamente aprovadas ou negadas por voto popular. Se a população achar que algum político ou ocupante de cargo no governo não atende os seus interesses, retira-lhe o voto dado e ele sai imediatamente sem necessidade de impeachment, quando a quantidade de votos que permanecem for inferior ao mínimo necessário para ocupar o cargo.

4.       Qualquer lei ou ato de governo deve ser submetidos a voto, o que inclui mas não se limita a: declaração de guerra; percentuais de aplicação de verbas publicas em educação, centros de pesquisa, infra estruturas, preservação do ambiente, saúde, segurança pública, transportes;  taxas de impostos,  e tudo o que normalmente se vota nos senados, câmaras, governos estaduais, prefeituras, em todo mundo.

 5.    O processo de implantação da Democracia participativa começa com a aprovação popular, via NET, item por item, de uma Constituição que somente poderá ser alterada também por voto popular, impedindo a manipulação de interesses escusos de políticos. 
         Cada nação crescerá e se desenvolverá segundo sua capacidade e vontade popular de progredir, segundo o que acha mais importante.

ISTO É DEMOCRACIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.