Arquivo do blog

domingo, 17 de junho de 2012

Ouve-me Meu Deus Ακούστε με, Θεέ μου - Audire me, Deus meus - לשמוע אותי, אלוהים




Ouve-me Meu Deus
Ακούστε με, Θεέ μου - Audire me, Deus meus - לשמוע אותי, אלוהים

לשמוע אותי, אלוהים
Ακούστε με, Θεέ μου
Audire me, Deus meus
Ouve-me Meu Deus


Ontem vi o Sol. E hoje o sol com as ondas do mar em dó ao se abaterem, em ré ao se desfazerem nas pedras, e sei que são estes os sons de tua orquestra. Olho à minha volta e vejo vida de mesmos princípios vitais, e toda nasceu, morre a cada instante e não chegamos a perceber, como se não tivesse importância. Quanta vida matei hoje, em meus passos sobre esta casa que gira no espaço... Dizem que és um espírito. Eu acredito, porque se fosses uma força uma energia, terias criado a ti mesmo, mas não, tu criaste as forças e as energias. Mas, e eu?

לשמוע אותי, אלוהים
Ακούστε με, Θεέ μου
Audire me, Deus meus
Ouve-me Meu Deus

Diz-me Deus meu, que também tenho um espírito semelhante ao teu, que tudo o que amamos nesta tua vida, que vivo por ti, e em mim vives, levarei de lembrança quando partir e que nada me ficará esquecido, como se não tivesse a mínima importância. Diz-me que tenho um espírito que não faça da minha vida uma casualidade, um lapso, num mundo que ajudei a construir mesmo sabendo que o já tinhas construído. Diz-me que não sou em vão, nem uma banalidade. Diz-me que não se equivocaram os que te perguntaram no passado, e que no-lo contaram.

לשמוע אותי, אלוהים
Ακούστε με, Θεέ μου
Audire me, Deus meus
Ouve-me Meu Deus


Diz-me que todo o meu nascimento, o crescimento, o aprendizado, não serviu apenas para a minha própria vida e para a dos meus semelhantes, mas para a própria vida que criaste e que se desenvolve e evolui. Diz-me que serviu para algo mais do que apenas ser, sentir, existir. Diz-me que não me darias o gosto da consciência de existir para logo depois tudo se acabar na escuridão infinita de um tempo infinito como a história se apagasse. E se acaso toda a vida consciente tem também uma finalidade maior do que a existência, como o meu animalzinho de criação, meu companheiro. Sabes que é apenas uma gata, mas tem um comportamento de que entende, e aprende, e se comunica quando quer. Diz-me que esses animais que não fazem mal a ninguém, muito menos como fazemos nós, uns contra os outros, não são menos humanos do que eu, podendo até sê-lo mais.

לשמוע אותי, אלוהים
Ακούστε με, Θεέ μου
Audire me, Deus meus
Ouve-me Meu Deus

Diz-me que meus entes queridos estarão comigo, que os espíritos dos egípcios embalsamados também estarão, e os celtas enterrados em buracos com pedras por cima, aqueles a quem foram arrancados os corações para acalmar o Sol, e os que foram queimados em fogueiras em nome de falsa fé, e os que foram perseguidos, esquecidos, maltratados, jogados em circo aos leões, obrigados a matar-se em arenas onde se digladiavam. Diz-me que esta humanidade a que pertenço é boa, e Sodoma e Gomorra só foram duas e não mais. Sobretudo, diz-me que toda a injustiça deve ser tomada como um bem e não um mal, para que eu possa ir-me em paz, certo que valeu a pena ter vivido.

E se não houver amanhã, que assim seja, como justo me é ter estas dúvidas.

Rui Rodrigues,
Teu servo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seus comentários.